Bom dia! Eu tenho 17 anos, faço 18 final do ano. Meu irmão mais velho tem 18 e o menor 15. Recentemente eu estou querendo falar sobre isso. Meu pai saiu de casa porque ele teria uns outras filhos com uma outra mulher, que até então seria a amante dele. Eles estavam juntos a muitos anos... Meu irmão mais velho faz o 3 ano do ensino médio, eu faço o 2 ano, e meu irmão mais novo faz o primeiro. Entramos 1 ano a mais na escola. Meu pai só dá o dinheiro quando quer, às vezes fala pra minha mãe se virar, ele ganhou o auxílio emergencial, e desse dinheiro ele só deu o da segunda parcela, a primeira ele enganou a gente, nessa época a gente tava precisando muito. Pois minha mãe faz faxina pra sustentar nós três, e às vezes não tem de onde tirar. E quando a gente procura ele, ele manda a gente se virar, ou pro meu irmão criar vergonha na cara e arrumar um emprego. Ele só dá quando quer! Graças a Deus nenhum de nós passa fome, a minha mãe se esforça muito pra dá oq comer pra gente. Meu irmão graças a Deus foi aprovado no Auxílio emergencial, pelo menos todo mês a gente tem com aquele dinheiro pra contar, mas até receber o dinheiro, a gente precisa de um pra contar, minha mãe não tem mais faxina pra fazer por contar da pandemia, as coisas estão bem difíceis pra nós. Meu irmão vai comprar uma bike com o dinheiro do auxílio e vai trabalhar de entregador de lanche, pois os supermercados não estão aceitando ninguém... Oq eu devo fazer ? Vejo minha mãe se matar todo dia e meu pai sempre no bem bom, achando que só tem outros filhos pra sustentar com outra mulher, agora?me ajudem, por favor! Estou desesperada...

Respostas

    R

    Rosivaldo Ribeiro Terça, 30 de junho de 2020, 12h41min

    Boa tarde!
    Suponho que vocês sejam baixa renda e sem condições de arcar com um advogado.
    A melhor alternativa que sua mãe tem é procurar a defensoria pública estadual e eles entraram com Ação de alimentos e juiz determinará o pagamento de um valor fixo para pensão dos filhos menores de 18 anos e, eventualmente, dos menores de 21 anos que ainda apresentam alguma dependência econômica, no caso de cursar ainda faculdade. Pensão de filhos menores é algo garantido, mas lembre que o desenrolar de um processo judicial demanda um certo tempo.

    F

    fauve Terça, 30 de junho de 2020, 12h48min

    Se você está em São Paulo a defensoria está atendendo no WhatsApp 94220-9995.