Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/33765
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Aspectos principais da CISG (United Nations Convention on Contracts for the International Sale of Goods)

Aspectos principais da CISG (United Nations Convention on Contracts for the International Sale of Goods)

Publicado em . Elaborado em .

Ao pretender eliminar os obstáculos jurídicos às relações internacionais, a CISG visa a promoção do desenvolvimento do comércio internacional, já que há um padrão equitativo às transações, de modo a impulsionar tais trocas, mediante a diminuição de custos e riscos.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com dados disponibilizados pela Organização das Nações Unidas, estima-se que mais de dois terços das transações internacionais de mercadorias sejam reguladas pela Convenção de Viena de 1980 (CISG – United Nations Convention on Contracts for the International Sale of Goods), incluindo os contratos realizados com parceiros importantes do Brasil, como a China e Estados Unidos.

A CISG prevê um padrão uniforme e equitativo para contratos de venda de mercadorias, constituindo uma padronização moderna e tornando a relação comercial previsível, já que muitas vezes não se fazia claro qual lei deveria ser aplicada nestes tipos de comercializações.

Consequentemente, os custos legais inerentes a tais operações serão diminuídos, uma vez que, até mesmo antes de observar substancialmente o que está sendo discutido, não será necessário avaliar qual regime jurídico é aplicável, pois a CISG criou regras padronizadas para tanto.

Entretanto, ressalte-se que a CISG é um instrumento flexível que possibilita que as próprias partes contratantes optem por disposições diversas das previstas na Convenção, havendo a possibilidade de escolha da aplicabilidade de determinada legislação para a relação contratual. Ainda, a CISG prevê orientação quando o contrato não faz menção à lei aplicável.

Por este artigo, pretendemos apresentar um panorama sobre a CISG, incluindo seus principais aspectos.


2. PROCEDIMENTO DE APROVAÇÃO DE TRATADOS NO BRASIL

Os tratados internacionais podem ser ratificados ou aderidos. Entende-se por ratificação o ato pelo qual o chefe de estado assina o tratado internacional no ato da própria discussão e elaboração do mesmo. Desta forma, a ratificação ocorre quando da formação do tratado internacional. Por outro lado, a adesão ou aceitação[1] são as manifestações de vontade em obrigar-se pelo tratado internacional realizadas após a entrada em vigor do mesmo.

Após a adesão ou ratificação do tratado, uma mensagem é enviada pelo Presidente da República, juntamente com uma Exposição de Motivos elaborada pelo Ministro das Relações Exteriores e com o texto de inteiro teor do tratado internacional submetido à apreciação dos órgãos legislativos.

A tramitação da referida mensagem será iniciada pela Câmara dos Deputados, na qual haverá a elaboração de um projeto de decreto legislativo. Caso o mesmo for aprovado pela casa e pelas Comissões, será encaminhado ao Senado Federal para votação e, se aprovado, será promulgado e publicado. De acordo com Francisco Rezek[2], a não aprovação do tratado internacional pelo Congresso Nacional colocará termo ao processo, não devendo a questão ser encaminhada ao Senado.

Após a aprovação na esfera legislativa, o Presidente da República deverá aderir ou ratificar o tratado, depositando-o no órgão competente (no caso da CISG o Secretário Geral das Nações Unidas é o depositário designado para a aceitação da Convenção, nos termos do artigo 89) e promulgando decreto executivo.

Destaque-se que a vigência do tratado no plano internacional dá-se pela ratificação ou a adesão. Por outro lado, a vigência do tratado no plano nacional dá-se pela promulgação de decreto executivo, com exceção dos tratados de direitos humanos, cuja aplicação é imediata desde a ratificação.


3. CRONOGRAMA DE APROVAÇÃO DA CISG PELO BRASIL

A CISG entrou em vigor em 11 de abril de 1980 e o Brasil é o 79º país a aderir referida Convenção.

Com relação à adesão brasileira, a mensagem da Presidente Dilma foi encaminhada à Câmara dos Deputados em 04 de novembro de 2010, teve seu projeto de decreto legislativo aprovado pela Câmara dos Deputados em 08 de maio de 2012 e pelo Senado Federal em 16 de outubro de 2012, o qual foi publicado no Diário Oficial da União em 19 de outubro de 2012[3].

Em 04 de março de 2013 foi depositado junto ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o instrumento de adesão do Brasil à Convenção de Viena de 11 de abril de 1980. O Decreto Executivo nº 8.327 de 16 de outubro de 2014 determina a promulgação da CISG, o qual entrou em vigor na data de sua publicação, qual seja, 17 de outubro de 2014[4].

Desta forma, concluímos que em plano internacional a CISG entrou em vigor em 01 de abril de 2014 (primeiro dia do mês seguinte ao término do prazo de 12 meses, contado da data que houver sido depositado o instrumento de adesão) e entrou em vigor no plano nacional em 17 de outubro de 2014.


4. APLICABILIDADE DA CISG

O Artigo 1 da CISG determina sua aplicabilidade aos contratos de compra e venda de mercadorias celebrados entre partes que tenham o seu estabelecimento em Estados diferentes quando: (i) estes Estados sejam Estados contratantes; e (ii) quando as regras de direito internacional privado conduzam a aplicação da legislação de um Estado contratante.

Entretanto, cabe destacar que mesmo tratando-se de relações internacionais, a CISG não engloba as vendas de mercadorias adquiridas para uso pessoal, familiar ou doméstico; em hasta pública; em execução judicial; de valores mobiliários, títulos de crédito e moeda; navios, embarcações, aerobarcos e aeronaves e de eletricidade, devendo a compra e venda destas mercadorias serem submetidas às normas aplicáveis de acordo com o direito internacional privado dos países contratantes.

A CISG dispõe sobre regras para a formação dos contratos, bem como direitos e obrigações dos compradores com relação aos vendedores, tendo como pressuposto basilar os princípios da autonomia das partes e da razoabilidade.

Por fim, cabe destacar que, com exceção de determinadas disposições pontuais e expressas na Convenção, esta não diz respeito à validade e efeitos do contrato ou das suas cláusulas, tampouco dos usos ou costumes aplicados.


5. PRINCIPAIS PRINCÍPIOS DA CISG

A CISG determina que nas questões omissas por referida Convenção sejam aplicados os princípios gerais de direito e, caso não seja possível, aplicar-se-á a legislação internacional privada.

A CISG possui caráter internacional, ou seja, as características de suas regras devem sempre ser consideradas ao se aplicar todo e qualquer método de interpretação. Nesse sentido, a CISG prevê o princípio da interpretação autônoma, pelo qual os significados dos termos utilizados pela Convenção devem ser entendidos independentemente de qualquer conceito determinado em quaisquer outras leis nacionais.

É importante mencionar que a interpretação autônoma presente na Convenção refere-se à uma definição negativa, uma vez que nenhum conceito externo pode ser utilizado para a interpretação da Convenção, mas, por outro lado, está adstrito à uma definição positiva, uma vez que a CISG é interpretada de acordo com suas próprias diretrizes, disposições e princípios.

Destaque-se que as soluções previstas na CISG devem ser imprescindivelmente aceitas em sistemas jurídicos e tradições diferentes, uma vez que a mesma deverá ser aplicada nas relações entre países distintos.

A Convenção também inclui em suas disposições a autonomia da vontade, que constitui princípio estritamente relacionado à liberdade de contratar, ou seja, a liberdade dos contratantes em disciplinar seus próprios interesses por meio do acordo de vontades.

O princípio da autonomia da vontade é amplamente verificado na Convenção quando se admite a possibilidade de exclusão da aplicação da Convenção ou da modificação e resilição do contrato por simples acordo entre as partes.

Consequentemente, ao ter a liberdade para contratar, entende-se que há igualmente a obrigatoriedade de execução e cumprimento do contrato, uma vez que o mesmo exerce força vinculante entre as partes, ou seja, há a irreversibilidade da palavra empenhada e a obrigatoriedade do contrato[5].

Nesse sentido, a CISG prevê que as partes se vincularão pelos usos e costumes em que tiverem consentido e pelas práticas que tiverem estabelecido entre si, não podendo deixar de cumprir suas obrigações, cabendo a responsabilização por perdas e danos da parte que violou o contrato.

Adicionalmente, a Convenção prevê o princípio do pacta sunt servanda em diversas disposições. Importante mencionar que referido princípio se refere à segurança e intangibilidade dos contratos, uma vez que o previsto no contrato deve ser executado na forma e prazo estabelecido pelas partes. Nesse sentido, a CISG, em seu artigo 30 prevê que o vendedor estará obrigado nas condições previstas no contrato a entregar as mercadorias e transmitir a propriedade sobre elas e, conforme o caso, remeter a documentação respectiva.

Ainda, a Convenção prevê a aplicação do princípio da boa-fé objetiva. Ressalte-se que a boa-fé objetiva deve ser analisada e interpretada observando-se a razoabilidade, ou seja, deve-se verificar se em determinada situação adotou-se um padrão de conduta comum. Em outras palavras, parte-se de uma análise consubstanciada nas condutas do homem médio, de forma a estabelecer um dever de agir de acordo com um padrão social[6].

Discute-se se o princípio da boa-fé nas relações sob a égide da CISG é referente a uma norma geral de comportamento das partes ou se este é referente a uma regra de interpretação. O entendimento majoritário é que o princípio presente no artigo 7, (1) da CISG deve ser entendido como regra de interpretação, uma vez que a CISG é clara em dizer que a interpretação da convenção será regida pela boa-fé no comércio internacional, conforme abaixo:

Artigo 7

(1) Na interpretação desta Convenção ter-se-ão em conta seu caráter internacional e a necessidade de promover a uniformidade de sua aplicação, bem como de assegurar o respeito à boa fé no comércio internacional.


6. PRINCIPAIS DISPOSIÇÕES DA CISG

A CISG é estruturada em quatro partes, quais sejam: Parte I – Campo de Aplicação e Disposições Gerais (artigos 1 a 13); Parte II – Formação do Contrato (artigos 14 a 24); Parte III – Compra e Venda de Mercadorias (artigos 25 a 88); e Parte IV – Disposições Finais (artigos 99 a 101).

Com relação à formação do Contrato, a Convenção determina que a proposta deve ser suficientemente precisa, o que significa dizer que deve haver a designação das mercadorias, expressa ou implicitamente, bem como a fixação da quantidade e preço, ou contenha modo para tal.

Ainda, a proposta deve conter a indicação do proponente em se obrigar caso haja a aceitação da mesma. Importante ressaltar que a proposta é tida como eficaz quando chega ao destinatário e é irrevogável. No entanto, ainda que irrevogável, a proposta pode ser retirada caso a retratação chegue ao destinatário simultaneamente ou antes da proposta (Artigos 14 e 15).

Entretanto, há hipóteses que a proposta não poderá ser revogada, de acordo com o Artigo 16, (2), (a) e (b), quais sejam, quando há fixação de prazo para aceitação, ou por outro modo indicar que seja a proposta irrevogável ou se for razoável que o destinatário a considerasse irrevogável, bem como o mesmo agir confiantemente na proposta recebida.

Adicionalmente, a CISG prevê que a declaração da resolução do contrato de compra e venda de mercadorias somente será eficaz mediante a notificação de uma parte à outra e o mesmo poderá ser modificado ou resilido por acordo entre as partes.

Também, a Convenção determina o que vem a ser violação essencial ao contrato, conforme abaixo:

Artigo 25

A violação ao contrato por uma das partes é considerada como essencial se causar à outra parte prejuízo de tal monta que substancialmente a prive do resultado que poderia esperar do contrato, salvo se a parte infratora não tiver previsto e uma pessoa razoável da mesma condição e nas mesmas circunstâncias não pudesse prever tal resultado.

Nesse sentido, a Convenção prevê em seu artigo 72, (1) que a outra parte poderá declarar a rescisão do contrato caso torne-se evidente que uma das partes incorrerá em violação essencial do contrato antes da data de adimplemento.

Por fim, a CISG também prevê as obrigações do vendedor e do comprador, bem como disposições referentes ao pagamento e recebimento da mercadoria.


7. CONCLUSÃO

Concluímos que a adesão da CISG pelo Brasil consistirá num grande avanço às negociações brasileiras, uma vez que grande parcela do comércio internacional de mercadorias pelo Brasil é realizado com países que aderiram à CISG, incluindo países do Mercosul.

Por haver uma padronização das normas a serem aplicadas à relação entre comprador e vendedor, haverá uma maior previsibilidade e segurança jurídica ao comércio internacional de mercadorias, uma vez que há a diminuição de riscos comumente oriundos da diversidade das legislações e interpretação dos contratos.

Portanto, ao pretender eliminar os obstáculos jurídicos às relações internacionais, a CISG visa a promoção do desenvolvimento do comércio internacional, já que há um padrão equitativo às transações, de modo a impulsionar tais trocas, mediante a diminuição de custos e riscos.


Notas

[1] De acordo com ACCIOLY (Manual de Direito Internacional Público, São Paulo: Saraiva, 2011), adesão e aceitação são institutos sinônimos.

[2] REZEK, Francisco, Direito Internacional Público - Curso Elementar, São Paulo: Saraiva, 2013).

[3] Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2012/decretolegislativo-538-18-outubro-2012-774414-norma-pl.html.

[4] Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8327.htm.

[5] PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil III.12ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003, p. 14-15.

[6] Nesse sentido, o Artigo 8, (1) da Convenção prevê que “Para os fins desta Convenção, as declarações e a conduta anterior, as declarações e a conduta de uma parte devem ser interpretadas segundo o sentido que lhes teria dado uma pessoa razoável, com a mesma qualificação e nas mesmas circunstâncias da outra parte”.



Informações sobre o texto

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

, Deborah H. Grasmann de Carvalho. Aspectos principais da CISG (United Nations Convention on Contracts for the International Sale of Goods). Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4364, 13 jun. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/33765. Acesso em: 29 mar. 2024.