A

    Anna- Quarta, 01 de outubro de 2008, 10h06min

    A

    Lei n. 8.625/93 estabelece no seu artigo 41, I, que os membros do Ministério Público devem receber o mesmo tratamento jurídico e protocolar dispensado aos membros do Poder Judiciário. Sendo assim, promotores e procuradores de Justiça serão tratados por “Vossa Excelência”.
    Também é praxe o uso de: Ilustre membro do Ministério Público, Douto Promotor.

    Espero ter-lhe ajudado

    Maria Artoni Conrado

    Maria Artoni Conrado Sexta, 31 de outubro de 2014, 8h25min

    Ah, então é por isso que a Juíza - presidente do júri popular que eu assisti chamava o promotor de "Vossa Excelência" :D

    D

    Desconhecido Quarta, 05 de novembro de 2014, 6h21min

    poderia tê-lo chamado de Vossa Santidade.

    Dirceu Rybicki

    Dirceu Rybicki Quarta, 22 de abril de 2015, 9h39min

    bom dia promotor eu quero fazer pergunta eu tou morrando 13 anos com meu vô eu só neto na colônia agora ,eu quero sai daqui ,é tem 4 filho agora não quere cuidar eu queria ver ok poderia fazer nesse causo Doutor .As filha não quere levar ainda eu ele querem vender terra é compra lote por vô no valor de r$ 200.000 eu não quere cuida

    D

    Desconhecido Quarta, 22 de abril de 2015, 10h11min

    Simplesmente incompreensível seu texto, duvido que alguém tenha entendido alguma coisa, portanto impossivel dar alguma resposta.

    Luciana

    Luciana Quarta, 21 de outubro de 2015, 13h47min

    Ilustre e ilustríssimo não se usa mais, como se pode verificar em diversos manuais de redação, inclusive no da Presidência da República:
    "Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor."
    Do mesmo modo, não se usa mais o Digníssimo:
    " Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação."

  • -1
    A

    André Vitorino Vieira Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 21h15min

    Olha, doutor não é pronome de tratamento. Doutor é título acadêmicos que se obtém após ter feito mestrado e mais quatro anos. A pouco tempo o STF jugou um case em que um juiz desejava ser chamado de doutor. Ele pdrdeu a acao. Juiz, promotor e advogado obtém o diploma de bacharel em direito alguns dazem concurso para juiz ou promotor, outros tiram a OAB e viram apenas advogados.