Olá. A minha certidão de nascimento contém um erro nos sobrenomes dos avós maternos e paternos, ambos possuem S no lugar do Z, mas os meus sobrenomes e dos meus pais estão corretos, com Z.

Entrei em contato com o Cartório e eles querem as certidões dos meus pais e avós para comprovar que o sobrenome dos avós eram com Z e não com S.

Mas se constam o meu sobrenome e dos meus pais corretamente, há a necessidade de reunir todos esses documentos? Não seria "óbvio" o erro cometido pelo cartório?

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de novembro de 2020, 15h30min Editado

    MAURICIO

    É necessário porque o cartório vai remeter um processo administrativo para o juiz corregedor analisar e decidir. A maioria dos Estados nem aceitam este processo administrativo, somente o judicial através de Ação de Retificação de Registro Civil através de advogado. O próprio advogado providencia a documentação necessária para o processo. Obs não é podemos informar valores através deste site (só por e-mail ou pessoalmente). Tendo outras dúvidas pergunte no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Mais de 1600 nomes alterados desde 1990
    www.mudarnome.blogspot.com