Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/11652
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Pluritributação internacional e elementos de conexão no Direito Tributário

Pluritributação internacional e elementos de conexão no Direito Tributário

Publicado em . Elaborado em .

ÍNDICE: I – Introdução. II – Elementos de Conexão. II.1- Definição . II.2- Classificações. II.3- Elementos de conexão subjetivos:II.3.1 Nacionalidade. II.3.2 Residência e domicílio II.4- Elementos de conexão objetivos:II.4.1 Fonte dos rendimentos: fonte de produção e fonte de pagamento. II.4.2 Elementos de conexão reais. II.4.3 Estabelecimento permanente. III – Pluritributação Internacional .IV – Convenções contra a bitributação internacional e problemas de qualificação em sua aplicação. V – Conclusão.VI – Bibliografia


I-INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objeto a análise dos principais aspectos relacionados ao fenômeno jurídico da pluritributação internacional, em especial o exame das características principais dos elementos de conexão [01].

O tema da pluritributação internacional tem adquirido considerável importância nos últimos anos. Sem dúvida, com a intensificação, em extensão e em profundidade, dos mecanismos relacionados à globalização econômica, consubstanciou-se uma grande interdependência entre as economias mundiais, marcadas pela presença de investimentos estrangeiros na quase totalidade dos países.

Consolidou-se, também, um novo sistema tecnológico dos meios de comunicação, o qual requer a adoção de políticas internacionais adequadas e eficientes, em especial em matéria tributaria, com o objetivo de implementar os benefícios necessários para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes Estados, preservando suas bases tributárias, a competitividade das suas empresas e a atração de investimentos estrangeiros, nunca se olvidando os direitos fundamentais dos seus contribuintes e de seus negócios.

Dessa forma, na medida em que se insere no plano da globalização internacional, de importância e complexidade crescentes – como visto –, plano este marcado pela multiplicação das trocas e, sobretudo, pela exacerbação dos movimentos financeiros no plano internacional [02], torna-se indispensável o conhecimento dos aspectos introdutórios do Direito Tributário Internacional [03].

É com este pano de fundo que se realizará o presente estudo. Objetiva-se, com a breve análise que será feita, apontar os contornos básicos relacionados ao tema da Pluritributação Internacional.


II-elementos de conexão

II.1- DEFINIÇÃO

O elemento de conexão é o elemento da previsão normativa que, determinando a "localização" de uma situação da vida num certo ordenamento tributário, tem como efeito típico determinar o âmbito de aplicação das leis desse ordenamento a essa mesma situação [04].

Por ora, este é o conceito que se reputa mais bem acabado. Adiante veremos, a partir da definição e da natureza dos elementos de conexão, sua importância no tema das convenções para reduzir os efeitos da pluritributação internacional, bem como os problemas de qualificação na aplicação de tais convenções.

II.2- CLASSIFICAÇÕES

A mais usual classificação de elementos de conexão é a que os classifica em elementos de conexão subjetivos e elementos de conexão objetivos.

Os elementos de conexão consistem na ligação existente entre os sujeitos de direito, os objetos e os fatos com os ordenamentos tributários, distinguindo-se em objetivos, no caso de ser reportarem aos objetos e aos fatos, - como, por exemplo, o lugar de exercício da atividade, o lugar da situação dos bens, o lugar da celebração de um contrato, o lugar do estabelecimento permanente, a fonte de produção ou pagamento da renda – ou subjetivos, na hipótese de se referirem aos sujeitos – casos da nacionalidade e da residência [05]. Analisaremos, adiante, mais detidamente, os elementos de conexão objetivos e os elementos de conexão subjetivos.

Outra classificação dos elementos de conexão que se costuma fazer tem por critério a suscetibilidade de mudança, em duas vertentes, quais sejam, tempo e espaço. Por este critério, é possível apartar aqueles suscetíveis de tal mudança, chamados elementos de conexão variáveis ou móveis (como a nacionalidade, a residência e a sede) daqueles insuscetíveis, os denominados elementos de conexão invariáveis ou fixos (como, por exemplo, o lugar de celebração de um contrato e o lugar de situação dos imóveis).

Cabe, neste ponto, a menção ao problema da evasão fiscal internacional [06], cuja origem, está, justamente, na possibilidade da alteração dos elementos de conexão, em sua vertente espacial.

Uma outra classificação decorre da possibilidade de os instrumentos normativos – leis ou convenções – valerem-se de mais de uma espécie de conexão. Por esta classificação temos conexão simples ou única e conexão complexa ou múltipla. Esta última comporta três subtipos.

O primeiro deles é a conexão subsidiária, existente quando há previsão normativa de pelo menos duas conexões às quais se conferem uma prioridade de aplicação. Assim, só se aplicará uma conexão secundária na falta ou na impossibilidade da conexão predeterminada como primária.

Um exemplo, fornecido por Alberto Xavier [07], é a norma do artigo 4º do Modelo da OCDE, segundo o qual, em caso de conflito de residências, uma pessoa deve ser considerada residente no Estado em que tem uma habitação permanente (conexão primária); se não tiver habitação permanente nos dois Estados ou não tiver em nenhum será considerada residente no Estado onde tenha o centro dos seus interesses vitais; e, ainda subsidiariamente, no Estado onde permanecer habitualmente ou de que for nacional.

O segundo subtipo é o representado pela conexão alternativa. Aqui, diferentemente do que ocorre em relação à conexão subsidiária, não há uma predeterminação de ordem de aplicabilidade. Ambas as conexões previstas pelo competente instrumento normativo estão igualmente aptas a produzirem o mesmo efeito.

Exemplo característico, dado por Alberto Xavier [08], é norma convencional que estabelece que se consideram os juros oriundos de um Estado em que o devedor tenha residência ou em que possua estabelecimento estável, ainda que resida em um outro Estado.

O último subtipo de conexão complexa é a conexão cumulativa. Neste caso, há predeterminação legal de que pelo menos dois elementos de conexão coexistam para que se produza o efeito.

Exemplo fornecido por Alberto Xavier [09] é o da norma convencional que estabelece que a convenção apenas se aplica se o beneficiário dos juros tiver num certo Estado, simultaneamente, a sua residência e o seu estabelecimento estável, de tal modo que ela não se aplica aos juros pagos aos estabelecimentos estáveis que as empresas residentes no primeiro Estado tenham em terceiros Estados.

Finalmente, importa mencionar a utilização da técnica legal das presunções ou ficções com a finalidade de se definir elemento de conexão em um caso concreto. Por esta técnica, o verdadeiro elemento de conexão se afasta de seu conceito comum, tradicional, como, por exemplo, o lugar de prestação de um serviço, consistindo no conceito que serviu de fundamento para a presunção ou à ficção, como é o caso do domicílio do prestador do serviço ou de seu adquirente.

II.3- ELEMENTOS DE CONEXÃO SUBJETIVOS

Como foi dito, os elementos de conexão subjetivos são aqueles que se referem ao sujeito da obrigação tributária. Analisaremos, nesse sentido, os elementos de conexão representados pela nacionalidade e pela residência e domicílio.

II.3.1 NACIONALIDADE

Para efeitos deste estudo, mais do que delinear os contornos do conceito de nacionalidade, averiguando sua extensão, bem como seus elementos definidores, tanto em relação às pessoas jurídicas, como em relação às pessoas físicas, em seu tratamento distinto dado pelos ordenamentos jurídicos internos e pelas convenções internacionais em matéria tributária, vale tecer alguns comentários sobre o princípio da não-discriminação [10].

O princípio da não-discriminação é o corolário do princípio geral da igualdade, no que se refere ao critério da nacionalidade [11]. De maneira análoga ao que este preceitua em seu tratamento igual, dado aos iguais, e seu tratamento desigual, aplicável aos desiguais, o princípio da não-discriminação aponta a irrelevância da nacionalidade para fundar um tratamento desigual aos sujeitos em situações idênticas.

Ademais, em sua vertente objetiva, tal princípio estabelece que nenhuma obrigação tributária, principal ou acessória, que seja diferente ou mais onerosa do que a imputada aos nacionais de um Estado, pode ser exigida dos estrangeiros em iguais condições relacionadas ao suporte fático-jurídico da incidência tributária.

Vale ainda mencionar que o princípio em análise aplica-se tanto a pessoas físicas como a pessoas jurídicas, o que se pode chamar de vertente subjetiva [12]. Por esta vertente, pode ser analisada, por exemplo, as implicações deste princípio no tratamento dado à tributação de sociedades coligadas, controladas, subsidiárias, dentre outras.

A discriminação acima referida é proibida apenas no caso de se fundamentar na nacionalidade como elemento de conexão. Não ocorre o mesmo se existe tratamento distinto decorrente da adoção da residência como critério legítimo de diferenciação [13].

II.3.2 RESIDÊNCIA E DOMICÍLIO

Ao se tratar dos elementos de conexão residência e domicílio é inescusável ponderar que, em matéria tributária, tais conceitos gozam de autonomia em relação aos mesmos conceitos utilizados no campo privado, no direito administrativo, no direito trabalhista e no direito internacional privado, cada um conferindo-lhes viés peculiar, segundo seus interesses e objetivos próprios.

A diferença basilar entre ambos os conceitos, qual seja, a presença, no domicílio do "animus manendi", repercute, em matéria tributária internacional, na adoção deste elemento em escala maior do que aquela da simples residência, na medida em que dá origem a obrigações mais extensas e duradouras, haja vista a intenção, ou ânimo, do sujeito, de permanecer em determinado tributário.

No plano das convenções contra a pluritributação [14], em que se revela de maior importância o conhecimento destes critérios de conexão, considera-se (i) para as pessoas físicas, que uma pessoa física residente em dois dos Estados contratantes será tida como residente naquele em que apresentar "mais estreitas relações pessoas e econômicas" [15] ; e (ii) para as pessoas jurídicas, tem-se que prevalece o critério da direção efetiva, vale dizer, onde são praticados os atos empresariais são dirigidos e fiscalizados ("center of top level management", "siège de direction effective" [16]).

III.4- ELEMENTOS DE CONEXÃO OBJETIVOS

Analisados os elementos de conexão subjetivos, vejamos os elementos de conexão objetivos, que se referem diretamente ao próprio fato tributário ou à base de cálculo.

Tais elementos de conexão podem variar segundo o tributo em análise e, inclusive, dentro de um mesmo dado tributo, conforme sejam os distintos regimes ou sistemas fiscais aplicáveis.

Exemplo disso, (i) nos impostos prediais predomina, como elemento de conexão, do lugar da situação do imóvel ("locus rei sitae"); (ii) nos impostos sucessórios, por sua vez, destacam-se o lugar da abertura do testamento ou o da situação dos bens [17].

III.4.1- FONTES DOS RENDIMENTOS: FONTE DE PRODUÇÃO E FONTE DE PAGAMENTO

Em continuidade ao que estava sendo observado, no imposto de renda, o elemento de conexão fundamental é o lugar da situação da fonte dos rendimentos, uma vez que permite a divisão, dentro dos rendimentos globais de um contribuinte, entre aqueles que se submetem ou não à aplicação de um dado ordenamento tributário ("locus fontis").

A fonte de produção, ou fonte objetiva, é um conceito econômico, que pressupõe a existência de um nexo causal direto entre a renda e o fato que a determina.

Já a fonte de pagamento, ou fonte subjetiva, é um conceito financeiro, e não está ligado a uma idéia de causalidade, mas sim a uma idéia de origem dos recursos que representam renda para o respectivo beneficiário [18].

III.4.2- ELEMENTOS DE CONEXÃO REAIS

Em precisa definição, Alberto Xavier enuncia que "os elementos de conexão reais são elementos objetivos que respeitam as coisas, definindo o âmbito de aplicação dos tributos direta ou indiretamente relacionados a bens móveis e imóveis, em função da sua localização [19]".

Aplica-se, neste caso, a regra "locus rei sitae", tanto aos tributos em que as coisas ("res") são elemento constitutivo do próprio tipo legal – como nos impostos prediais –, bem como aos que apresentem aspectos conexos ao elemento constitutivo da hipótese de incidência – como nos impostos sobre a renda e o capital –, porquanto a renda está, ainda que indiretamente, associada à propriedade de bens, sejam eles móveis ou imóveis.

III.4.3- ESTABELECIMENTO PERMANENTE.

Aqui se faz apenas uma menção ao presente aspecto.

Ao se conceituar estabelecimento permanente, faz-se necessário apontar duas teorias. Pela teoria da realização, são estabelecimentos permanentes as instalações que adquirem ou realizam diretamente um lucro, tendo, portanto, um caráter imediatamente produtivo. Pela teoria da pertença econômica, adotada, com certas limitações por nossa legislação, sobretudo em decorrência do artigo 5º do Modelo OCDE, estabelecimento permanente é qualquer instalação de uma empresa inserida na economia de um país, voltada, ou não, à atividade produtiva [20].

No entanto, tais definições não bastam. Todavia, por a matéria ensejar estudo aprofundado de temas como matrizes, filiais, sociedades subsidiárias, sociedades coligadas, sociedades controladas, representantes dependentes, etc., sujeitando-se, ainda, às peculiaridades de inúmeras convenções de bitributação, o que está além do escopo do presente estudo, fica aqui dita menção, pela importância que tem o estabelecimento estável ou permanente no Direito Tributário Internacional.


III- Pluritributação INTERNACIONAL

A expressão plutributação internacional não é unívoca na doutrina. Costuma-se encontrar, com maior freqüência, as expressões dupla tributação internacional [21] e bitributação internacional [22].

Por estas expressões mais difundidas, entende-se o fenômeno existente quando da submissão de um sujeito tributário, pelos competentes órgãos estatais de dois Estados, ao pagamento de tributos em razão do mesmo fato gerador da obrigação tributária [23].

A adoção, no presente estudo, da terminologia pluritributação internacional, dá-se apenas por precisão terminológica, na medida em que se apresenta mais abrangente e adequada.

Neste sentido, vale apresentar o conceito de pluritributação internacional trazido por Heleno Tôrres: plutributação internacional é "a legítima exigência a um mesmo sujeito passivo, por dois ou mais Estados soberanos, autônoma e internamente a cada um, de créditos tributários decorrentes da aplicação de tributos materialmente semelhantes, a partir de um mesmo suporte fático" [24].

Posto isso, passemos a outro plano, qual seja, o do conteúdo da definição de plutributação internacional.

Pluritributação é um conceito utilizado no campo do Direito Tributário para se referir aos casos de concursos de normas [25].

Concurso de normas, por sua vez, é a subsunção de um mesmo fato a pelo menos duas distintas previsões normativas. Dessa forma, pode-se dizer que há concurso de normas no Direito Tributário quando um mesmo fato se integra na hipótese de incidência de pelo menos duas normas tributárias materiais diferentes, originando mais de uma obrigação tributária.

Dois são, portanto, os elementos que compõem a pluritributação internacional: a identidade do fato e a pluralidade de normas.

Tem-se identidade do fato quando coexistem quatro elementos: (i) identidade do objeto; (ii) identidade do sujeito: exige-se, para a caracterização da pluritributação, a identidade do sujeito passivo da obrigação tributária, diferenciando-se, dessa forma, a dupla tributação jurídica, em que há essa identidade, da dupla tributação econômica, em que há diversidade de sujeitos; (iii) identidade do período tributário: aplicável apenas aos impostos periódicos por natureza; (iv) identidade do imposto.

No entanto, considerando a diversidade dos sistemas tributários, os elementos acima referidos não devem ser examinados com muita rigidez [26].

Quanto à pluralidade normativa convém destacar que decorre da existência de mais de uma soberania tributária. Entende-se por soberania tributária o poder de estabelecer um sistema tributário autônomo [27]. O concurso do exercício de duas ou mais soberanias tributárias é elemento essencial da pluritributação, seja ela em plano interno ou em plano internacional. Havendo a concorrência de duas soberanias tributárias, ela pode ser efetiva ou virtual [28], conforme ocorra ou não, na prática, a pluralidade de tributações.

Uma vez mencionados tais aspectos, citemos as figuras que mais se assemelham à pluritributação internacional. São elas: (i) dupla ou pluritributação interna; (ii) dupla tributação econômica e (iii) "bis in idem". Destas figuras a pluritributação se aparta, pois (i) na primeira, o conflito de sistemas tributários ocorre dentro de um único Estado tributariamente soberano; (ii) na segunda, não há identidade do sujeito passivo; e (iii) na última, não há pluralidade de soberanias tributárias [29].

Posto isso, entendemos que as conseqüências mais visíveis e importantes da pluritributação internacional são de natureza econômica, apesar de tal fenômeno jurídico ter conseqüências de natureza financeira, cultural, social e político, apresentando grandes reflexos no plano da justiça.

A pluritributação internacional prejudica as atividades econômicas internacionais, uma vez que impacta nos fluxos de capitais e de pessoas, nas transferências de tecnologia e cultura e no intercâmbio de bens e serviços.

Existem diversas medidas, unilaterais, bilaterais e multilaterais, adotadas com o objetivo de minimizar os efeitos da pluritributação internacional.

Embora mais facilmente adotadas, as medidas unilaterais, tais como adoção de diferentes critérios ou elementos de conexão, como foi visto, são normalmente ineficazes, e por vezes inadequadamente utilizadas. São, portanto, dado seu caráter limitado e dada a grande diversidade e complexidade dos sistemas tributários, insuficientes [30].

Atualmente, as convenções bilaterais constituem a via mais apropriada e conveniente para solucionar o problema da pluritributação internacional, especialmente porque, por meio delas, os Estados limitam os respectivos poderes tributários de modo consideravelmente mais amplo e, ao mesmo tempo, mais detalhado, do que estariam dispostos a fazê-lo indiscriminadamente. Todavia, elas também podem apresentar desvantagens, como, principalmente, a de não eliminar complemente o fenômeno ou os seus efeitos. Sobre as medidas bilaterais para minimização dos efeitos da pluritributação internacional mais se verá adiante.

Finalmente, as convenções multilaterais, que são ainda em número bastante reduzido, versando apenas sobre alguns poucos objetos, como, por exemplo, veículos automotores. Isto porque é considerável a dificuldade de obter soluções adequadas aos interesses e peculiaridades de cada um dos Estados contratantes.


Iv-convenções contra a bitributação internacional e problemas de qualificação em sua aplicação

O problema da pluritributação ocorre porque os países podem adotar estruturas diversas no que concerne à tributação de rendimentos. A princípio, podem os estados adotarem duas estruturas de tributação: a baseada no princípio da universalidade – pelo critério da nacionalidade ou da residência – e a baseada no princípio da territorialidade – pelo critério da fonte [31].

Países que possuem um evoluído sistema de tributação com elementos de conexão de natureza pessoal, adotam o princípio da universalidade, tributando todos os rendimentos dos sujeitos que possuam uma relação de natureza pessoal com este país, seja por nacionalidade, seja por residência, independentemente do local onde foram realizados ou produzidos tais rendimentos.

Neste sentido, uma empresa multinacional que esteja sediada num país que adote este sistema de tributação terá, provavelmente, tributados os rendimentos produzidos em outros países por suas filiais. Também serão tributados os rendimentos auferidos por uma filial de uma empresa multinacional estabelecida num país que adote este princípio, porquanto a legislação interna conceitua como residente ou como nacional aquela empresa que possua um estabelecimento permanente em seu território.

De modo diverso, países que adotam um sistema de tributação voltado para os elementos de natureza objetiva, adotam o princípio da territorialidade, tributando os rendimentos produzidos no território deste Estado e privilegiando a fonte do rendimento exclusivamente interna.

Dessa forma, uma empresa multinacional que tenha filial neste país terá tributado os seus rendimentos produzidos por este estabelecimento.

Além deste quadro apresentado, divergências de interpretação de dispositivos dos acordos de bitributação ou de qualificação [32] de rendimentos ou pessoas por parte dos Estados que celebram tais convenções, são outra causa do problema da pluritributação.

Os elementos de conexão têm um papel fundamental dentro das convenções celebradas com o intuito de minimizar a pluritributação internacional, qual seja, o de localizar o direito aplicável à uma determinação situação, vale dizer, identificar o vínculo de um fato qualquer a determinado sistema jurídico.

Embora possam ser de distintas características, como foi visto, no Direito Internacional Privado brasileiro são utilizados o domicílio, a nacionalidade, o território, o foro, etc. como elementos de conexão para a determinação da lei aplicável.

Apesar de as normas de conflito precisarem de elementos de conexão, tanto no Direito Internacional Privado, quanto no Direito Tributário Internacional, há que se ressaltar uma distinção em relação ao sentido do instituto nos dois ramos do Direito. Por esse motivo é que se encontram distintas definições para a expressão elemento de conexão.

No âmbito do Direito Internacional Privado, o elemento de conexão é visto como uma expressão legal de conteúdo variável, de efeito indicativo, que possibilita a determinação do direito que deve tutelar a relação jurídica em questão.

No plano do Direito Tributário Internacional, como foi visto [33], o elemento de conexão é o elemento de previsão normativa que, determinando a "localização" de uma situação da vida num certo ordenamento tributário, tem como efeito típico determinar o âmbito de aplicação das leis desse ordenamento a essa mesma situação.

Assim, para o Direito Internacional Privado, o elemento de conexão tem por função de indicar a legislação aplicável, dentre aquelas possíveis, para a situação que se apresenta, enquanto que, para o Direito Tributário Internacional, o elemento de conexão ë utilizado para determinar o âmbito de aplicação da legislação de apenas um Estado.

Dessa maneira, no âmbito do Direito Tributário, é possível definir, de modo sintético, elemento de conexão como sendo uma situação, um fato ou um evento previsto em lei que vincula determinado fato gerador de obrigação tributária ao ordenamento jurídico de um Estado.

Os acordos internacionais para evitar a bitributação, comumente denominados Tratados de Dupla Tributação - TDT, nomenclatura esta derivada da expressão anglo-saxônica Double Treatment Taxation – DTT, são convenções bilaterais celebradas por, ao menos, dois Estados dotados de soberania tributária, que têm por finalidade a eliminação ou, pelo menos, a redução, dos efeitos do danoso e relativamente comum fenômeno da bitributação da renda e do patrimônio.

Estas convenções têm como conteúdo normas de determinação da competência tributária em relação aos rendimentos nelas referidos, atribuindo-a ora a um, ora a outro, ou até a ambos os Estados contratantes, neste caso havendo compensação do imposto pago no outro Estado contratante. O objeto destas convenções é a resolução de conflitos fiscais no âmbito internacional.

Diferentemente do Direito Internacional Privado, porém, mencionados conflitos não consistem em decidir entre as várias ordens jurídicas. As normas de conflitos do Direito Tributário Internacional regulam a questão de um Estado poder impor tributos, cabendo exclusivamente ao direito interno do Estado resolver como será exercido o direito de tributação assim atribuído.

As normas de conflitos das convenções tributárias internacionais são, pois, dispositivos mediante os quais dois Estados atribuem a competência tributária sobre determinado bem a um dos Estados, a fim de evitar a bitributação. Não são, pois, normas de conflitos, propriamente ditos, mas sim normas de delimitação e atribuição de competência tributária [34] [35].

Assim, no campo do Direito Internacional Privado, o problema das qualificações diz respeito aos elementos de conexão, ou seja, os elementos estrangeiros vinculados a duas ou mais legislações, de soberanias distintas, em conflito [36].

Já no plano do Direito Internacional Privado brasileiro se utilizam o território, a nacionalidade, o domicílio, a obrigação, a vontade individual, o foro, etc. como elementos de conexão para determinar a lei aplicável [37].

No Direito Tributário Internacional, por sua vez, a expressão "elemento de conexão" refere-se a determinado evento, ao qual a norma de conflitos vincula a atribuição da competência tributária. Os principais elementos de conexão utilizados nas convenções contra a bitributação internacional são: domicílio e residência, sede e direção, estabelecimento permanente, situação do bem, fonte do rendimento, país de origem ou do destino, e, raramente, a nacionalidade [38].

Pelo que foi exposto, observa-se a importância da correta qualificação dos rendimentos auferidos por residente e domiciliado no exterior para sua devida subsunção às normas de atribuição de competência fiscal, constantes das convenções internacionais para evitar a bitributação internacional. Qualificações errôneas podem levar à pluritributação, em flagrante desrespeito à finalidade das convenções internacionais, as quais são hierarquicamente superiores à legislação interna brasileira, nos termos do artigo 98 da Lei n.º 5.172 – Código Tributário Nacional [39] [40].


V-conclusão

Como foi dito, o tema da pluritributação internacional tem adquirido considerável importância nos últimos anos, sobretudo pela intensificação, em extensão e em profundidade, das estruturas inerentes à globalização econômica.

O fenômeno da pluritributação internacional, eminentemente jurídico, ainda que apresente substantivas repercussões sociais, econômicas e políticas, resulta das relações que ultrapassam as fronteiras de Estado, em conjugação com critérios diferentes de delimitação da competência tributária internacional, ou com o mesmo critério, se definido, em cada Estado, de maneira diferente. Toca, portanto, nos importante planos da soberania estatal e da soberania fiscal.

Insere-se, ainda, no plano em que se interpenetram Direito Interno e Direito Internacional (Direito Tributário Nacional, Direito Tributário Internacional e Direito Internacional Privado).

É nuclear, no tema em análise, o conceito de elemento de conexão, entendido como uma situação, um fato ou um evento previsto em lei que vincula determinado fato gerador de obrigação tributária ao ordenamento jurídico de um Estado.

Destacam-se, neste contexto, as características e as classificações dos elementos de conexão, que servem como fundamento para a correta, e necessária, interpretação e aplicação dos instrumentos destinados a minimizar os efeitos do fenômeno em tela, sejam eles unilaterais, como os critérios de conexão, sejam eles bilaterais, como as convenções internacionais – TDT – para evitar a bitributação, sejam eles multilaterais, ainda que escassos e restritos.

Posto isso, faz-se necessário um adequado conhecimento a respeito do tema da pluritributação internacional, objeto do presente estudo, na medida em que tal fenômeno se apresenta como um importante obstáculo às relações internacionais, das mais variadas naturezas, uma vez que oneram excessivamente uma atividade exercida no âmbito internacional, implicando grave afronta aos princípios da igualdade e da capacidade contributiva, tendo, ainda, conseqüências bastante perniciosas, como é o exemplo das condenáveis práticas da evasão e da sonegação fiscal, no plano internacional.


VI-BIBLIOGRAFIA

BELLAN, Daniel Vitor, O Instituto da Qualificação no Direito Tributário Internacional in Revista Dialética de Direito Tributário v. 120, São Paulo, 2002, pp. 43-59.

BORGES, Antônio de Moura, Considerações Sobre a Dupla Tributação Internacional, Jus Navigandi, Teresina, a. 5, n. 51, out. 2001, disponível on-line in http://jus.com.br/artigos/2088 [20/08/2008].

CARVALHO, Paulo de Barros, Curso de Direito Tributário, 16ª ed., São Paulo, Saraiva, 2004.

HUCK, Hermes Marcelo, Evasão e elisão. Rotas Nacionais e Internacionais do Planejamento Tributário, São Paulo, Saraiva, 1997.

OCDE. Modelo de convenio de doble imposición sobre la renta y el patrimônio, Informe 1977 del Comité Fiscal. Madrid, Instituto de Estudios Fiscales, 1978.

ROTHMANN, Gerd Willi, Problemas de qualificação na aplicação das convenções contra a bitributação internacional in Revista Dialética de Direito Tributário v. 76, São Paulo, 2002, pp. 33-43.

SAMPAIO DÓRIA, Antônio Roberto, Elisão e evasão fiscal, 2ª ed., São Paulo, Bushatsky, 1977.

SCHOUERI, Luís Eduardo, Planejamento fiscal através de acordos de bitributação, in Justiça Tributária: direitos do fisco e garantias dos contribuintes nos atos da administração e no processo tributário, São Paulo, Max Limonad, 1998.

TORRES, Heleno Taveira, Pluritributação internacional sobre a renda das empresas, 2ª ed., São Paulo, Revista dos Tribunais, 2001.

XAVIER, Alberto, Direito Tributário Internacional do Brasil, 5ªed., Rio de Janeiro, Forense, 2002.

______________, Planejamento fiscal e interpretação da lei tributária, São Paulo, Dialética, 1998.

______________, Tipicidade da tributação, simulação e norma antielisiva, São Paulo, Dialética, 2001.


Notas

  1. Em precisa definição, a ser analisada adiante, Alberto Xavier assevera: "elemento de conexão é o elemento da previsão normativa que, determinando a ‘localização’ de uma situação da vida num certo ordenamento tributário, tem como efeito típico determinar o âmbito de aplicação das leis desse ordenamento a essa mesma situação" in A. XAVIER, Direito Tributário Internacional do Brasil, 5ª ed., Rio de Janeiro, Forense, 2002, p. 218.
  2. Nesse sentido, vale lançar olhos sobre o prefácio do Professor Eros Roberto Grau à obra do Professor Hermes Marcelo Huck, a qual se mostra de grande valor não só ao campo do Direito Econômico Internacional, mas também ao campo do Direito Tributário Internacional. H.M.HUCK, Evasão e Elisão. Rotas Nacionais e Internacionais do Planejamento Tributário, São Paulo, Saraiva, 1997.
  3. Acerca da expressão Direito Tributário Internacional, bem como de sua diferenciação didática em relação ao chamado Direito Internacional Tributário, trata, com notável acerto, o Professor Heleno Taveira Tôrres. H.T.TORRES, Pluritributação internacional sobre as rendas das empresas, 2ª ed. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2001, pp. 52-60.
  4. Definição apresentada por Alberto Xavier in A. XAVIER, op. cit., p. 218.
  5. Nesse sentido, A. XAVIER, op. cit., p. 218.
  6. Para um estudo mais aprofundado sobre o tema da evasão e da elisão fiscal internacional, ver H.M. HUCK, op. cit., e H.T.TORRES, op. cit. e A.XAVIER, op. cit..
  7. A.XAVIER, op. cit., pp. 218-219.
  8. A.XAVIER, op. cit., pp. 218-219.
  9. A.XAVIER, op. cit., pp. 218-219.
  10. Acerca do assunto, detalham, com destacado acerto, Alberto Xavier in A. XAVIER, op. cit., pp. 239-251 e Heleno Tôrres in H.T.TORRES, op. cit., pp. 118-169.
  11. A.XAVIER, op.cit., p. 245.
  12. Cf. A.XAVIER, op. cit., p. 247.
  13. Cf. A.XAVIER, op. cit., p. 245.
  14. Melhor tratamento será dado infra.
  15. A. XAVIER, op. cit., pp. 266-267, assevera que na determinação da residência de uma pessoa física deve ser realizado um conjunto de testes, ‘em ordem serial’, nos moldes do artigo 4º do Modelo OCDE.
  16. Cf. A.XAVIER, op. cit., p. 267.
  17. Cf. A.XAVIER, op. cit., p. 269.
  18. Cf. A.XAVIER, op. cit., p. 270.
  19. A. XAVIER, op. cit., p. 272.
  20. Cf. A. XAVIER, op. cit, pp.547-548.
  21. Nesse sentido, A.XAVIER, op. cit. p. 31.
  22. Assim o faz o Professor Gerd Willi Rothmann in G.W.ROTHMANN, Problemas de qualificação na aplicação das convenções contra a bitributação internacional in Revista Dialética de Direito Tributário v. 76, São Paulo, 2002, pp. 33-43.
  23. A definição formulada pelo Comitê Fiscal da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, quando da elaboração do modelo de convenção sobre dupla tributação em matéria de impostos sobre a renda e o patrimônio é a seguinte: "O fenômeno da dupla tributação jurídica internacional pode definir-se, de forma geral, como o resultado da percepção de impostos similares em dois ou mais Estados, sobre um mesmo contribuinte, pela mesma matéria imponível e por idêntico período de tempo" in OCDE. Modelo de convenio de doble imposición sobre la renta y el patrimônio, Informe 1977 del Comité Fiscal. Madrid, Instituto de Estudios Fiscales, 1978.
  24. H.T.TORRES, op. cit., p. 400.
  25. Cf. A.XAVIER, op. cit., p. 31.
  26. Estão de acordo, quanto a esta afirmação, o Procurador da Fazenda Nacional Antônio de Moura Borges in A.M. BORGES, Considerações Sobre a Dupla Tributação Internacional, Jus Navigandi, Teresina, a. 5, n. 51, out. 2001, disponível on-line in http://jus.com.br/artigos/2088 [20/08/2008], e Alberto Xavier in A.XAVIER, op. cit., p. 33.
  27. A.M.BORGES, op. cit..
  28. Além destas classificações de pluritributação (efetiva ou virtual), pode-se classificar este fenômeno segundo outros critérios. A.M.BORGES, op. cit., nesse sentido, assim discorre: a pluritributação internacional pode ser classificada de acordo com o critério da vontade dos entes impositores, podendo, neste caso, ser intencional ou não-intencional; segundo o critério do número de tributações, pode ser simples ou composta; de acordo com a posição hierárquica dos entes tributadores, pode ser vertical, horizontal ou oblíqua.
  29. Sobre tais distinções, ver H.T.TORRES, op. cit., pp. 371-416.
  30. Sobre este aspecto, ver A.M. BORGES, op. cit..
  31. Acerca do tema, ver H.T.TORRES, op. cit., pp. 61-92.
  32. Sobre a problemática da interpretação e da qualificação no Direito Tributário Internacional, ver trabalho de Daniel Belan, que diferencia interpretação de qualificação, e apresenta comentários às principais teorias de qualificação no Direito Tributário, in D.V.BELAN, O instituto da qualificação no Direito Tributário Internaional, in Revista Dialética de Direito Tributário, v. 120, São Paulo, 2005, pp. 43-59.
  33. Ver nota 4, supra.
  34. Diferente é o entendimento de Alberto Xavier, para quem as normas de delimitação do Direito Tributário Internacional são verdadeiras normas de conflitos, que têm por função resolver um conflito entre sistemas jurídicos, in A.XAVIER, op. cit. p. 68.
  35. Sobre o tema, com bastante propriedade, assevera Rothmann que o "(...) o Direito Internacional Privado trata de uma escolha de direito, enquanto que o Direito Tributário Internacional cuida de uma delimitação do direito, estabelecendo normas de delimitação ou atribuição de competência tributária. (...) As normas de conflitos do Direito Tributário Internacional limitam-se a indicar qual é a legislação tributária aplicável, nunca impondo a legislação do direito estrangeiro dentro do território nacional" (grifo nosso) in G.W.ROTHMANN, op. cit., p. 34.
  36. Cf. G.W.ROTHMANN, op. cit., p. 34.
  37. Cf. G.W.ROTHMANN, op. cit., p. 34.
  38. Cf. G.W.ROTHMANN, op. cit., p. 34.
  39. É o conteúdo do artigo 98: "Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha".
  40. Com a finalidade de confirmar a posição de supremacia dos tratados internacionais, sob a perspectiva tributária, especialmente em referência ao imposto de renda, o artigo 997 do RIR/99 dispôs que os tratados internacionais, celebrados pelo governo brasileiro e devidamente inseridos em nosso ordenamento jurídico, no âmbito do Direito Tributário, devem prevalecer sobre as regras estabelecidas pela legislação interna.

Autor


Informações sobre o texto

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MALUF, Paulo José Leonesi. Pluritributação internacional e elementos de conexão no Direito Tributário. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 13, n. 1883, 27 ago. 2008. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/11652. Acesso em: 29 mar. 2024.