Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/48760
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Gestão jurídica integrada:qualidade em soluções jurídicas

Gestão jurídica integrada:qualidade em soluções jurídicas

Publicado em . Elaborado em .

Como aplicar a gestão integrada de diversas matérias de direito em um só escritório, auxiliando juridicamente e financeiramente o empresário.

Em tempos de crise econômica, uma boa opção para a solução de problemas judiciais para empresários é a gestão jurídica integrada. Ela serve tanto para empresas de médio e grande porte como para microempresas. A gestão jurídica integrada é a unificação dos serviços jurídicos em um único escritório, fazendo com que o contratante reduza custos financeiros e economize tempo sem ter a necessidade de tratar de consultas, contratos, procedimentos extrajudiciais e processos judiciais.

A solução jurídica integrada está sendo adotada nos grandes centros do país, através de diversos escritórios, onde os especialistas se dividem entre as matérias de Direito Civil, do Trabalho e Tributário e, com isso, conseguem prestar ao contratante um serviço com qualidade e um atendimento exclusivo. A gestão integrada para empresas, que funciona principalmente nessas três matérias relacionadas, são de suma importância para o andamento da atividade empresaria. As consultorias jurídicas, nas esferas cível, trabalhista e tributária, fazem parte de nichos importantíssimos e muito utilizados pelos departamentos jurídicos de empresas e de recursos humanos, pois atuam de forma corretiva, técnica e preventiva.

Na esfera cível podemos constatar diversos ramos de atuação, como cobrança, formatação de contratos, a blindagem patrimonial da empresa, participação e ampliação em negócios jurídicos, entre outros. No âmbito trabalhista, o contratado poderá dirimir diversas dúvidas a respeito das rescisões de contratos de trabalho, contratações de funcionários, questões relacionadas ao direito dos trabalhadores, eventuais reclamatórias trabalhistas, entre diversos outros fatos que cabem ao ramo, que é fundamental para o bom andamento de uma empresa. Por último, não menos importante, o campo do Direito Tributário, que é o segmento do direito financeiro onde entram taxas, impostos, restituições, pagamentos ao fisco, recuperação de créditos tributários pagos a maior, planejamento tributário e societário, entre outros diversos assuntos.

Com isso, se proporciona ao microempresário, ao empreendedor - cujas empresas não possuem Departamento de Recursos Humanos ou Jurídico Interno - um serviço de qualidade e confiança para os assuntos relacionados às legislações. Tudo isso proporciona que o empresário economize na contratação “individual”. Assim, o empresário poderá ampliar seus ganhos e rendimentos, acompanhado de uma maior segurança jurisdicional e de uma consultoria jurídica profissional, encontradas em apenas um escritório.


Autor

  • Paulo Francisco Grigoletti Gastal

    Graduado bacharel em direito na Universidade Católica de Pelotas. Advogado, inscrito na OAB/RS nº. 95.492. Curso de Extensão em Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas pela USP. Pós-graduado em Direito Processual Civil no Complexo Jurídico Damásio de Jesus.

    Textos publicados pelo autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.