Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/31687
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Como um advogado autônomo pode se beneficiar de aplicativos móveis?

Como um advogado autônomo pode se beneficiar de aplicativos móveis?

Publicado em . Elaborado em .

Você sabia que muitos advogados autônomos já estão fazendo uso de aplicativos móveis?

Como um advogado autônomo pode se beneficiar de aplicativos móveis?

Você sabia que muitos advogados autônomos já estão fazendo uso de aplicativos móveis? Escritórios virtuais de advocacia, gestão de tarefas, de projetos, agenda, gestão de casos de clientes, dentre tantos outros pontos foram facilitados por essas ferramentas. Elas são ainda mais úteis para os autônomos que ainda não possuem um escritório montado e precisam se desdobrar para ter tudo organizado e todos os atendimentos em dia. Veja porque aplicativos podem ser úteis no seu dia a dia

Gestão de casos e de clientes

Alguns aplicativos permitem que documentos sejam armazenados, ficando com os documentos mais importantes dos casos a serem trabalhados sempre a mão. Além disso, permitem que eles sejam separados em pasta, facilitando a localização dos mesmos.

Agenda

Datas de audiência, visitas a empresas ou demais clientes podem ser organizados em apps. Com isso, caso você não tenha um escritório com secretária à disposição, poderá organizar sua própria agenda e consultá-la sempre que precisar, em seu próprio celular.

Tempo de trabalho x faturamento

Alguns deles permitem que você saiba qual o seu timesheet. Isso, muitas vezes, passa despercebido por trabalhadores liberais, como advogados. Principalmente quando não há um escritório físico, ou seja, a pessoa não tem um horário de trabalho determinado e faz todos os processos em casa.

Compartilhamento de documentos com clientes

Nesse caso, quando você precisa enviar algo produzido para que o cliente leia, imprima, assine e entregue para anexar ao processo, você poderá fazer isso pelo próprio aplicativo. Tudo isso graças ao cadastro de clientes e possibilidade de envio de arquivos pelo seu smartphone. É possível também que o próprio cliente acesse o "escritório virtual" do advogado e acompanhe sozinho seus processos.

Despesas

Outro ponto interessante é o rastreamento de despeças e agendamento das mesmas que alguns aplicativos oferecem. Através dessa comodidade, você se lembrará de pagar taxas e impostos mensais ou anuais.

Serviços para escritórios virtuais de advocacia

Ideal para quem quer ou já trabalha com serviços jurídicos online, dando assistência aos clientes pela internet. Uma forma barata para quem está começando, pois precisará de um computador conectado para interagir e orientar aos clientes.

Além de gestão de casos e de faturamento, há recurso de automação e de procedimentos de admissão de clientes e facilidades como bibliotecas jurídicas online. O diálogo entre cliente e profissional pode ser realizado através do app, garantindo que tudo fique gravado facilitando a consulta e posterior desenvolvimento da solicitação.

Emissão de alertas

Para estar sempre em dia com os compromissos, há emissão de alertas lembrando-o de novas tarefas a serem realizadas ou compromissos de processos de sua responsabilidade.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.