Boa noite ,tenho uma dívida com a faculdade ,porém já está trancada ,mas corre juros ao decorrer do tempo ,estão me cobrando diariamente ,entretanto não estou trabalhando a mais de 2 anos ,mandaram uma mensagem em meu e-mail dizendo que irá penhora meus bens ,como faço para comprovar que não estou trabalhando ,como posso reverter a situação ? Eles podem penhorar meus bens ? Eu posso entrar com uma ação por não estar trabalhando e eles me cobrarem sucessivamente ?

Respostas

    E

    Eliane Sexta, 24 de setembro de 2021, 1h39min

    Eles tem o direito de cobrar.
    E, caso entrem com um processo, podem penhorar seus bens.
    Não há nada na lei de diz que, enquanto não estiver trabalhando, não pode ser cobrado. Ou suspender a cobrança enquanto está desempregado.

    A

    ADVOGADO MARCOS FERNANDES 100793/RJ Segunda, 27 de setembro de 2021, 9h52min

    Nestes casos , caso ocorra ação de cobrança , pode requerer a suspensão da ação , por ausência de bens penhoráveis ... claro que o juiz , primeiramente , irá determinar que o cobrador , indique bens do devedor , através até mesmo da nova ferramenta , sisbajud...para encontrar ativos financeiros em nome do devedor ....somente após esgotados todas as possibilidades de encontrar seus bens , assim , se não forem encontrados , é que o processo poderá ser suspenso pelo juiz e ir ao arquivo ... podendo ser desarquivado , em caso do credor , encontrar bens , dentro do prazo prescricional da ação .... advogado marcos fernandes bom dia a todos do jus !