Minha história é a seguinte. Fui casado por doze anos com uma moça e tivemos um filho que hoje já tem 10 anos. Nos separamos a 4 anos e não temos a guarda definida na justiça. No começo meu pequeno ficava com a mãe e eu o pegava todos os fins de semana, daí a mãe se envolveu com drogas e foi presa várias vezes com maconha e cocaína. Passou a vender os móveis da casa para pagar o vício e já faz um ano e meio que meu filho mora comigo. Sou representante comercial e numa viagem para foz do iguaçu (moro em são luis do maranhão) conheci uma outra pessoa, passamos um fim de semana maravilhoso e decidimos que vamos nos casar e viver lá em Foz. Só que eu sei que a mãe apesar de drogada não vai concordar com minha ida pra lá. Tenho passagem marcada para o dia 22 deste mês e pretendo ir sem avisar nada pra mãe. Eu posso perder a guarda de meu filho se viajar assim? O fato de ela ter sido presa várias vezes pode me ajudar? Ela tem duas condenações e dorme na cadeia, devo ir a noite para que ela não me atrapalhe?

Espero ajuda de vocês advogados. obrigado.

Respostas

    R

    Renato Solteiro Suspenso Domingo, 06 de maio de 2012, 17h43min

    Pai em dúvida,

    A urgência que você diz ter para se mudar é para viver seu novo relacionamento. Longe de mim dizer que você não pode se apaixonar e seguir sua vida, mas estamos falando da vida de uma criança e você não é a única pessoa responsável pela vida dela, logo, fugir sem avisar a mãe é uma crueldade sem tamanho.

    Se ela é tudo isto que você está dizendo regulamente a situação na justiça aí da sua cidade e depois se mude. Acho um absurdo que pais e mães se sintam donos dos filhos e decidam sobre o futuro da criança na surdina, escondendo de uma pessoa tão importante o que vai ser da vida da criança.

    Não consigo entender o que te faz crer que seja tão especial que seu filho não precisa da mãe. Se ela tem este histórico que você diz,se faz mal pra criança, porque o medo de levar o caso para a justiça?

    Se a mãe já sofre com as drogas, imagine o que vai acontecer quando descobrir que seu filho foi arrancado sem nem ao menos lhe perguntarem nada?

    Não coloque o amor que você está sentindo por esta moça por cima do amor que seu filho sente pela mãe, e vamos ser coerentes, um amor de uma semana não deveria chegar nem perto do amor de mãe e filho.

    Se está certo, porque fugir? Porque não dizer a verdade?

    P

    Pai em dúvida Domingo, 06 de maio de 2012, 17h52min

    Dr. Renato, vou fugir porque a justiça no Brasil é lenta e não posso ficar esperando por conta de uma drogada e desequilibrada. Meu filho já não quer mais estar ao lado dela, tem nojo da cara dela e não tem porque ficar aqui. Ela é baixa, vigarista, ladra e maconheira. Vou dar uma mãe de verdade pro meu filho e com o tempo ele não vai lembrar desta criminosa. Li tudo que o senhor escreveu e não me sensibilizou em nada, só quem vive o que eu já vivi sabe bem que eu to certo.

    R

    Roberta Dimitrof Domingo, 06 de maio de 2012, 20h20min

    Dr. Renato Solteiro,

    O senhor sabe que sempre concordo com suas palavras, mas no caso apresentado a mãe é drogada e não tem qualquer possibilidade de decidir sobre o futuro de uma criança. Acredito que nestes casos o pai tem todo o direito de se mudar sim e buscar uma vida melhor para seu filho. Se a nova namorada dele tratar bem o filho com certeza ele será mais bem cuidado do que com a mãe. Me perdoe mas há casos que fica evidente o direito de mudança.

    C

    Censurado Domingo, 06 de maio de 2012, 20h29min

    Penso que neste caso não seria acolhida a alegação de alienação parental haja vista existir justo motivo. E pelo fato desta mãe ser totalmente incapaz de cuidar da criança a guarda nunca seria concedida à ela. Para evitar, porém, maiores problemas, quando chegar ao destino comunique o quanto antes à genitora sobre o paradeiro da criança.
    Mas procure o quanto antes regularizar esta questão da guarda.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Domingo, 06 de maio de 2012, 20h45min

    Prezados debatedores,

    Me sinto muito a vontade neste caso. Sempre fui contra a mudança por parte da mãe, de forma sorrateira e no escuro. Penso assim porque quem tem razão não precisa de subterfúgios. Longe de mim querer dizer que o pai mente, mas falsas denúncias não são exclusividade das mulheres. Sendo assim, considerando que o assunto é seríssimo e tratamos da vida de uma criança, acho muito importante que este caso seja decidido pelo judiciário, onde haverá o contraditório.

    Aqui, há a versão triste de um pai, com o qual me solidarizo mas não vejo coerente dizer-lhe para fugir sem que a outra parte possa dar a sua versão da história.

    Sigo a lógica do sempre digo quando é uma mulher querendo fugir e sendo um homem não haveria motivos para mudar meu pensamento. Claro que nenhuma das advogadas que sempre são favoráveis a este tipo de fuga se manifestou a favor do pai, afinal é homem e elas sempre falam em favor das mulheres. A criança? bom a criança é só um detalhe.

    Repito, com uma história triste como esta, sendo possível comprovar não há juiz no mundo que lhe retire a guarda. Fugir quando se tem razão é algo no mínimo estranho.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 07 de maio de 2012, 1h53min

    Se vc mover a ação ANTES de se mudar, isso vai levar meses!!!!

    A questão da mudança não encontra em sí impedimento na Lei, apenas se ela for sem motivo, um novo casamento não chega a ser um bom motivo, mas ser a terra natal onde se encontram seus familiares e/ou a possibilidade de emprego (se onde está não há ou se lá lhe dará melhorias), costumam ser as justificativas aceitáveis.

    Assim como digo para as genitoras direi para genitores: usar um relacionamento recente como motivo para expôr a criança a tão nova influência ao mesmo tempo afastando-a dos demais parentes que houver na cidade atual (não digo à mãe, mas avós, tios...), é perigoso para a criança pois interfere em sua estabilidade, e perigoso tmb para o genitor que se expõe a perda da guarda, mesmo que não judicial, a de fato. Ter a mãe por perto é ruim, mas afastar-se de outras coisas tmb pode ser.

    Apesar de que, de repende, seu filho pode até adorar uma mudança!!

    Não tenho nada com sua vida, mas como o forum é publico darei minha opinião assim mesmo. Aqui no forum tempos dezenas de questões de homens reclamando de sua ex companheiras, todos eles só conheceram (e reconheceram) os traços de caráter e de personalidade nocivos e desagradaveis de suas ex depois de se separarem. Mas aí a desgraça já estava feita, a criança perturbada, a vida prejudicada.
    Não me leve à mal, mas parece que homem só pensa com o cérebro quando as coisas vão de ladeira abaixo! Prevenir é sempre o melhor remédio. O raio pode cair 2 vezes no mesmo lugar, a gente é que tem de ficar atento e aprender com os sinais que a natureza nos dá, e se não for raio pode ser granizo..sei lá! Não digo isso sem conhecimento de causa: tenho 3 irmãos e 6 primos!!!!!

    Se arriscar é um direito seu, mas ninguém tem o direito de arriscar a criança, pois ela pertence a ela mesma, os pais são apenas zeladores de seu bem estar, ela não pertence a eles.

    Concluo fazendo votos de que mesmo com visitas a outra cidade vc tenha conseguido conhecer essa pessoa com quem ficará seu filho. No mais, sejam felizes!

    P

    Pai em dúvida Terça, 08 de maio de 2012, 17h32min

    Renato,

    Quando o senhor for pai e ver seu filho sofrendo todos os dias com uma mãe que se droga verá que tenho razão. Meu próprio filho já disse que odeia a mãe e que tem vergonha dela, isto tudo depois de ver com os próprios olhos ela toda drogada na casa dos nóias que vendem droga pra ela. Levei ele lá pra ele saber quem é a mulher que ele hoje chama de mãe. Vou fugir porque eu sei o que é melhor para o meu filho e ele será muito feliz em Foz. Recomendo que o senhor tenha filhos para que possa falar sobre este assunto.

    B

    Bruna Silva Rocha Terça, 08 de maio de 2012, 18h47min

    Pai em dúvida,
    Entendo seu sofrimento e seu desespero de seu filho possuir uma figura digna na vida dele, mas ele sabe quem é a mãe dele, talvez ela até o ame.
    Mas o vício das drogas é f....(desculpe)
    Falo isso pois meu pai é dependente químico, vive em situações terriveis,

    Mas não deixa de ser meu pai, não tenho vergonha dele alguma.
    Hj desfilei de braços dados com ele na rua,( as roupas dele eram péssimas!!! Afee)
    Queria mto pode-lo ajuda-lo...

    Mas hj ele me surpreendeu...
    Comprou um presente para mim,

    Hj faço 25 anos,
    Poxa,ele deixou de comprar a droga dele ...( não fica sem)
    pra poder gastar comigo,fiquei super feliz com essa atitude dele,
    e ainda fez surpresa...
    Fazia anos que ele não se importava mais com agente, mas msm ele sendo ausente,
    eu nunca o abandonei,pelo contrario, quero ver o bem dele, e a mudança dele tbm.
    Não fuja, procure fazer as coisas certas...não tem como dar erradas...
    Boa sorte com sua nova companheira, e ela tenha um carinho grande pelo seu filho...
    todos tem direito de viver bem....mas avise a mãe da criança.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 08 de maio de 2012, 19h17min

    Pai em dúvida, o senhor não vai fugir.

    O senhor vai mudar-se, apenas isso.

    Fugir é coisa de covarde que adora repetir tal expressão.

    Desde que o senhor, pai em dúvida, dê ciência do endereço onde residirá o filho à mãe, quem é o [...] que dirá que se trata de fuga????!!!

    [...]

    Pai em Fuga, siga sua consciência e tenha redobrado cuidado com as pessoas que terão contato com seu filho. Esse é seu foco.

    Uma última coisa: as crianças podem dizer que odeiam a mãe, o pai, os avos, a professora.... elas apenas ainda não sabem lidar com a frustação nem tem a capacidade de compreender em toda sua extensão o que acontece com os adultos. Como o que acontece com sua ex, ela é uma doente, o´vício é devastador, ele destroe o caráter, desumaniza o ser e faz aflorar nele tudo de pior que possa existir num ser humano. Se ela fizesse de um tudo de errado pura, sem nada na cuca, sem ter caído no vício que tortura o dependente, eu apoiaria a máxima distância possível pois ela seria uma pessoa inteiramente do mal, uma péssima influência (não que seja boa influência agora, claro).

    Quem sabe algum dia ela consiga seguir os passos daqueles (poucos) que conseguem se afastar das drogas e recuperar alguma coisa de sua identidade como pessoa? Talvez, então, ela possa se aproximar do filho.

    Boa sorte!!!

    R

    Renato Solteiro Suspenso Terça, 08 de maio de 2012, 21h48min

    Pai em dúvida,

    Tenho dois filhos. Seu trololó só convence aos ruminantes (também gostei do Lhama, Ivan) e não resiste aos fatos. Você não vai pra Foz do Iguaçú dar uma vida melhor pro seu filho, você vai lá porque conheceu uma mulher em um fim de semana e vai se aventurar em um possível amor. Que você seja adulto e possa se aventurar nada contra, o que não pode é levar seu filho em cada vez que se apaixonar. Se não der certo e conhecer outra em Natal, vai levá-lo também? e se for no Rio de Janeiro? e se for em Belo Horizonte?

    Está olhando de forma escandalosa para seu próprio umbigo e embarcando seu filho nisto.

    O descalabro não tem fim. Então você pegou uma criança de dez anos de idade e levou à casa de um traficante somente para que ela visse a própria mãe se acabando em drogas? Que espécie de animal concorda com um absurdo destes?

    Não meta seu filho nesta luta suja que trava com a mãe dele.

    Se (digo se, porque aqui só tem a sua versão) ela for uma drogada, tudo que precisa é de ajuda e não de abandono sobretudo do filho. Terá muito mais dificuldades para sair deste problema quando sair da paranóia e descobrir que o filho mora há milhares de quilômetros de distância, mas pelo visto você sabe disto e se sente bem.

    Só alguém com o cérebro do tamanho de uma ervilha pode dizer que um genitor se mudar, levando o filho, sem avisar ao outro é uma mudança como outra qualquer ("ah mas avisou depois que mudou"). Palhaçada, queria ver se fosse você no lugar do que fica, o quão natural iria achar isto.

    É preciso passar mil vezes na fila da indecência para imaginar que se mudar levando uma criança para uma distância maior que mil quilômetros sem avisar ao pai ou a mãe, seja algo natural.

    Você não vai conseguir impor a este menino que tenha vergonha da mãe, porque não tenho dúvidas de que alguém que leve o próprio filho na casa de um traficante para humilhar a mãe esteja imbuídos nas melhores intenções. Veja o brilhante exemplo da consulente Bruna. Amor de filho para com os pais ou mães só podem ser mexidos por eles mesmos e você não vai conseguir escapar da fúria deste garoto quando souber em que termos foi afastado da mãe quando ela mais precisava.

    Quando este garoto souber que você o impediu de estar com a mãe neste momento ele vai te odiar pra sempre. Se algo de ruim acontecer a esta mulher depois desta viagem você jamais terá o perdão do seu filho.

    Agora, seja homem de verdade, honre as calças que veste e pare de colocar um romancezinho de fim de semana por cima da vida do seu filho.

    Se esta mulher que você disse que é sua alma gêmea e que vai viver com ela pro resto da vida te ama mesmo ela esperará até a justiça decidir, ou este amor pro resto da vida tem data pra acabar?

    Se tudo que você diz é verdade (já estou começando a desconfiar) fique tranquilo não há juiz no mundo que lhe negará a guarda. Mas, se houver um mínimo de mentira aí sim se justifica a fuga, porque quem se muda sem avisar é fugitivo sim, só no mundo dos ruminantes que são nômades isto pode ser chamado de mudança natural.

    Seja homem, respeite o laço que liga seu filho à mãe dele e pare de plantar memórias desagradáveis na cabeça do garoto. Viva sua vida, seja feliz, se não pode ajudar a mulher que não atrapalhe. Quando você foi à casa do traficante levou comida pra ela, água? dinheiro? ajuda? ou só levou o filho pra ver a mulher mais importante da vida dele (ainda que você não queira) na lama?

    Lamentável que esta ruminante se supere a cada dia mostrando de maneira clara que sua condição de advogada é tão real quanto as "orientações" e definições jurídicas que vomita.

    P

    Pai em dúvida Terça, 08 de maio de 2012, 22h34min

    Renato,

    Não tenho do que me esconder e de tudo que você disse a única coisa que realmente me preocupou foi a situação de ela se mudar sem me avisar acho que ficaria loco de raiva. Amanhã mesmo vou procurar um advogado e dar entrada nesta guarda pro meu filho não pensar que eu que quis que a mãe dele ficasse assim. Amo meu filho e não suportaria esta dúvida quando sei que tenho razão.

    Obrigado a todos pelas dicas.

    C

    Censurado Terça, 08 de maio de 2012, 22h40min

    Pai em dúvida, decidiu bem.

    Boa sorte.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 09 de maio de 2012, 21h19min

    Pai em dúvida,

    Você não sabe a alegria que me dá. Acredite, seu filho vai te agradecer no futuro. Se algum dia alguém dissesse que você roubou o filho da mãe, suas palavras seriam poucas para apagar o trauma que se instalaria. Isto sim é pensar no futuro e no melhor para as crianças.

    Tenho certeza absoluta de que vai conseguir ser objetivo de forma honesta e decente. Como é bom ver que uma história que caminhava para o conflito eterno entre os genitores toma outro rumo.

    Te desejo toda a sorte do mundo.

    A todos os debatedores que discordam deste absurdo, que nos unamos para que este comportamento nefasto seja extirpado da nossa sociedade. Que os pais e mães aprendam que seus objetivos pessoais não estão por cima do direito sagrado de filhos conviverem com quem amam.

    S

    Samuel Muniz Segunda, 04 de junho de 2012, 12h22min

    Agora me diz se eu não tenho razão? se você tivesse se envolvido com uma garota de programa, teria estes problemas? Mulher que merece confiança hoje em dia só os putas.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 05 de junho de 2012, 2h29min

    E sua mãe, não conta? Ela tinha de ser mulher para lhe trazer ao mundo!

    B

    Bruna Silva Rocha Terça, 05 de junho de 2012, 10h01min

    Nossa mas que pensamento heem Samuel Muniz... pq tanta raiva assim das mulheres?

    Já sofreu demais por uma né... não é por causa de uma que outras pagam...

    E outra prostitutas só querem seu $$$ vê se uma faz de graça pra vc .....

    Assim como existem homens interesseiros que só querem abusar das mulheres, há mulheres que não valem nada e só querem se aproveitar dos homens....

    Mas nem todas e todos viu?

    S

    Samuel Muniz Terça, 05 de junho de 2012, 13h31min

    Bruna,

    Eu sempre disse que há muita mulher séria e que hoje em dia está difícil encontrar as deste tipo. Todas aquelas que você mesma deve chamar de vagabundas se dizem sérias e ficam bravas se alguém insinuar o contrário. Ou vocês, as sérias se rebelam contra elas as não sérias ou a tendência é piorar.

    Insula, em outro post você disse que sou imaturo, um estudante e por aí vai. Fico com os adjetivos que já lhe deram Renato, Pensador, Máquina, Elisete e uma infinidade de outros mais vividos que eu.

    B

    Bruna Silva Rocha Terça, 05 de junho de 2012, 13h42min

    É difícil msm ..... mas por onde andas não vai encontrar uma tão cedo...
    Sempre perdi meu tempo se dedicando ao homem que estava ao meu lado...
    O que eu ganhei? Nada !!! Só perdi meu tempo e um murro no olho esquerdo,
    que me deixou uma cicatriz abaixo da sobrancelha,
    que por Deus,e ao médico que me deu os pontos(claro) Graças á Deus hj está quase invísivel..... nem dá para se ver....
    Existe homens e homens, mulheres e mulheres....

    Mas caráter é caráter !!! Não tem jeito !!!

    Mas penso totalmente ao contrário de vc ,enquanto não acho a pessoa certa, não me divirto com as erradas !!! Cada um curte do jeito que acha melhor né? E do jeito que pode tbm !!!

    :p

    S

    Samuel Muniz Terça, 05 de junho de 2012, 13h53min

    Bruna,

    Respeito seu jeito de pensar e é isto mesmo que faço, me divirto com as que não me darão problemas. Não vivo neste mundo viu.r.s..s.s.s faço faculdade na federal do rio, saio, vivo uma vida normal. Inclusive é bem possível que muitas pessoas que estão ao seu redor também façam como eu.

    Sobre a agressão que você sofreu é lamentável que existam homens assim, assim como é lamentável que existam mulheres sem caráter. Eu, não deixo de dizer o quanto os que batem em mulher merecem punição, espero que você faça o mesmo com as mulheres que denigrem a espécie.

    Aliás, quem sabe não somos feito um para o outro? kkkkkkkkkkkkkkk

    B

    Bruna Silva Rocha Terça, 05 de junho de 2012, 14h02min

    Tem homens que pensam, apanhou pq estava fazendo algo de errado... NÃO,
    não fiz nada de errado,
    não preciso contar detalhes, mas resumindo : ele não queria mais que eu trabalhasse... me trancou em casa... eu jogo limpo , e por mais que a verdade dói eu falo que tenho que falar e pronto!!!
    Acho que é macumba não é possível pois todos meu namorados tem ciúmes excessivo...
    e acham que eu sou propriedade exclusiva deles... kkkkk eu dou risada viu !!!

    Se ando na rua...." eu quero se aparecer poraí...." é o que diz meu namorado....

    Mas ele não vê que eu preciso andar na rua para ir ao mercado, etc....

    Não creio que vc foi feito para mim heem.... não desconversa, pq vc gosta bem de uma mulher da vida....