Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/34833
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Queremos o escritório virtual do processo eletrônico!

Queremos o escritório virtual do processo eletrônico!

Publicado em . Elaborado em .

Queremos o escritório virtual do processo eletrônico!

Uma notícia do CNJ a muito nos anima: Está sendo desenvolvido o projeto do escritório virtual do processo eletrônico.

E no que isto impacta para quem usa o processo eletrônico?

Muito. Trata-se da forma que todos os softwares de processo eletrônico no país irão se comunicar, e poderemos ter a famosa interoperabilidade. Leia mais sobre este tema aqui.

Na primeira etapa, os sistemas serão interligados, logo após poderemos ter já a possibilidade de operar em todos os Pje do país através de um único portal e finalmente, todos estarão interligados em único portal.

Ufa, um caminho tão batalhado pela OAB e pela classe dos advogados chega a uma luz no fim do túnel. Resta saber se vão cumprir os prazos para isto, já que o primeiro prazo é em Março de 2015, mas, mesmo assim, já temos uma boa notícia de final de ano.

Divido com vocês a notícia na íntegra:

Escritório Virtual integrará processos em todo o País

02/12/2014 – 13h32

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram esta terça-feira (02/12) o projeto Escritório Virtual do Processo Eletrônico. Quando finalizado, o software desenvolvido pelo CNJ deverá integrar os sistemas processuais dos tribunais brasileiros e permitir ao usuário externo uma porta única de acesso ao Judiciário.

O protocolo conjunto foi assinado pelo presidente do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, e pelo presidente da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, durante a realização da 200ª Sessão Ordinária do Conselho. “O ideal, que nós queremos atingir, é a unificação de todos os sistemas, pois nós não achamos correto nem eficiente que cada tribunal tenha o seu próprio sistema”, assinalou Lewandowski.

A primeira parte do projeto deve ser concluída em março de 2015. “O primeiro passo, evidentemente, é que esses sistemas se comuniquem entre si e, mais do que isso, que os recursos aos tribunais superiores possam ser feitos sem maiores problemas. Então são passos em direção à meta da unificação”, acrescentou o presidente do CNJ.

Além da importância da participação da advocacia no processo de implantação do Escritório Virtual, Coêlho destacou a agilidade que o software trará para a comunidade jurídica. “O diálogo entre os sistemas facilitará a vida dos advogados, dos membros do Ministério Público, da Procuradoria e da Defensoria Pública”, pontuou o presidente da OAB.

A ideia é que o usuário possa acompanhar processos de seu interesse de forma unificada, sem precisar entrar no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) ou nos outros sistemas de controle processual dos diversos tribunais. As informações de todos os processos estarão reunidas em um único endereço na internet, facilitando a busca e o acompanhamento por advogados, procuradores, defensores públicos, membros do Ministério Público e pela população em geral.

Ferramentas – O Escritório Virtual terá fácil operação e acessibilidade. Em um primeiro momento, o usuário poderá fazer consultas em todos os tribunais que já operam o PJe. Posteriormente, o projeto será aprimorado para incluir todos os tribunais participantes do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), previsto na Resolução Conjunta nº 3/2013.

O sistema deverá permitir localização de processos de interesse, a apresentação de qualquer manifestação processual, bem como a entrega de petição inicial.

Débora Zampier
Fred Raposo
Agência CNJ de Notícias

Fonte: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/30273:escritorio-virtual-integrara-processos-em-todo-o-pais

Fundamental esta iniciativa não é mesmo?

Estamos de olho!
____________________________________________________


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.