Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/38410
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Desconforto na cobrança de honorários advocatícios.

A dignidade da profissão está atrelada à prática de serviços gratuitos

Desconforto na cobrança de honorários advocatícios. A dignidade da profissão está atrelada à prática de serviços gratuitos

Publicado em . Elaborado em .

Trata-se de uma redação na qual aponta o desconforto do profissional do setor jurídico na cobrança de honorários referentes aos seus serviços prestados, inclusive não se esquecendo da incidência e importância da justiça gratuita para os necessitados.

   Atualmente vivemos em um mundo competitivo, onde a busca pela perfeição, pelas conquistas encontram-se presentes em nosso cotidiano.

  Não poderia ser diferente com a advocacia, pois nos últimos anos o aumento da classe foi significante. Uma profissão como as outras, na qual o profissional precisa de uma prestação pecuniária em relação ao seu serviço prestado.

  Ocorre que, com o aumento da classe, muitos profissionais se sentem desconfortáveis ao atribuir o valor do seu serviço, as vezes enseja o medo de perder o cliente, ou até mesmo por relações de afinidades decidem não cobrar.

  É imprescindível que o direito a defesa e o acesso à justiça ambos de forma gratuita, encontram-se previstos na Constituição Federal e em lei específica de acesso à justiça gratuita.

  Devendo o advogado nessas hipóteses respeitar o que a legislação pátria regula. Mais, não esquecendo que para sua mantença e de sua família, precisa atribuir valores sobre seus serviços, valores esses de formas proporcionais, seguindo o que regula a lei 8906/94 (Estatuto da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil), para que assim, exerça a sua profissão de forma digna perante toda a sociedade.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.