Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/43956
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos: uma tarefa de todos

Gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos: uma tarefa de todos

Publicado em . Elaborado em .

"A atuação dos gestores municipais na eliminação dos lixões do país e na implantação de aterros sanitários licenciados é primordial e urgente".

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal n. 12.305/2010, estabeleceu, entre outras determinações, a substituição dos lixões e aterros controlados por aterros sanitários, devidamente licenciados. 03 de agosto de 2014 correspondeu ao prazo final para cumprimento de tais exigências, de modo que se faz urgente a adoção de providências pelos gestores públicos municipais que ainda possuem lixões ou aterros não licenciados.

A destinação ambientalmente inadequada dos rejeitos nos municípios implica, entre outras sanções, na responsabilidade criminal dos Prefeitos. Uma das medidas a serem adotadas por gestores de municípios que ainda possuem lixões ou aterros não licenciados é a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS. Além de diagnosticar a situação da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, tal plano é requisito indispensável para que os municípios obtenham incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

O Ministério Público tem exercido papel fundamental na fiscalização e exigência do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, especialmente no que toca à exigência do encerramento dos lixões e licenciamento dos aterros irregulares. Entretanto, a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos é uma tarefa árdua e que compete não apenas ao poder público, como também ao setor empresarial e à coletividade. A atuação dos gestores municipais na eliminação dos lixões do país e na implantação de aterros sanitários licenciados é primordial e urgente.

Assim, a implementação das diretrizes impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos requer a atuação concreta de toda a sociedade no processo de destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. Fundamental, portanto, a promoção da educação ambiental de toda a sociedade, que deve compreender a importância da não geração, da redução, da reutilização e da reciclagem do lixo que produz de forma crescente diariamente.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.