Passei no concurso de Agente Penitenciário no Estado do Paraná, só que fui reprovado no teste físico por não ter conseguido fazer 30 abdominais em um minuto. Gostaria de saber quais argumentos devo alegar para impetrar um mandado de segurança ? [...] Grato pela atenção. Francisco

Respostas

    G

    Geraldo Sábado, 09 de setembro de 2006, 6h19min

    Bem, baseado na doutrina e nos julgados a respeito do assunto, acredito que o mandado de segurança pretendido não surtirá qualquer efeito prático que lhe dê a vaga de agente penitenciário. A menos que do edital do concurso não conste qualquer coisa sobre os abdominais em detrminado lapso de tempo (o que eu acho improvável).

    O Mandado de Segurança lhe garante o exercício do direito líquido e certo. Ou seja, daquele direito que vc pode desfrutar instantaneamente, com comprovação documental de plano.

    Só o que poderia alegar é que a exigência de teste físico seria inconntitucional ou algo assim. Mas o problema é que nãm tem inconstitucionalidade. Nesse caso, justifica-se cert discriminação.

    De que adiantaria para o Estado um agente penitenciário que não tem condições físicas adequadas ao exercício da função? Seria o mesmo que fazer concurso para salva-vidas e aprovar quem não sabe nadar!!

    R

    Renata Segunda, 13 de novembro de 2006, 16h53min

    Boa tarde

    Gostaria muito que vocês me enviassem um modelo de mandado de segurança para reprovação em teste fisico.
    Pois tenho um cliente que gostaria de entrar com uma ação.
    Com o máximo de urgência.
    Atenciosamente

    A

    Ana Sales Pires Terça, 05 de dezembro de 2006, 19h57min

    Olá! Não sei se ainda vale para vc. mas pode servir para outros, pois infelizmente vc. não foi bem orientado.Sou formada em Ed. Física tb.
    Eu entrei com um MS contra a reprovação em testes físicos para o mesmo tipo de concurso no meu estado e foi concedida a liminar favorável os quais já estão fazendo o curso preparatório. As alegações fui buscar no edital mostrando que os requerentes já haviam passado em 4 etapas e que quem vive estudando para concurso não tem tempo para andar em academias fazendo ginástica para adquirir condicionamento físico que é adquirido somente a longo prazo, para tanto, colacionei argumentos dos livros de preparação física bem como nos sites sobre condicionamento físico confirmando o alegado. Depois vi que no edital dizia que os aprovados passariam 6 meses fazendo um curso preparatório tb reprovativo e lá além da prática normal de exercício físico tinha 30 h/aulas da disciplina ed. física, então argumentei que uma pessoa com tantas qualidades demonstradas nos 4 testes anteriores tinha condição de demonstrar a capacidade física durante o curso preparatório, afinal eles haviam feitos os testes de avaliação médica mais de 50 e todos deram resultados ótimos. Depois fui buscar na jurisprudência do STJ onde tem várias decisões dizendo exatamente o que eu já havia argumentado e assim consegui êxito no pedido. Embora tardiamente espero ajudar pelo menos para outras pessoas e pedir aos colegas que não sejam irônicos nas respostas nem grosseiros afinal por mais conhecimento que alguém tenha haverá sempre dúvida em algo.
    Valeu?

    M

    Marcelo Carlin Quinta, 24 de janeiro de 2008, 13h27min

    Prezada Ana,

    Vc teria o modelo deste MS para me enviar, pois tenho um caso semelhante para dar entrada.

    Obrigado!

    C

    Caetano Andrade Sexta, 25 de janeiro de 2008, 17h32min

    Antônio, comungo com as opiniões de quem concorda com o M S. o fato de você não conseguir fazer 30 abdominais não significa que você não tem aptidão física. Pergunto: tal exercício estava previsto no Edital? acho que não. O condicionamento físico é adquirido com o desenvolvimento de um trabalho não podendo ser requisito para aprovação ou não em concurso. Se assim não fosse, os jogadores de futebol, em início de temporada, não serveriam para jogar futebol, pois todos passam pela pré-temporada, para readquirir a forma física; Além do mais, não se pode exigir em concurso teste dos quais a maioria daqueles que ocupam a função, não conseguem fazer. Lute!
    Espero ter ajudado de alguma forma.

    E

    Ellise Maria Gomes Costa Quarta, 13 de fevereiro de 2008, 10h52min

    Eu tambem tenho interesse nesse modelo de MS! Acabei de fazer taf para escrivão da policia civil do ceará, e fiquei reprovada na corrida pq faltou 50 metros!! Consegui passar em todas as outras fases, e por conta de 50 metros, acabei reprovando....
    Por favor, quem tiver modelo de recurso, ou mandado de segurança, mandem para o meu email: [email protected]
    Agradeço desde já.

    I

    ISS Sexta, 15 de fevereiro de 2008, 10h03min

    No seu caso Elisa, nem a exigencia deste TAF é razoável. procure na jurisprudencia, exigir TAF para a função de Escrivão de Policia não me parece ser razoável.

    E

    enivaldo lacerda araujo Domingo, 17 de fevereiro de 2008, 8h19min

    prestei exame fisico para pmerj porem na primeira chance me senti mal
    assinei recurso e marcaram uma segunda chance na segunda chance procegui todas as etapas normalmente chegando na penultima etapa que seria de corrida de 100 mts em 16 segundos realizei a corrida e fui informado pelo examinador que deveria repetir a prova pois teria realizado em 16,04(dezesseis segundos e quatro decimos de segundo) e teria cinco minutos para me recuperar da primeira tentativa porem havia outro candidato de concurso passado (2001)que havia ganhado o direito na justiça de realizar o exame sendo que, o exame dele consistia de carregar uma pessoa nos ombros no percurso de 50 mts em 30 segundos antes de tem meus cinco minutos de descanso fui determinado pelo examinador que auxilia-se esse candidato nesse tipo de exame sendo carregado por ele, apos auxiliar o candidato do concurso passado ,fui determinado que realiza-se minha prova novamente sem ter o direito de ter os cinco minutos que me foi dito que teria para me recuperar fisiológicamente da primeira tentativa
    no edital diz que o candidato teria duas tentativas no mesmo dia mas não nescessariamente consecutivas, nesse casso cabe mandado de segurança!

    R

    rafael_1 Terça, 19 de fevereiro de 2008, 18h11min

    Rapaz, tb não passei no teste fisico de escrivão de policia do ceara...Tava doente no teste, febre etc...mas msm assim fui fazer o TAF...na ultima volta, me senti mal e desmaiei...o cruel eh que tava no tempo e com sobra, faltava uma volta só...Já fiz outros TAF, Bombeiro etc....Agora, o que fazer???

    R

    rafael_1 Quarta, 20 de fevereiro de 2008, 9h47min

    o q fazer??

    R

    rafael_1 Quarta, 20 de fevereiro de 2008, 17h01min

    Fiquei sabendo que o estado do ceará só dá posse a candidato sub judice com transito em julgado...Então, pelo o que eu entendi por + que façamos o curso de formação o Estado só dá posse qdo o processo transitar em julgado...

    G

    Gleyna Oliveira Segunda, 14 de abril de 2008, 18h42min

    Ola gente
    eu passei na primeira fase do concurso
    para escrivã de policia
    mas fiquei no TAF gostaria de saber se alguem
    tem algum MS pra me enviar

    bjus

    E

    EDUARDO GERSON DE OLIVEIRA GIMENEZ Segunda, 21 de julho de 2008, 14h35min

    Prezada Ana Sales Pires,

    Poderia me fornecer o modelo do seu Mandato de Segurança... vez que, encontro-me nesta mesma situação.

    Grato "[email protected]"

    E

    eduardo_1 Domingo, 03 de agosto de 2008, 12h04min

    EU, Eduardo. tbm gostaria de um modelo, pois me encontro nesta msm situação!!

  • -1
    S

    sidney ferreira de sousa Quinta, 14 de agosto de 2008, 19h35min

    Prezada Ana Sales Pires,

    Meu nome é Sidney e fui aprovado dentro das vagas para Técnico penitenciário DF.

    Fui aprovado no TAF (Flexão de Barras), mas reprovado na corrida.

    O mínimo era 2.200m e percorri 2.180m 99% do teste (foi gravado).
    A minha reprovação se deu devido à Tonteira por causa da baixíssima umidade do dia e, principalmente, no horário de 14:20hs da tarde. Muita secura, respiração totalmente comprometida devido o horário. Quem correu em outro horário não foi tão prejudicado quanto ao esforço empenhado para conquistar os 2.200m debaixo de sol forte e secura intensa + umidade muito mais baixa nesse horário. O ideal é atividade física até 10:00 e após 16:00hs em período de umidade ideal para prática de atividade física. Nos treinamentos fui bem, mas condicionamento não se tem a curto prazo e sim a longo prazo para correr sem prejuízos em qualquer horário.

    Você tem [...] alguma dica para eu formular meu recurso administrativo para a banca examinadora??

    No aguardo.

    Sidney

    S

    sidney ferreira de sousa Quinta, 14 de agosto de 2008, 19h38min

    Ana Sales Pires,

    meu e-mail: "[email protected]"

    Agradeço a gentileza.

    Sidney.

    M

    Moderador do Fórum Sexta, 15 de agosto de 2008, 9h13min

    Caros usuários,

    As regras de conduta para participação no Fórum prevêem que "Nenhum usuário pode enviar mensagens que apresentem: (...) » pedidos de modelos prontos de petições, contratos e monografias".

    Adequamos o conteúdo desta discussão conforme o exposto.

    Pedimos que visitem nossa seção Peças, tanto para disponibilizá-las como para pesquisa.

    Obrigado pela compreensão.

    J

    john_1 Terça, 19 de agosto de 2008, 21h00min

    john_1
    recife/PE

    1 minutos atrás editado
    john_1
    recife/PE

    ola gente tambem estou na luta por uma vaga na pmpe, infelismente fiquei no TAF faltavam apenas 5 metros a linha de chegada ainda dentro do tempo limite quando acometido por problemas de saúde passei mal. um dia antes depois das provas iniciais dei entrada no hospital com fortes dores abdominais, diarreias e gastroinfecciosa, infelizmente nao conclui a prova entrei com o recurso(postando junto o atestado medico) mas fora negado preciso de muita ajuda assim como vossos amigos. tambem anseio vitoriosamente a carreira.obrigado.peço-lhes que respondam.

    ha e peesoas que passaram pelos mesmos problemas enviem por favor uma copia de um mandado de segurança.
    [email protected]

    E

    Eduardo_1 Segunda, 08 de setembro de 2008, 13h17min

    Você acha então que podem ser retirados dos concursos da área de segurança os assuntos português e matemática?
    Os quais não são de uso iminente numa situação operacional?
    Os maiores problemas de muitos concurseiros, não todos é claro, é que são pessoas que buscam vida fácil e são, em sua maioria, sedentários.
    Convenhamos, não conseguir realizar um mínimo nos TAF é vergonhoso para quem almeja uma vaga na área de segurança.
    Sou militar e profissional de educação física. Me deparo com muitos colegas que não conseguem os mínimos para suas funções. Se fossem mais rigorosas as avaliações no ingresso, haveriam menos problemas posteriores, como: despreparo para as funções militares e procura de ortopedistas por simples lesões que poderiam ser evitadas com uma prática regular de atividades físicas.
    Os problemas maiores estão nas bases, escolas que não possuem profissionais aptos para o devido exercício da profissão de educação física ou que não sabem como incentivar as práticas.
    Façam suas atividades físicas regulares e terão um mínimo para poder chegar onde querem. Se precisam de apoio profissional, busquem, pois com uma orientação de profissionais habilitados poderão chegar mais longe.