Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/36727
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Depressão: não jogue embaixo do tapete

Depressão: não jogue embaixo do tapete

Publicado em . Elaborado em .

Depressão. Não jogue embaixo do tapete.

Quando o assunto é depressão, parece que as pessoas se escondem, como se fosse algo que devesse ficar fora do cenário de debates.

É o contrário: Quanto mais conhecermos, mais poderemos esclarecer esta doença que tanto tem atacado colaboradores e/ou sócios, sem importar camada social ou conta bancária.

Muitas vezes confundida com estresse, mas é um diagnóstico que somente pode ser dado por um especialista.

Esqueça os especialistas de plantão, como os pais, colegas, amigos e companheiros de bar. Por mais que as intenções sejam boas e queiram o teu bem, somente alguém treinado poderá lhe dar um diagnóstico e soluções adequadas.

Nosso objetivo aqui é de alerta e também de cuidado, para que possamos identificar pessoas com alguns sintomas e conversar a respeito.

Para auxiliar, divido o artigo abaixo:

12 maneiras naturais para combater a depressão

A doença mental não faz diferenças. Ela está presente em todos os níveis da sociedade não importando a riqueza, a inteligência, o talento, poder ou fama que a pessoa tenha. A depressão desafia a razão e a percepção pode se tornar mais importante do que a realidade.

A pessoa doente pode ter uma visão de realidade distorcida sobre si mesma e sobre o seu lugar no mundo que não deixe nenhuma esperança para a felicidade. A depressão rouba a perspectiva de que existe uma luz no final do túnel e pode conduzir a pessoa à uma situação realmente incapacitante e, em casos extremos, ao suicídio.

A seguir, estão 12 maneiras naturais para ajudar a combater a depressão. Estas 12 dicas oferecem esperança para alguém que esteja muito doente. Entretanto é importante lembrar que todas as sugestões descritas não substituem a necessidade de uma avaliação e acompanhamento profissional.

1. Desenvolva habilidades de pensamento mais racionalizado

Embora a depressão seja um transtorno de humor, a intensidade dos sentimentos apresentados pode ser tão grande que a capacidade de racionalizar a realidade pode ficar distorcida. Desenvolver competências para identificar os pensamentos irracionais que desencadeiam sentimentos também irracionais é uma chave fundamental para combater a depressão.

2. Evite o uso excessivo de álcool ou uso de medicações prescritas por terceiros.

Embora a medicação prescrita por um especialista possa ser ser essencial para algumas pessoas com depressão, a auto-medicação ou mesmo o uso do e álcool podem tornar os sintomas ainda piores. O abuso de substâncias e depressão é uma combinação mortal.

Quando as pessoas se tornam dependentes químicas, por exemplo, os efeitos da depressão são multiplicados e os pensamentos irracionais aumentam, levando a um comportamento doentio e ao mau julgamento da realidade. Quando as pessoas usam drogas e álcool para relaxar ou se sentirem melhores, elas estão minando o controle saudável de suas vidas e, sem perceber, apelam para mais uma fuga temporária. Em vez de lidar com seus sentimentos, elas tentam escapar deles.

O alcoolismo também conduz a mais depressão. O álcool é um depressor, e, depois da anestesia temporária das emoções, ele deixa a pessoa ainda mais depremida. É uma combinação muito grave. O alcoolismo é um dos mais fortes preditores de tentativas de suicídio. De fato, estima-se que as pessoas com depressão com um transtorno de abuso de substâncias são seis vezes mais propensas a cometer suicídio. A forte ligação entre o abuso de drogas e comportamento suicida é uma bandeira vermelha para o suicídio.

3. Fale sobre o assunto!

Aqueles que mantém o silêncio sobre sua depressão o fazem devido ao medo do estigma e da vergonha. No entanto, o isolamento interfere na obtenção de uma rotina mais saudável, mais objetiva e rica em perspectivas. Contar com uma rede de apoio (família, amigos) para compartilhar seus pensamentos mais sombrios e sentimentos pode ajudar a diminuir a sensação de desesperança e o isolamento.

O esforço para se conectar e compartilhar pensamentos e sentimentos pode ajudar enormemente. A conexão com os outros é um dos antídoto da depressão. Esteja perto de pessoas positivas e que ofereçam apoio, companhia e um ouvido amigo.

4. Não seja orgulhoso (a) demais para buscar ajuda profissional.

Uma atmosfera de apoio sem julgamento pode ser fundamental na superação da depressão. Admitir que você precisa de ajuda é o primeiro passo para ajudar a si mesmo. Embora muitos indivíduos deprimidos se sintam fracos e desmotivados para pedir ajuda, fazê- lo é um sinal de coragem e força, nunca de fraqueza. Além disso, os terapeutas podem não só dar apoio, mas também podem oferecer aos clientes as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de habilidades importantes da vida que também ajudam no combate a depressão. Habilidades que auxiliam no gerenciamento do estresse e da raiva, melhora nos pensamentos doentios e melhora na comunicação são alguns exemplos de habilidades que podem ser aprendidas. O psicoterapeuta oferece mais do que um ouvido simpático e bom senso – ele oferece dicas e ferramentas de um profissional treinado para ajudar os clientes a aprender os passos para viver melhor.

5. Mantenha-se ativo (a).

Mesmo que você precise se arrastar, desenvolva algum plano para ter atividades durante o dia. Disciplina e proatividade são excelentes para ajudar a levantar o humor e podem ajudar indivíduos deprimidos a melhorarem sua sensação de autossuficiência e competência. Quando as pessoas estão deprimidas, elas muitas vezes se sentem sobrecarregadas e não têm a mesma energia de antes.. No entanto, ficar só parado (a) só aumenta a depressão e a negatividade. fazer algo, mesmo que contra a vontade, pode fazer maravilhas para o humor. O slogan da Nike: “Just Do It” é uma ótima maneira de combater a depressão naturalmente. Pró-atividade está relacionada com autoestima.

6. Desenvolva hábitos de vida saudáveis.

Bons hábitos como comer bem e fazer exercícios físicos regularmente são incompatíveis com a depressão. O próprio exercício é uma ótima maneira de ajudar a combater a depressão, liberando endorfinas e não só mantendo o metabolismo ativo, mas também nos ajudando a aumentar  o domínio sobre nossos corpos e vidas. Nos sentimos melhores, mais bonitos, melhoramos o peso e aumentamos a estima quando cuidados de nós mesmos. Da mesma forma, muitos estudos têm mostrado uma ligação forte entre comer bem e se sentir bem. Dietas moderadas e equilibradas com muitas frutas e vegetais frescos, ricos em nutrientes e pobres em açúcar e gorduras em excesso, ajudam a regular o nosso humor.

Já o consumo excessivo de alimentos refinados e açúcares têm sido associado à depressão. A depressão também tem sido associada ao fumo, bem como ao consumo excessivo de cafeína que pode também levar a um aumento da ansiedade.

7. Perdoe-se por não saber antes o que você sabe hoje.

Os indivíduos deprimidos são frequentemente assombrados pela culpa. Culpa por erros do passado, culpa por alguma falha ou por não ser “bom o suficiente” são exemplos da infinita variedade de pensamentos que as pessoas deprimidas têm.

Ficar preso (a) em arrependimentos passados é um caminho direto para a depressão. Pelo contrário, é crucial aprender com os arrependimentos e construir algo produtivo e. Esse será o trampolim para sucessos futuros e para a sabedoria.

8. Lembre-se de seus sucessos e realizações.

As pessoas deprimidas frequentemente não se concentram em seus sucessos e sim em seus fracassos, e essas expectativas são impossíveis de manter ao longo do tempo. Não importa o sucesso que alguém já tenha atingido,quando a depressão bate a pessoa pode sentir que apenas falhou na vida. Eles se sentem responsáveis ​​por coisas ruins que aconteceram e muitas vezes realmente acreditam que as pessoas ficarão melhores sem eles. (argumento fortemente usado por pessoas que pensam em suicídio)

9. Mantenha a esperança viva.

O ato de suicídio é um ato de desespero. O suicídio é uma solução permanente para problemas temporários, e as pessoas que estão em profundo desespero sentem que não há nenhuma maneira de superar essa fase. Ajudar as pessoas a ver que há esperança para que as coisas melhorem é um dos melhores presentes que você pode dar a uma pessoa deprimida ou a si mesmo se você luta contra a depressão. Às vezes é preciso o ato concreto de realmente escrever o que é positivo ou esperançoso para sair da mentalidade turva da depressão.

10. Lembre que mesmo que as coisas não saiam bem – você ainda pode continuar.

É verdade – algumas coisas podem ser inevitáveis ​​na vida – tais como doenças e adversidades. No entanto, temos o poder de fazer o melhor possível – nossas doenças ou adversidades não precisam nos definir. E, de fato, há algumas coisas que são tão difíceis que nós realmente nunca realmente as superaremos, mas isso não significa que não possamos passar por elas. Normalmente, o apoio dos entes queridos pode ajudar consideravelmente nesses momentos. Nunca se esqueça disso.

11. Lide com os traumas e inseguranças passados.

Com demasiada frequência, não importa o quão bem sucedido alguém se torna, uma pessoa ainda se definem da mesma maneira que se definia nos seus primeiros anos escolares. Não importa o quanto o tempo tenha passado e o quanto essa pessoa seja bem sucedida, a insegurança ainda pode defini-lo. É aquela pessoa magra que ainda se sente como o garoto gordinho da escola.Claro, não podemos mudar o que aconteceu conosco, mas podemos mudar a forma como lidamos com o que aconteceu. O que você resiste, persiste.

12. Ria.

Risos e um senso de humor é uma das melhores maneiras de evitar a depressão.

A citação abaixo de Robin William em O pescador de ilusões oferece-nos um lembrete de que a atitude, não a realidade, determinam a nossa saúde mental. A depressão é uma doença de realidade distorcida.

“Ele não viu um rei. Ele só viu um homem sozinho e com dor. “- Robin Williams, O Pescador de Ilusões

Fonte: http://www.contioutra.com/12-maneiras-naturais-para-combater-depressao/

Não esconda a sua vida embaixo do tapete.

Você é um só no trabalho, em casa e na sua vida. Se você for melhor consigo mesmo, com certeza tudo ao redor estará e será melhor.

#PenseNisto


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.