Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/47682
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

População brasileira: povo politicamente enganado

População brasileira: povo politicamente enganado

Publicado em . Elaborado em .

O presente artigo tem o escopo de demonstrar os efeitos da corrupção política para com a população brasileira e o estado de anomia política cujo esta possui.

                         

A População brasileira em sentido amplo está longe de conter o grau de instrução necessário para ser denominada de “politizada”. O Brasil desde seus primórdios imperiais apresentou um sistema político falho e defasado, que perdurou pelos tempos passando pela república e chegando ao presidencialismo.

 Os governantes e gestores públicos em sua grande maioria fazem uma administração anacrônica onde cometem atos ilícitos, como a corrupção e o desvio de dinheiro público, aproveitando-se do fato de a população desconhecer o que fazem, ocasionando assim, um verdadeiro caos, prejudicando os cidadãos e o próprio país. Os fatores que contribuem para tal realidade são a princípio, a grande extensão e magnitude do território brasileiro, as diversas culturas e etnias, a falta de escolaridade, e principalmente a omissão de informações por parte da mídia e veículos de comunicação.  Esse conjunto de fatores faz com que a população se torne leiga no aspecto político, por conseguinte os cidadãos não tomam consciência de como o sistema de poderes político, legislativo e judiciário funcionam e como são, desconhecendo as leis e em suma, seus próprios direitos.

Todavia, é preciso haver no país um ambiente político mais compreensivo e acessível aos indivíduos, como também veículos informativos abrangentes que tragam ao povo o conhecimento que precisam sobre o âmbito político brasileiro, para que todos possam exercer seus direitos políticos tais como o voto e a administração pública embasados nos ideários formalizados a partir do conhecimento adquirido por meio das informações apreendidas.

Contudo, na realidade na qual o Brasil se encontra, a população enfrenta problemas em manifestar sua opinião quando o assunto é política, a maioria possui um conhecimento superficial e outros não gostam do assunto, ficando fácil para os políticos enganarem os cidadãos com falsas promessas e argumentos persuasivos que são convincentes a todos.

Para um país ser desenvolvido e próspero, é necessário que sua população tenha o grau de conhecimento político oportuno para exercer a democracia com êxito e coerência, elegendo representantes capacitados para governar e administrar o país, evitando os conflitos sociais. É preciso que os cidadãos brasileiros sejam instruídos a pensar na política, como o instrumento que desenvolverá o país e mudará a realidade da nação, fazendo cada vez mais jus ao Estado Democrático de Direito.  


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.