A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 20 de setembro de 2008, 19h16min

    O que significa “a coisa julgada secundum eventum litis”? Significa na tradução literal da palavra, a coisa julgada segundo o resultado do processo.

    Adv. Antonio Gomes.

    P

    Patrick Magalhães Teixeira 35098/DF Terça, 23 de setembro de 2008, 7h31min

    Tudo bem, mas gostaria de saber qual o efeito.

    R

    Rubens Oliveira da Silva Terça, 23 de setembro de 2008, 8h52min

    Patrick,

    Na coisa julgada para a tutela de direitos difusos e coletivos, a coisa julgada é dita secundum eventum litis porque se opera apenas em face das circunstâncias da causa. Quando o legislador afirma que a mesma ação coletiva pode ser proposta com base em prova nova, há ruptura com o princípio (que é uma ficção necessária) de que a plenitude do contraditório é bastante para fazer surgir a cognição exauriente. Há, em outras palavras, expressa aceitação das hipóteses de que a participação do legitimado (do art. 82 do Código de Defesa do Consumidor) no processo pode não ser capaz de fazer surgir cognição exauriente, e de que essa deficiente participação não pode prejudicar a comunidade ou a coletividade. É correto afirmar, portanto, que, nas ações que tutelam direitos transindividuais, pode haver sentença de improcedência com carga declaratória insuficiente para a produção de coisa julgada material. Nas ações coletivas que tutelam direitos transindividuais, assim, a sentença de improcedência de cognição exauriente e sua conseqüência, que é a formação de coisa julgada material, ocorrem, mais precisamente, secundum eventum probationis, ou seja, conforme o sucesso da prova.
    Se em função dessa característica da coisa julgada nas ações coletivas, o magistrado julgar a ação improcedente por insuficiência de provas (ainda que não exponha, manifestamente, essa causa como motivo da rejeição da demanda), não haverá formação de coisa julgada material (mas apenas formal), sendo plenamente viável a propositura da mesma ação futuramente, desde que instruída com prova nova, capaz de alterar o quadro cognitivo da ação anterior. A noção de prova nova, como utilizada em outros campos do direito processual civil, não se cinge à prova surgida após a conclusão do processo anterior. Na verdade, pode ser utilizada qualquer prova, ainda que já existente e conhecida (mas não utilizada por má-fé ou por falta de preparo, não importa). Desde que presente essa nova prova, qualquer legitimado - mesmo aquele que propôs a primeira ação - pode intentar novamente a ação coletiva.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 23 de setembro de 2008, 11h25min

    Se realmente deseja saber, o caminho do conhecimento é pesquisa. Na tese debatida comece com uma busca na NET com a frase "coisa julgada secundum eventum litis"

    Boa sorte.