Eu por imaturidade a alguns anos criei conta em um app de pagamentos (que é um banco), no nome de duas pessoas sem o consentimento das mesmas. Na época só pedia nome, cpf e data de nascimento, não falsifiquei nenhum documento, nem enviei documento nenhum, foto, nada.

Fiz isso para usufruir de promoções cashback (pague e receba de volta), movimentei as duas contas entre elas e entre a minha, NÃO PEDI CARTÃO DE CREDITO OU EMPRESITO, não causei nenhum prejuízo para as pessoas, movimentei as contas com dinheiro meu.

Isso está tirando a minha paz e vontade de viver, tenho medo de algum dia essas pessoas tentarem entrar na conta e verem as movimentações, posso responder por qual crime?

Por favor, não me julguem... :(

Respostas

    E

    Eliane Terça, 21 de setembro de 2021, 19h14min

    Neste caso, os artigos 307 e 308 do código penal, que descreve os delitos de falsa identidade.

    Você acredita que não causou prejuízo, mas além do crime, há movimentações bancárias que podem ser rastreadas pela Receita Federal e pelo Bacen.

    Já encerrou as contas?

    ?

    Desconhecido Terça, 21 de setembro de 2021, 19h53min

    Eu não encerrei as contas, só parei de usa-las. Após alguns meses percebi a cagada que fiz, tentei entrar nelas para encerrar, mas agora pede foto do rosto, documento, etc, não consigo acessar... Isso muda algo sobre o crime? Estão abertas.

    Jamais faria algo do tipo novamente, me formo em direito no final do ano que vem, tenho o desejo de me tornar advogado, e sei que uma condenação criminal como essa me impediria.

    Pode me aconselhar? O que acha de eu procurar as autoridades e confessar? Acha que pelo crime do art 307 eu pegaria somente a multa e pelo crime do 308 pena mínima de 4 meses? Lembrando que foram duas contas. Assim, após dois anos posso pedir minha reabilitação judicial, para que isso suma de minha ficha criminal, poderia tirar a OAB sem problemas, tenho apenas 21 anos e isso está me tirando a paz e pesando em minha consciência, não durmo direito, não consigo comer e estou com fortes crises de ansiedade...

    G

    Gbs Terça, 21 de setembro de 2021, 20h24min

    E conhece as pessoas?

    ?

    Desconhecido Terça, 21 de setembro de 2021, 20h27min

    ISS// - Conheço as pessoas sim, são clientes de um local no qual eu trabalhava.

    ?

    Desconhecido Terça, 21 de setembro de 2021, 20h28min

    Digo que conheço mas só de vista, não são amigos nem nada.

    E

    Eliane Terça, 21 de setembro de 2021, 21h40min

    Independente de qualquer coisa... o certo mesmo é contratar um advogado e ir na delegacia.
    Confesse o (os) crime (crimes). Assuma seus erros perante a justiça e cumpra sua pena (caso seja condenado).

    O melhor a fazer é a verdade. Melhor para você, para as pessoas lesadas e tudo mais. Não há nada mais digno do que assumir o erro e aprender com ele (sem julgamentos).