Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/30039
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Lançamento de livro: Bakhtin e o Direito uma abordagem transdisciplinar

Lançamento de livro: Bakhtin e o Direito uma abordagem transdisciplinar

Publicado em . Elaborado em .

TRATA DA LIGAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E A TEORIA DA LINGUAGEM DE MIKHAIL BAKHTIN E O MUNDO JURÍDICO. DESENVOLVIMENTO INÉDITO NO BRASIL.

LANÇO O LIVRO : "BAKHTIN E O DIREITO UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR", PELA EDITORA NÚRIA FABRIS

LINK: http://www.livrariafabris.com.br/site/produtoDetalhe.asp?idProduto=8698&idProdutoGrupo=0&idProdutoSubGrupo=0

Este trabalho faz uma aproximação interdisciplinar entre as teorias linguísticas e filosóficas de Mikhail Bakhtin e variadas questões do Direito dentre as quais a indeterminação da linguagem em geral, e jurídica em particular, sempre em busca de uma segurança que acaba cedendo espaço a uma maleabilidade necessária na comunicação dos atores. Outro aspecto relevante é o problema da linguagem técnica dos profissionais e acadêmicos em contraste com a linguagem vernacular e popular. Esses e outros encontros e desencontros que tornam a comunicação no mundo jurídico algo interessante e com efeitos práticos muito importantes, povoam este trabalho pioneiro no Brasil de ligação entre Bakhtin e a esfera do Direito. O leitor não se arrenderá de conhecer o autor russo e, por meio de suas teorias em contato com a dinâmica jurídica, desenvolver um pensamento crítico sobre o pensar e o fazer nessa seara da atividade humana.


Autor

  • Eduardo Luiz Santos Cabette

    Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.