Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/38075
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Uma lição de "sivismo"

Uma lição de "sivismo"

Publicado em . Elaborado em .

O irracionalismo da oposição fica cada vez mais evidente. O barbarismo dos manifestantes também.

Há alguns dias publiquei aqui um texto sobre criminoso conceito de liberdade que tem sido defendido nas redes sociais e nas ruas pelos inimigos da soberania popular, da normalidade constitucional, do TSE e de Dilma Rousseff:

http://jus.com.br/artigos/37463/crise-reflexoes-sobre-um-criminoso-conceito-de-liberdade

Também publiquei aqui um artigo sobre o discurso da presidenta que precedeu às manifestações ocorridas em março/2015:

http://jus.com.br/artigos/37665/para-entender-dilma-rousseff

As fracassadas manifestações de hoje não tinham me despertado interesse. Só resolvi escrever algo quando vi uma foto que me deixou realmente preocupado. Refiro-me a moça que foi flagrada levantando um cartaz contra o TSF:

https://www.facebook.com/Oficialimpitimanemeuzovo/photos/a.5268239474570...

Não existe um TSF em nossa Constituição. Nem mesmo a imprensa marrom (Globo, Veja, Estadão e Folha)  que sistematicamente ataca o PT e Dilma Rousseff fez qualquer referência a um TSF. A sigla tem vários significados, mas nenhum deles se refere à estrutura judiciária brasileira:

http://pt.wikipedia.org/wiki/TSF

Impossível dizer a que Tribunal aquela suposta cidadã acusou de ser vendido. Foi o TSE, por ter homologado o resultado da eleição presidencial e empossado Dilma Rousseff na presidência? Ou será que ela atacou o STF, por ter rejeitado a tentativa do PSDB de incluir a presidenta na Operação Lava Jato? 

As manifestações deveriam ser demonstrações de civismo. Mesmo quem pretende rasgar uma Constituição deve conhecê-la. Este não é o caso da moçoila que atacou o TSF nas ruas. O que ela demonstrou não foi civilidade e sim barbárie. Os bárbaros que invadiram Roma certamente não conheciam as instituições romanas que desprezavam. O mesmo pode ser dito destes brasileiros que invadem as ruas do país para destruir nossa estrutura político-institucional. Muitos deles nem mesmo leram a Constituição Federal que lhes garante o direito de demonstrar sua ignorância nas ruas.

Se os manifestantes de 12/04/2015 chegarem ao poder certamente não o utilizarão de uma maneira racional. Se continuarem a se manifestar o país ficará mais tranquilo e feliz: é sempre bom poder rir de bárbaros inofensivos.  



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.