fiz uma obra aqui em casa com periodo de 11 semanas, peguei todas semanas, mais a obra esta pela metade e ja terminei o pagamento. mais o pedreiro abandonou o serviço... falou que esta desanimado, nem teve aqui em casa pra conversar.

mais tenho telefone, endereço, e alguns dados dele... posso entrar com uma ação na justiça ? quais o procedimento ?

quero só que termine a obra. pois se houver uma chuva forte, vou perder tudo q tenho dentro de casa...

agradeço

Respostas

  • -2
    A

    Adv. BJ Sexta, 15 de agosto de 2008, 15h28min

    Sim, sem dúvida pode entrar na justiça. Teoricamente com uma ação de obrigação de fazer. No entanto, seriam necessários documentos para comprovar os fatos.

    F

    faruk Quarta, 18 de fevereiro de 2009, 11h10min

    Tambem estou enfrentando o mesmo problema. O pedreiro recebeu o serviço, e nao terminou.
    Foi fazendo um monte de serviço errado e que eu tinha que pagar para corrigir, pagar para refazer. A todo momento inventando uma desculpa para os erros que ele cometia, o material só que ia embora, eu percebi que estava sendo lesado, enganado. Quando dei um basta nesta situação ele me disse que nao dava mais pra terminar a casa porque ele nao é escravo.
    Agora o que devo fazer?

    E

    Elson Pinheiro Bemfeito Quarta, 25 de fevereiro de 2009, 7h57min

    Tive o mesmo problema de pedreiro que contrata outro pedreiro para fazer e depois sai reclamando que não está ganhando dinheiro e abandona a obra e começa em outra.
    Deixou vazamentos para a casa do vizinho, instalação eletrica sem terminar, paguei outro pintor para terminar parte da pintura, recebeu a mais para continuar outro serviço, deixou bagunça e entulho, deixou até as ferramentas.
    Não tinhamos contrato assinado, mas eu depositava em conta de um conhecido que repassava os valores ao pedreiro.
    Como fazer para eu receber devolução? Como fazer para dar continuidade ao serviço?

    P

    Paulo Roberto de Azevedo Reis Quinta, 26 de fevereiro de 2009, 23h29min

    Tb estou passando por isso.
    Tenho um contrato de empreitada com prazo de entrega para 12/10/2008 e no dia 30/10 ainda longe em terminar (calculei mais uns 5 meses de serviço) tive que dispensá-lo. Procurei um advogado e este disse que só iria perder tempo e dinheiro acioná-lo na justiça.
    Para piorar, quase todo o serviço que ele executou tive que contratar outro para consertar, cheio de erros graves. Prejuizo de mão de obra e material.
    Na sua demissão desapareceram varios materiais, como janelas, vitrôs, telhas, ferragens, etc. que evidenciava ser ele o responsavel. Solicitei a policia que investigasse e não foram. Alegaram que se não provassem que ele foi o responsavel poderiam responder a processo indenizatorio.
    Depois disso ainda recebi por diversas vezes a visita dele me ameaçando e pedindo dinheiro, mandava seus credores sob a alegação que eu não o pagava irem no meu local de trabalho fazer cobrança na frente de todos que ali estavam.
    Agora estou sendo processado pela Justiça do Trabalho a pagar horas extras sendo que ele nunca fez, nem o horario normal das 44 horas semanais ele cumpriu.
    Testemunhas que pensei não ser problema tb deram canseira.... das dezenas de pessoas que presenciaram tudo uns poucos se prontificaram a me ajudar.
    Esta semana uma de minhas testemunhas pediu que não o chamasse pois tem filho pequeno e mora próximo ao elemento, etc... não precisa falar mais nada.

    Isso já se tornou rotina na vida dos brasileiros.

    Não vejo uma preocupação da justiça em beneficio da sociedade,
    vejo a justiça proteger e resguardar o criminoso.

    Na fábula da "Formiga e a Cigarra" esta se deu mal porque não estava no Brasil.
    Aqui a cigarra teria cesta base, auxilio isto, auxilio aquilo, direitos humanos etc e a formiga atras das grades com essas nossas leis.

    N

    Naldo Silva Sexta, 08 de julho de 2011, 7h08min

    Bom dia pessoal, pelo que percebi, nos que nao temos direitos com relacao a isso, ou seja, alem dele fazer o abandono do servico, se entramos em justica, ele que sai ganhando. Gostaria de saber se so podemos colocar na justica se tiver um contrato assinado pelo mesmo, pq muito raramente se faz esse tipo de coisa com esses servicos?

    Desde ja obrigado!!!

    A

    anna kelly Sexta, 23 de setembro de 2011, 10h14min

    Ola, bom dia.Preciso tirar uma dúvida.Em um dos programas no quadro O CONCILIADOR, houve um assunto bem parecido com o meu.O pedreiro fez o serviço e não recebeu a quantia combinada.
    No meu caso, problema com 2 pedreiros-O 1º- Cometemos um erro, confiamos no pedreiro e efetuamos o pagamento adiantado sem a obra feita,resultado,o pedreiro não veio mais.O QUE PODEMOS FAZER??Devo recorrer ao juri de pequenas causas?

    O 2º caso pagamos o pedreiro por semana..foi acordado Sem contrato e sem recibo um valor pela obra, porém o pedreiro praticamente abandonou a obra à uma semana,conversamos com ele e o mesmo marcou um dia para esta aqui e continuar a obra,porém não veio.
    O QUE DEVEMOS FAZER?Devo recorrer ao juri de pequenas causas?

    E

    Edir Folador Domingo, 01 de janeiro de 2012, 20h54min

    Paulo Roberto, estou com um problema muitíssimo parecido com o seu.

    Contratei uma empresa para reformar meu apartamento (dá até vontade de dizer qual é, mas por enquanto não posso enquanto não for julgada a ação), paguei adiantado e eles não fizeram nada, ainda por cima estouraram um cano do banheiro.

    As paredes que deveriam ser removidas com cuidado, removeram a base de marretada, o funcionário não tinha nem ferramenta para trabalhar (ahh, isso que eles mandaram esse funcionário só depois que coloquei eles no procon), ele ficou lá um dia e também não voltou mais.

    Eu entrei com uma ação para reparação de danos. Tenho todos os logs das ligações que fiz para eles, dos sms's enviados (pois não atendiam minhas ligações) e logs dos emails enviados. Espero poder usar isso na ação que estou movendo contra eles.

    Fiquei por mais de 45 dias tentando ligar para eles, e eles sempre me ignorando, as vezes atendiam e diziam que iriam começar a obra amanhã, eu ia lá mas ninguém aparecia.

    Quando o prazo acabou procurei um advogado e entrei com uma ação por reparação de danos materiais e morais. Vamos ver no que vai dar..

    Boa sorte aí.

    N

    Najara T. Quarta, 29 de fevereiro de 2012, 10h34min

    Tenho uma amiga, que contratou um pedreiro para construir sua casa por 9 mil reais. Ela já pagou 7 mil e o cara abandonou a obra, disse que não quer nem saber, sendo que ele nem cobriu a casa ainda.
    Ela está construindo em cima da casa da avó e com a obra parada, está dando infiltrações e consequentemente causando mal à saúde da avó dela.
    Ela tem todos os recibos de pagamento a esse pedreiro.
    Porém, ela mora em outra cidade da construção, mas a mãe dela está cuidando do andamento dessa obra.

    O que ela pode fazer? Construção custa caro como todos sabem e eles não tem condição de pagar esse mesmo valor a outra pessoa....

    Ela deve recorrer ao Juizado de pequenas causas?

    P

    Pedreiro foi pago Quinta, 21 de novembro de 2013, 10h47min

    Bom dia, estou sem saber o que fazer, contratei um pedreiro para realização de uma obra em minha casa, no dia 15/11/2013, foi pago 1000,00 adiantamento para o mesmo que solicitou, fiz recibo e ele assinou, mas ele não apareceu no dia combinado dia 18/11/13 e não informou o motivo, no dia seguinte ele afirmou que iria na quarta dia 20/11/13, foi pela manhã as 7hs30min deixou material e disse que voltaria e não voltou, ficou de ir hoje 21/11/13 e não apareceu, enfim quero saber o que fazer, se posso fazer um BO, como roubo furto, se posso conseguir por meio legal meu dinheiro de volta, tenho o endereço e numeros de doc. Fui inocente em acreditar nele mas agora o que posso fazer.?

    G

    Giceli Quarta, 27 de novembro de 2013, 17h09min

    Caros senhores, infelizmente, não podemos confiar na palavra e na aparência das pessoas. Hoje em dia, tudo tem que ser colocado no papel. Não importa se o negócio é com parente ou amigo.
    Façam um contrato estabelecendo o tipo de serviço a ser feito, o prazo estipulado para a entrega do serviço, a forma de pagamento, o nome, identidade, CPF e o endereço completo do contratante e do contratado. Tire uma cópia dos documentos de identidade. Peça para eles assinarem o contrato, de preferência, arrume duas testemunhas para assinarem também. Todas as vezes que pagarem peçam um recibo. Guarde isso bem guardado para uma eventual necessidade. Vocês podem recorrer ao juizado especial cível ou na Justiça comum. outra coisa que eu já ia me esquecendo, peçam sempre referência. É preferível pecar por excesso do que se arrepender mais tarde.

    V

    Veronica Rino Quarta, 20 de agosto de 2014, 17h57min

    Estou com um problema muito sério.Minha maquina queimou o painel segundo o tecnico em refrigeração.Ele levou a maquina para casa dele para consertar,mas pediu a metade do dinheiro para comprar a peça.disse ele quando terminasse o serviço eu pagaria a outra parte.ele ligou pra mim dizendo que a máquina estava pronta e que ele iria levar.quando chegou em minha casa foi testar,a m´aquina continava com o mesmo defeito.ele voltou com a maquina novamente pra casa dele.nnovamente ligou dizendo que a maquina tava boameu marido foi e confiou e pagou a outra parte do dinheiro que restava.Ele trouxe a maquina e ta com o mesmo defeito.Eu confiei e não pedi recibo,mas ele também não me mostrou o recibo da compra da peça.Será que ele comprou realmente a peça ou fez um arranjo com a velha?Resultado estou sem maquina e ele não me devvolveu o dinheiro.Como faço pra resolver essa bronca sem recibo?Posso procurar o juizado de pequenas causas,mesmo sem as provas?

    C

    CIBELE LUNETTA Quarta, 12 de novembro de 2014, 17h04min

    jackeline,

    Esse problema com prestadores de serviços sem vínculo contratual é recorrente. Antes de contratar pedreiros, encanadores, eletricistas, azulegistas, etc. deve buscar informações sobre o mesmo, de preferência, que o profissional seja recomendado por um amigo ou parente que já tenha utilizado seus serviços de forma satisfatória.

    Como fazia os pagamentos? Em dinheiro? Se utilizava cheques ou efetuava depósito em conta dele, terá comprovação do vínculo, mesmo sem Contrato. Há testemunhas da contratação do profissional? Pessoas que possam atestar que o viram trabalhar?

    Infelizmente, nos dias atuais, não se pode confiar em ninguém; realmente tudo tem que ser posto no papel, assinado pelas partes, para coibir esses abusos.

    Boa sorte para você e todos os que narraram passar pelo mesmo problema.

    N

    Nayara Tamires Hugo Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 8h14min

    Tenho um contrato de prestação de serviço do meu pedreiro, na verdade tenho dois como devo proceder...quando realizei esse contrato o mesmo assinou porem quando fui reconhecer firma do mesmo verifiquei que não poderia ser feito uma vez que as assinaturas nao batiam...então o que eu fiz, peguei redigitei algumas coisas e pedi pra ele assinar denovo e o mesmo assinou porem nao devolveu o primeiro contrato...

    Minha duvida é, sendo dois contratos diferentes...um reconhecido assinaturas e o outro nao...posso proceder com um processo contra o mesmo ou não?
    Como posso alegar esse cancelamento de contrato uma vez que ele nao devolveu a minha primeira via e está assinada.

    Atenciosamente;

    Ivan Abreu

    Ivan Abreu Domingo, 27 de março de 2016, 20h10min

    Pelo que vejo, esse problema com mão é obra comum demais, em todos os lugares, moro na cidade de Piracaia, e encontrei muitos pilantras, pois os pedreiros vem, fazem o orçamento, começam a obra, fazem do jeito deles e não da forma correta, dai a obra atrasa, os pedreiros querem mais dinheiro, e se você não dá, a coisa parece que fica pior. Eles não respeitam contratos e nem os prazos. Contratei um sem vergonha e uma turma de pilantras junto com ele, fizeram a obra de qualquer jeito, não terminaram, receberam tudo e ainda enchem a minha paciência, pois acham que fizeram demais. Tínhamos que fazer uma lista negra e divulgar os nomes dessa turma, pois daí evitamos que outras pessoas sejam enganadas, pois não adianta fazer apenas contrato, tomei um prejuízo de aproximadamente 20mil, para colocar na justiça gastaria de inicio mais 3.000,00, e sem ter certeza que aconteceria alguma coisa com o pedreiro e se o pedreiro não tiver nada, que na maioria é assim, os pilantras nunca tem nada, seria uma ação inútil e eu continuaria com o prejuízo e apenas aumentaria. Se tivesse um órgão que avaliasse esses profissionais da área da construção civil e lá pudéssemos tirar referencias. Eu não tenho vontade nenhuma de contratar pedreiros pois esse último além de pinguço, me roubou, me deu prejuízo na obra, não terminou, fez muita coisa errada. Se alguém conhecer uma lista negra de pedreiros, me informe o endereço para colocar o nome desses sem vergonhas na lista.

    Francisca Laura

    Francisca Laura Domingo, 15 de maio de 2016, 22h10min

    estou vendo aqui,muitos casos com pedreiros o meu é com um serralheiro paguei pra fazer um tolto e ele deixou o serviço pela metade ficou faltando as base de sustentaçao, estou correndo o risco de perde porque se chover vai cair tudo.eu nao tenho comprovante de contrato foi negocio feito verbalmente e agora nao sei se vou na delegaciaa o que devo fazer?

    Charles Cotrim

    Charles Cotrim Quinta, 01 de setembro de 2016, 18h33min

    Quando a pessoa contratar o serviço do pedreiro, ela deve antes fazer um contrato de serviço e também pegar um recibo de comprovante de pagamento ,pois se o pedreiro for pilantra poderá ainda ganhar indenização de vocês caso não tenham feito isto .
    Há caso que o pedreiro furta ferramentas do patrão e depois poderá ganhar indenização se caso for processado devido a falta de provas.

    Charles Cotrim

    Charles Cotrim Quinta, 01 de setembro de 2016, 18h35min

    Antes de contratar um pedreiro , tente pesquisar com outras pessoas sobre o trabalho dele .Nunca pegue pedreiro desconhecido , pois há muitos ladrões se passando por pedreiros .

  • -1
    T

    Thiago Coutinho Segunda, 12 de setembro de 2016, 11h42min

    Bom dia,

    Não entendi sobre o que fazer? Aconteceu comigo a mesma coisa. Acabei pagando e não recebendo o serviço total concluído. Acabou sendo contrato verbal mesmo. Além dele ter deixado várias coisas mal feitas. O que devo fazer? As únicas coisas que tenho em minhas mãos é o recibo da obra total assinada, conversas no whatsapp e testemunhas. Eu posso tomar uma revertida? Não tenho alvará da obra também. Preciso de ajuda.

    Daniele Berger

    Daniele Berger Sexta, 23 de setembro de 2016, 18h01min

    Muitas dúvidas e nenhuma solução, ninguem tem nada a falar?