Meu problema financeiro começou quando minha filha passou para a faculdade de Odonto que é particular.Pago R$520,00 e o FIES a outra metade. Mas por problemas de compra de materiais que são carríssimos(eu imaginava que a faculdade cedia os materiais)me endividei totalmente.Ela agora só está faltando esse semestre pra terminar a faculdade. Bem, no início deste ano, fui ao único banco onde tenho conta e pedi que somassem todas as minhas dívidas e tinha um total de + - R$ 29.000,00 mil com empréstimos do próprio banco e cartão de crédito. Assinei um parcelamento de 36 parcelas de R$ 965,00 reais. Eu recebo R$ 1.230,00 como pensionista de Marinha já que tenho no meu contra-cheque descontos de R$ 1.330,00 em empréstimos consignados. Aceitei pagar 36 parcelas de R$ 965,00 porque minha mãe me passava R$ 1.100,00 de uns aluguéis que recebia.Acontece que minha mãe faleceu em 10/05/08 e agora não tenho mais esses aluguéis. Liguei pra minha gerente e ela falou que não pode refinanciar em mais parcelas porque 36 vezes é o máximo que fazem. Pediu que eu voltasse ao banco essa semana, mas nem sei o que aceitar caso ela me proponha alguma coisa e acredito que a dívida tenha aumentado devida ao pagamento mínimo do cartão. Na época que fiz o acordo, me perguntaram se eu tinha carro e respondi que sim, porém é um Gol 94, com problemas de lanternagem devido a ferrugem e com 2 anos de IPVA atrasados porque não tive como pagar e nem se tivesse dinheiro pra pagar não passaria na vistoria devido a ferrugem e pneus carecas,só que preciso deste carro porque meu pai com 84 anos mora comigo e se passar mal,tenho que socorrê-lo. Tenho alguma saída? O que posso propor ao banco quando for falar com a gerente? Que tipo de acordo devo fazer? Queria abrir uma conta em outro banco para receber minha pensão, mas não sei se a Marinha vai permitir devido a essa dívida com esse banco. Me ajudem por favor!

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 09 de julho de 2008, 18h38min

    Ok. Tomei conhecimento. Deixarei para outros colegas opinarem tendo em vista não poder ofertar uma opinião com segurança sobre a situação narrada.

    Digo apenas, que, foi um erro negociar com os bancos sem consultar antes um advogado, assim também, se voltar a fazer, outra novação sem um acompanhamento de um advogado.

    Obs. Entendo que o advogado para orientar com segurança precisa conhecer bem a real dívida (demonstrada por um contador numa planila, dívida essa antes da novação e após), assim como, a real situação do devedor, verificando entre outros se é o caso de insolvencia do devedor.

    Atewnciosamente, Adv. Antonio Gomes.

    J

    Juarez Pereira dos Santos_1 Quarta, 09 de julho de 2008, 20h08min

    Prezada Senhora

    Atentamente, aconselho a verificar primeiramente o valor do débito atualizado com sua gerência, buscando as seguintes informações, quantas prestações ainda estão pendentes e qual o saldo devedor do financiamento. Os banco tem um custo do dinheiro tomado, e muitos deles em caso de renegociação de dividas chegam a conceder benefícios com um refinanciamento, de repente mais vantajoso. Não se precipite e pense com calma e muita tranquilidade, para realizar um novo acordo (novação). Quero lembra-lá que os imoveis em que sua mãe recebe os alugueres, deverão ser pagos aos herdeiros da falecida sua mãe, e tem direito a receber a sua parte da meação dos bens deixados pela "de cujus". Quanto ao veiculo mencionado tem que verificar que foi dado como garantia de pagamento do débito com sua gerente, ou de represente apenas lhe foi pergutando para avaliar a sua condições financeira e seu perfil. Ok.
    Atenciosamente,
    Juarez Pereira - Oficial Maior da Vara do Juizado Especial Civel -

    M

    Maria Nogueira Quarta, 09 de julho de 2008, 20h12min

    Dr.Antonio Gomes, obrigada pela resposta. Quando fui ao banco fazer a negociação,achei que não precisava de um advogado,que poderia fazer eu mesma diretamente com o banco e como recebia um dinheiro extra,aceitei o acordo. Só que agora não tenho mais esse dinheiro extra e pelo que li sobre o assunto,a parcela para pagamento de dívida não pode ser mais do que 30% da renda da pessoa? Estou certa ou não? Se recebo R$ 1.230,00,como vou pagar R$965,00 todo mês? Não vai me sobrar nada. Essa é a minha dúvida.

    M

    Maria Nogueira Quarta, 09 de julho de 2008, 20h20min

    Para o Dr. Juarez Pereira dos Santos_1,obrigada pela resposta. O carro só foi perguntado pela gerente e não dado em garantia e quantos aos aluguéis o meu irmão foi claro em falar que, como durante 4 anos minha mãe me passava o total dos aluguéis, ele agora quer o total durante 4 anos também. Pedi que deixasse para receber somente no ano que vem,já que minha filha termina faculdade no final desse ano,mas ele não concordou e eu ainda não abri inventário porque não tenho dinheiro pra isso. Se a gerente do banco me passar um acordo onde não posso pagar eu posso entrar com um pedido no Juizado Especial?Se puder me responder,ficarei agradecida.

    J

    Juarez Pereira dos Santos_1 Quarta, 09 de julho de 2008, 20h50min

    Senhora Maria

    A situação com o falecimento foi alterada, primeiro porque com o falecimento de sua mae, ambos possuem os mesmos direitos na meação muito embora haja este "acordo" entre os herdeiros, veja primeiramente a relação dos seus bens, se ultrapassam a lei que disciplina a transmissão de bens, se tem que pagar o imposto, pois, dependendo da avaliação conferida pela Prefeitura aos imoveis, de repente poderá obter a isenção do pagamento do imposto, assim poderá lavrar em Cartorio o arrolamento dos bens, só depende de saber o quanto custa o comparecimento do advogado no cartorio para acompanhar a escritura lavrada pelo cartorario. Isto somente poderá ser feito caso seja todos maiores e capazes. Quanto ao ajuizamento de ação pelo JEC, a lei nº 9099/95, não possibilita o tramite de ação de consignação em pagamento, devendo buscar orientação com um advogado para discutir de repente a abusividade da cobrança do débito, com indicativo de juros abusivo, peça a seu gerente o cópia do contrato de emprestimo e tenha toda a documentação relativa a questão suscitada para que o advogado possa avaliar o problema.
    Boa sorte.
    Juarez Pereira

    M

    Maria Nogueira Quarta, 09 de julho de 2008, 21h30min

    Obrigada Dr.Juarez...vou ver com calma o que fazer...o mais importante pra mim,agora,é resolver essa dívida com o banco...vou tentar junto com a gerente e se não conseguir nada que esteja ao meu alcançe vou mandar um e-mail pra ouvidoria do banco.Se nem assim conseguir pagar dentro do que posso,vou ter que procurar um advogado e tentar um acordo com ele de como pagar pelos serviços.Obrigada.

    M

    Maria Nogueira Segunda, 14 de julho de 2008, 17h25min

    Fui ao banco onde tenho essa dívida e fiquei sem saber o que fazer.Minha dívida passou para R$ 34.000,000 e para fazer um novo acordo teria que pagar uma parcela inicial de R$ 3.400,00 e parcelar o restante de 36xR$ 1.464,00. Como vou fazer para pagar isso se minha pensão é de R$ 1.230,00?A gerente me aconselhou a parar de usar a conta e ir amortecendo a dívida,mas com os juros cobrados nunca vou conseguir amortecer essa dívida.Perguntei se não tinha como encerrar essa conta e isso não é possível.O que devo fazer?Tenho receio de uma execução mais tarde já que a gerente falou que se eu não começar a amortecer a dívida meu nome será negativado em 2 meses.Obrigada mais uma vez a todos que puderam me ajudar.

    J

    joao_1 Quinta, 11 de dezembro de 2008, 14h24min

    ola. tenho uma divida na faculdade referente a meses de 2004, ate agora nao recebi nada nenhuma carta de cobrança, nada, porem colei grau e recebi a declaração de conclusao, esta divida pode caducar ou nao, o q devo fazer?

    B

    breno tenorio Terça, 13 de janeiro de 2009, 19h53min

    chegou ao escritorio um caso parecido...
    o Banco abriu uma poupança onde entrava a pensao.

    enquanto q a outra com o debito aguardava....
    após 6 meses de bébitos, a divida entrou em perdas...
    e qdo jah possuía mais de 10% exigidos para uma renegociaçao, o funcionario do banco vi que o sistema tinha colocado a conta em perdas e deu 80% de desconto da vívida total: cheque especial, 2 cartoes de creditos e 2 outros emprestimos.

    Hj a cliente está livre do banco, é claro que o banco fez ela assinar uma declaraçao na qual ela perderia todo e qualquer credito que ela possuisse no banco. mas com isso, garanto que a cliente jamais queira abrir nova conta no Banco.
    espero ter servido de algo.

    R

    Rafael Chagas Quinta, 15 de janeiro de 2009, 1h40min

    Prezada Maria,

    A melhor maneira de resolver a sua situação, é propor ação de revisão de contratos perante seus contratos de empréstimos que cobram um absurdo de juros, taxas, multas, além do contrato do cheque especial, limite bancário, com pedido de repetição de indebito de parcelas pagas a maior, pode não quitar todas as parcelas da dívida, mas com certeza irá dar uma amortização em sua dívida, e com menos juros.

    Porém, ainda sim, a maneira menos tensa, é tentar negociar com seus credores extrajudicialmente, caso contrario, procure um advogado na área de direito consumidor e tente essa alternativa.

    Espero ter ajudado, abraço.

    att.

    Rafael Chagas
    adv. dir. consumidor

    J

    Josenir Braz de Sousa Sexta, 16 de janeiro de 2009, 15h37min

    Olá!

    tenho uma divida com um banco a qual foi feita uam negociação onde paguei algumas parcelas mas devido a um acidente estive pelo inss e meus rediemntos cairam em 60% me impossibilitando de continuar a saldar a divida referente a cheque especial, cartões e credito pessoal, hj esta em torno de 22.000 na época não atentei pelosd juros absivos cobrado pela administradora dos cartões e pelo próprio banco, quero saldar esta divida mas com valores reais não da forma volumosa que se encontra. Pensei em um advogado mas de qualquer forma saira caro e meu orçamento esta curto.
    Toda ajuda é bem vinda.
    Obrigado!

    R

    Rafael Chagas Sexta, 16 de janeiro de 2009, 20h10min

    Olá Josenir,

    Em seu caso, aconselho que tu procures pelo PROCON, orgão responsável por proteção ao consumidor e faça uma reclamação por escrito, para que então possa resolver seu problema, caso essa medida não lhe ajude.

    Então procure a Defensoria Pública para lhe ajudar em seu caso. Entretanto, o melhor mesmo é procurar um advogado da área de consumidor, para resolver seu problema e acredite irá ajudar e muito, tente negociar a melhor forma de pagamento ao profissional liberal, para solucionar o seu problema da maneira mais rápida possível, caso contrário, sua dívida apenas aumentará e infelizmente as leis brasileiras castigam o consumidor, onde permite que os orgãos de proteção ao crédito restrigem seu nome, ressaltando se não ouver estipulação ao contrário (dependendo do tipo de titulo de crédito) por 5 anos.

    E durante esse tempo estará desprotegido de seu crédito, ficando a mercê da inflação constantes embutidas na maioria dos produtos consumidos por todos, como roupas, alimentação e medicamentos.

    Espero ter ajudado. Procure ajuda de um advogado consumidor urgente.

    abraço.

    Y

    YNAE APARECIDA CORREIA Segunda, 11 de maio de 2009, 18h03min

    gostaria de saber oque faço tenho emprestimos consignados e esses ultrapassam 30% do meu salario qd fiz os emprestimos estava precisando de dinheiro e agora estou sem dinheiro pq sâo descontados direto na folha de pagamento ; - gostaria de saber se posso entrar com uma ação para pagar as dividas que tenho de uma forma que não comprometa toda minha renda. - pq o banco não quer parcelar em mais vezes oq devo oq eu posso fazer nesse caso

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 11 de maio de 2009, 23h04min

    Procurar outro trabalho ou reduzir despesas até pagar as dívidas. Não opino por ação em juízo.

    S

    santiago Santos Terça, 12 de maio de 2009, 18h47min

    Tenho uma dívida com o banco itaú há mais de 8 anos, a dívida inicial era de R$1.800,00. porém fiz alguns acordos na qual não conseguia quitar, por motivo de força maior. somando esses acordos, dá uma média de R$ 6.000,00. e tenho todos esses comprovantes pagos. em 2007 fiz uma proposta ao banco de R$ 3.000,00 e eles não aceitaram. hoje eles me mandam cartas no valor de R$ 16.000,00 OU PAGAMENTO DA DÍVIDA Á VISTA DE R$ 12.000,00. não tenho como pagar isto. mas não me nego em pagar a dívida! somente não acho justo. me ajudem!

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 12 de maio de 2009, 19h04min

    Trata-se de constituir um advogado para analisar os acordos firmados (novações) e mcaminhar para um contador verificr se confirma-se cobrança abusiva ou indevida, dependendo do parecer apresentado pelo contador irá orientar o consulente sobre a possibilidade real de levar o caso ao poder judiciário.

    S

    santiago Santos Quinta, 14 de maio de 2009, 0h28min

    muito obrigado pela dica Adv Antonio!!!

    A

    adriana klein Sábado, 16 de maio de 2009, 18h12min

    peguei um empréstimo no itaú em 2007, comecei pagando , eram 24 parcelas de +ou- 240,00 por mês, fiquei desempregada, essa dívida triplicou, esse mês abril de 2009 mandaram-me um acordo de 36vezes de 221,00, mas antes de eu aceitar ou ñ o banco debitou em minha conta 260,00,dos 367,00 que uma amiga depositou em minha conta, sendo que o boleto que eles me mandaram venceria no dia 08/05, eles retiraram da minha conta 260,00reais no dia 06/05, eu quero fazer um acordo com o banco mas quero pagar o q é justo, o q eu faço?fui até o banco falei com uma funcionária q me disse q ñ iriam estornar esse dinheiro!!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 16 de maio de 2009, 18h34min

    Constiruir um advogado privado ou Defensoria Pública para negociar um acordo justo em juízo, eis que é muito perigoso negociar diretamente com o Banco (novação), nessa altura do campeonato. Por hora deverá evitar efetuarem depósitos em sua conta nesse bancos.

    Ok.

    R

    rosana ch Quinta, 27 de maio de 2010, 20h07min

    olá pessoal preciso muito de ajuda .A um ano e sete meses atras vendia revista de produtos,uma parente minha comprou R$60,00 reais e eu mudei de endereço e deixei com ela o boleto para ela pagar . mas dia 26/06/10 fui comprar numa loja e descobri que meu nome estava no spc fui até la para saber aonde devia . fui até esta loja e tentei negociar ,a moça me atendeu pegou todos meus dados e me disse que minha divida estava no valor de R$:195,40 EU PEDI A ELa que dividisse para mim em 3x uma vez que nem sabia da minha divida ,mas ela se negou e esta exirgindo R$:110,00 reais de entrada e o restante de 85,00reais no mes seguinte so que não tenho como pagar 110,00 reais de entrada assim pedi que dividisse para mim ela não quer. o que fazer agora

    4110,