Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/41734
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Estado e poder político

Estado e poder político

|

Publicado em . Elaborado em .

Macro e micro poder.

O Estado corresponde ao Poder Político maiúsculo. O poder político, minúsculo, refere-se a formas políticas de organização, porém, não-organizadas na forma tradicionalmente apresentadas como estatais. Caciques e anciãos indígenas ilustram o que é poder político.
Além disso, os poderes políticos podem ser representados de diversos modos: um partido político é uma força política, todavia, só será um poder político efetivo se angariar forças para interferir no cenário global; sindicatos, ONGs (Organizações não-Governamentais), movimentos sociais também são forças políticas, mas vale a mesma regra que se atribuiu aos partidos políticos.
Sem manifestação inequívoca de poder, obviamente, não há poder político. O poder existe, de fato, quando é manifesto. Quando está latente, diz-se que há uma “potência de poder” ou que o poder é virtual.
 Igrejas ou religiosidades podem ser exemplos de poder político, quando no Congresso Nacional – na chamada Bancada da Bíblia – conseguem aprovar leis que interferem na vida coletiva.
Uma liderança individual pode aglutinar em seu entorno muito poder político e, neste caso, poderá tanto monopolizar o Poder Político (Estado) quanto minar o ocupante do cargo executivo.
A este indivíduo – especialmente se estiver dotado de discursos e de ações salvacionistas – atribui-se um poder quase imperial. E isto corresponde à alcunha de cesarista, pois empresta características político-militares que remontam ao general romano Caio Júlio César. Seguem-se aqui as lições do pensador italiano Antonio Gramsci – no livro Cadernos do Cárcere, volume III, “Nicolau Maquiavel”, 2000.
 É claro que nem mesmo Hitler – o mais cesarista de todos os condottieri (chefe político e militar) depois do próprio César – pode reinar sozinho. Robinson Crusoé, isolado na ilha paradisíaca, não tem poder algum. Ainda que possa negar o direito à vida, matando-se, o poder exige que se estabeleça uma relação social; logo, Crusoé não pode exercer poder sobre si mesmo.
O Füher (condutor) aliou as três condições expostas pelo sociólogo alemão Max Weber para manter sua opressão: dominação carismática (com o poder da revelação), racional-legal (legalizou o nazismo) e tradicional (impostando-se como continuador do Mito Ariano que vem desde Armínio ou Hermann: líder tribal germânico).
Pois bem, ao redor de todos os líderes cesaristas, formam-se estafes e grupos de poder que o auxiliam ou o empurram em direção a um sentido muitas vezes mais amplo e até distante do interesse original. O fato é que sempre estará em disputa o Poder Político.
 O deputado Eduardo Cunha (economista e evangélico neopentecostal) é um tipo específico de político cesarista. Evidentemente que almeja mais poder político para si e para as legendas que representa. Contudo, apesar de pessoalmente não ter carisma, articula-se com outros grupos de poder político que lhe dão base para agir contra o Poder Político.
Até 2015, Cunha era inexpressivo. Ganhou projeção com os ecos cesaristas que pretendem desconstituir os mandatários do Poder Executivo. Sob a análise de Antonio Gramsci, o deputado Eduardo Cunha é um político cesarista regressivo e repressivo. É hoje um baluarte dos que pretendem galvanizar o processo civilizatório – é óbvio que se opõe ao projeto da homofobia e da taxação sobre o grande capital.
Em suma, Cunha se alinha à pauta política que deslegitima direitos sociais, coletivos e difusos. Incita, por meio de proposituras legais, discursos de intolerância e de ódio: a “cristofobia”, como crime hediondo, prevê severas punições para quem não for cristão.
 Como ocorre em toda medida de exceção, o direito de César deslegitima o direito do povo. Ao se defender o direito de ser cristão, revoga-se o direito de não sê-lo: serão severamente punidos os ateus, agnósticos, pagãos e críticos da religião neopentecostal.
Se não bastasse tudo isso, por analogia, os praticantes do sincretismo religioso (religiões afro: Candomblé, Umbanda, Vodu etc) também serão caçados pelo Estado de Direito que deixou de ser laico – se é que foi um dia. Com isso, ainda se vê a forma medievalista assumida pelo cesarismo político brasileiro. Inelutavelmente, vivemos tristes tempos, de sombrio cesarismo nazi-fascista.
 


Autores

  • Vinício Carrilho Martinez

    Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

  • Marcos Del Roio

    Marcos Del Roio

    Professor. Livre-Docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/Marília.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.