Posso usar marcas e artistas em um desenho animado? Até onde a lei me protege com minha liberdade de expressão?

Planejo fazer um desenho animado+18 futuramente, mas tenho receio do que posso falar e fazer. Todas minhas intenções são para fazer humor em cima dos nomes. E gostaria de saber se alguma lei me protege ou se estou sujeito de arcar com possíveis consequências. Obrigado.

Respostas

    G

    Gbs Sexta, 21 de janeiro de 2022, 8h26min

    Td que se referir a imagens ou marcas tem que ter autorização. Ou seja, se vc por ex usar o tio patinhas vai pagar direitos autorais...se vc usar o nome ou imagem do pelé sem autorização será processado

    M

    Marcelo Beraldo Gomes Sexta, 21 de janeiro de 2022, 8h39min

    Entendo, então não posso citar nenhuma marca ou artista? E se for uma parodia do mesmo?
    Exemplo: Ana maria Braga para Ana Maria Brega. (Ela ainda ia aparecer no desenho, mas com outro nome)
    Sei que desenhos como South Park, como são americanos, tem muito mais liberdade para fazer certas citações,
    Mas no Brasil não tem nada que possa me ajudar? Agradeço novamente