Emprestei um celular para uma pessoa e ele afirma que um parente quebrou, cobro pelo aparelho e ele diz não vai pagar pois não me deve nada, disse que iria tomar as providências dele caso eu não parasse de mandar mensagem, ou seja me ameaçou. OBS: a pessoa é de menor, tentei contato com o pai, tia, avó e o irmão mais velho e todos fizeram pouco caso e me bloquearam. O que eu devo fazer nesse caso? Posso fazer um BO por apropriação indébita?

Respostas

    G

    Guilherme Sexta, 22 de outubro de 2021, 2h00min

    Você já respondeu sua pergunta, é isso mesmo apropriação indébita e pode sim fazer um B.O

    G

    Gbs Sexta, 22 de outubro de 2021, 7h04min

    Fazer pode ate fazer. Mas...como se trata de um menor o crime é um ato infracional e nao vai levar o menor à prisáo e o delegado nao vai obrigar a te devolver nada.

    G

    Gbs Sexta, 22 de outubro de 2021, 7h04min

    Fazer pode ate fazer. Mas...como se trata de um menor o crime é um ato infracional e nao vai levar o menor à prisáo e o delegado nao vai obrigar a te devolver nada.

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 9h15min

    O responsável dele não teria que pagar?

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 9h43min

    Como eu disse, tentei contato com pai, tia, avó e o irmão e todos ignoraram, até me bloquearam.

    G

    Gbs Sexta, 22 de outubro de 2021, 10h30min

    Tia avo primo irmao...nao sao responsaveis por nada.
    Quanto ao pai ate poderia tentar...mas chances minimas de conseguir ...

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 10h34min

    Tentei contato com eles poq ele morou na casa de todos, não tem mãe e o pai começou a cuidar agora.

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 10h35min

    Quando emprestei o aparelho ele morava com a tia

  • -1
    G

    Gbs Sexta, 22 de outubro de 2021, 10h39min

    Vou repetir...a tia pri.o sobrinho irmaos nenhum tem responsabilidades e agora com nova informação o pai tb nao é responsavel por ressarcir.

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 10h43min

    Se o pai não é responsável quem vai ser? De menor sempre terá q ter um responsável.

  • -2
    G

    Gbs Sexta, 22 de outubro de 2021, 10h53min

    Responsabilidade é uma coisa e nao se confunde com seu caso.
    Ex o pai responde com dever de indenizar uma vitima pelo fato do seu filho atropelar alguem? Se o filho deu causa sim porem se o filho nao causou o acidente nao ha dever de indenizar.
    No seu caso vc perguntou ao pai do menor se podia emprestar o celular ao menor? Creio que não, portanto neste caso o pai nem estava presente quando do emprestimo.
    Agora para finalizar se vc tem certeza absoluta de que o pai é responsavel processe-o ninguem esta impedindo vc de processar o pai do menor, vc vai ganhar? Provavel que não...mas se acha que tem tempo e que vale a pena contrate um advogado e processe.

  • -1
    E

    Eliane Sexta, 22 de outubro de 2021, 11h16min

    De boa.... caso perdido.
    Tem como provar que emprestou o celular? A pessoa pode alegar que você deu o aparelho.
    Está quebrado? Quem garante que não jogaram no lixo? Não tem nem como rastrear...

    Qual o valor do celular? Vale a pena mesmo contratar um advogado, pagar as custas do processo e talvez ainda ter que responder por não provar que emprestou o celular...

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 12h09min

    Não estou falando em processar o pai dele, o caso do atropelamento é bem diferente, é claro que ele iria ser o culpado. Agora, tem casos que os pais ou responsáveis têm que se responsabilizar.

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 12h11min

    Em momento algum falei que iria contratar um advogado, perguntei se poderia fazer um BO, ou tentar solução de alguma outra forma. Tenho conversas pedindo a devolução do aparelho, ele me ameaçando, dizendo que não vai devolver o mesmo, tenho sim como provar que emprestei o celular.

    E

    Eliane Sexta, 22 de outubro de 2021, 12h20min

    O BO pode gerar uma investigação policial. E, pode gerar uma queixa de crime. PODE... (não estou dizendo que vai).
    Outra forma seria com um processo judicial (aí, já explicamos acima).

    Outra forma? Legalmente dizendo... não há.
    Você já percebeu que as pessoas não são tão legais assim (tios, primos, a pessoa).... O melhor é esquecer e não emprestar mais nada.

    G

    Girl Sexta, 22 de outubro de 2021, 12h24min

    É isso que a gente ganhar quando tentamos ajudar ao próximo, emprestei pois ele não tinha celular e precisava fazer as atividades escolares, muitas vezes ele se serviu aqui em casa. Só vou esperar a próxima

    G

    Gbs Sexta, 22 de outubro de 2021, 13h08min

    Veja bem...registra o bo vc pode mas como se trata de menor que cometeu um ato infracional sem violencia a pena nao passara de uma prestação de serviços. E o pai jamais sera condenado numa pena pelo ato infracional praticado pelo filho. E o DELEGADO DE POLICIA JANAIS VAI OBRIGAR O MENOR E MUITO MENOS O PAI A TE RESSARCIR.