Olá. meu pai se chama Adelaide, a vida inteira fora chamado assim, RG, CPF, Carteira de trabalho entre outros documentos todos com o nome de Adelaide. Porém minha mãe foi dar entrada na Aposentadoria e deu divergência de Documentos. Quando fomos ver o que era o nome na Certidão de casamento deles era Adalaide com "A", procurei o registro no livro do mesmo jeito, procurei a certidão retida e do mesmo jeito. Bom o problema é que eles possuem 4 filhos e 9 netos todos registrados com o nome do pai e avô de Adelaide. Ele é analfabeto por isso nunca percebeu o erro. todos o conhece por Adelaide, conta em banco e em lojas tudo. Agora eu queria saber se ele consegue alterar de Adalaide para Adelaide, pois se não conseguir teremos que trocar todos os documentos de filhos e netos.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 26 de junho de 2019, 16h40min

    CLAUDIANE

    É possível requerer a correção do nome dele no registro de nascimento de casamento dele e dos descendentes. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora de 3 a 4 meses. Tendo outras dúvidas pergunte no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nome
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 05 de julho de 2019, 11h30min

    Claudiane, bom dia

    Esta situação (grafia do nome de registro em desacordo com a do nome posto em uso) é muito mais comum do que se imagina. E é plenamente possível alterar judicialmente os assentos de nascimento e casamento do seu pai para adequá-los ao nome que ele usou a vida toda de fato.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    Especialista em alteração de nomes
    OAB/SP 135.152
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada