Minha mãe é casada com meu pai (2º casamento) em comunhão total de bens. Eles possuem um imóvel avaliado em R$ 400.000,00.

Minha mãe tem 02 filhos no primeiro casamento, e 02 filhos no segundo casamento (contando comigo).

Qual será a porcentagem da herança para os 04 filhos quando ambos falecerem, considerando as 02 possibilidades: Meu pai falecer primeiro, e minha mãe falecer primeiro?

Respostas

    E

    Elcio Quarta, 30 de setembro de 2020, 17h16min

    Na hipótese de o seu pai falecer primeiro, os 02 filhos dele herdam a metade (50%) do bem, todos em igualdade (25% para cada um), pois a outra metade (50%) do bem pertence a sua mãe (meeira).

    Na hipótese de a sua mãe falecer primeiro, os 04 filhos dela herdam a metade (50%) do bem, todos em igualdade (12,5% para cada um),, pois a outra metade (50%) do bem pertence ao seu pai (meeiro).

    E

    Elcio Quarta, 30 de setembro de 2020, 17h16min

    Na hipótese de o seu pai falecer primeiro, os 02 filhos dele herdam a metade (50%) do bem, todos em igualdade (25% para cada um), pois a outra metade (50%) do bem pertence a sua mãe (meeira).

    Na hipótese de a sua mãe falecer primeiro, os 04 filhos dela herdam a metade (50%) do bem, todos em igualdade (12,5% para cada um),, pois a outra metade (50%) do bem pertence ao seu pai (meeiro).