Eramos em 03 irmãos e temos um casa de uso e fruto que meus pais ja falecidos deixaram só que não passamos em nosso nome e um irmão meu chegou a falecer e minha irmã antes disso fez assinar um papel alegando que seria venda da casa mais na realidade passando a parte dele para minha sobrinha. Não sei se o mesmo foi registrado em cartório e se tem validade ? Minha irmã vendeu o imóvel a uma pessoa com contrato de gaveta onde eu não assinei nada e nem sei o valor que ela vendeu a pessoa. Mas resumindo a pessoa pagou uma parte de meu irmão em vida ele ainda e não me pagou e nem a ela apenas me enviou um cheque no valor de 3.000 mil reais nao sendo nem dele e sim de terceiros nao especificando nada no mesmo. E agora fazem 9 meses que não paga nada referente a minha parte e nem de minha irmã alegando que está gastando com reforma na casa e telhados no valor de 20 mil reais mas o mesmo deveria olhar qdo for para adquirir o imóvel e nós não sabíamos de problema de telhado. Gostaria de saber se o contrato de gaveta pode ser quebrado por falta de pagamento por parte dele ainda mais que pelo que sei não tem valores pré escritos no contrato de pagamento e alega minha irmã que no contrato diz que falta de pagamento ele perde o imóvel é o que deu.. Mas o mesmo alugou o imóvel a terceiros. Gostaria de saber se ele tem algum direito ou posso eu simplesmente pedir o imóvel de volta ou solicitar de imediato o pagamento de minha parte pois fazem 9 meses que o mesmo nada paga. Grato e no aguardo de um retorno desculpe mas para entenderem tive que fazer este histórico.

Respostas

    G

    Gustavo Falcão Terça, 18 de junho de 2019, 17h57min Editado

    Você deve analisar o contrato de compra e venda de imóvel que foi firmado e analisar a cláusula de descumprimento.
    Ele, pelo que você está citando, está descumprindo, pois não está pagando.
    Dependendo do contrato a venda pode ser rescindida e ele perder o direito.

    Além disso você deveria ter assinado o contrato, pois você é um proprietário de direito do imóvel.
    Se você não assinou então a venda não é válida.

    ?

    Desconhecido Quarta, 19 de junho de 2019, 13h25min

    Nao assinei nada minha irna que fez a venda num contrato de gaveta sem registro em cartorio.. unica que assinou foi ela como vendendo o imóvel mas eu nao assinei nada mesmo .. e ele alega que teve que trocar telhado e se devolver a casa vai querer que pagou ao meu irmao falecido mas eu e minha irma nao recebemos nada.. esta minha pergunta. Ele tem direito e pode fazer pois problema do telhado foi apos a compra e nem pagou a casa ainda.. nada no nome dele apenas esse de gaveta entre ele e minha irma eu nao assinei nada.