comprei um carro usado, de particular, no dia 19/10, em função da pandemia pouco usei o carro. exatamente 1 mês depois, no dia 19/11 saimos de carro e meu esposo percebeu uma fumaça saindo do escapamento. pelas características da fumaça estamos desconfiando que seja motor, iremos levar no mecânico para avaliar. será que temos como acionar a pessoa que nos vendeu?

Respostas

    M

    MTB Recursos de Multas Segunda, 23 de novembro de 2020, 15h41min

    Quase impossível. Veículo de particular não tem garantia.
    Vocês até podem acionar ele se PROVAREM que no veículo tem um vício oculto, ou seja, uma "gambiarra" que pode ter sido feita para "esconder" a fumaça.
    Quem compra de particular assume os riscos.

    T

    Tais Silva Segunda, 23 de novembro de 2020, 20h38min

    Obrigada pela atenção, mas o código civil diz outra coisa.

    M

    MTB Recursos de Multas Segunda, 23 de novembro de 2020, 20h47min

    A letra da lei trata mesmo do vício redibitório, e é direito cobrar. Porém, produzir essa prova que é a questão, pois, se o vendedor do veículo for um particular, ou seja, pessoa que não faça da compra e venda de veículos o próprio negócio, não há como invocar, por exemplo, a inversão do ônus da prova previsto no CDC.

    Todavia, o fórum aqui trata de opiniões em boa parte generalizadas, se você acredita que a situação não deve ser assim, tem todo o direito de procurar um advogado de sua confiança e pedir para ele analisar as possibilidades de ingressar com ação.

    No demais, fique a vontade para perguntar!

    G

    Gbs Segunda, 23 de novembro de 2020, 21h31min

    Concordo com mtb! ja comprei e ja vendi carro usado e sempre fiz constar no contrato " no estado em que se encontra" e aprendi tentei receber e não consegui tentaram me cobrar e não receberam .

    H

    Hen_BH Terça, 24 de novembro de 2020, 8h05min

    Se a pessoa já sabe que o Código Civil "diz outra coisa"...qual a dúvida então?