Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/52328
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A vitimização secundária na criminologia

A vitimização secundária na criminologia

Publicado em . Elaborado em .

O presente artigo aborda a vitimização secundária nos delitos sexuais, pelos órgãos encarregados da persecutio criminis.

Recentemente, a mídia veiculou que um membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), utilizou de ofensas e humilhações a uma adolescente de quatorze anos, que havia sido estuprada. O crime foi imputado ao pai da vítima.

Abstendo-se em realizar qualquer juízo de valor, o fato narrado se coaduna com a denominada vitimização secundária, concebida no estudo da criminologia.

 Diferentemente da vitimização primária (que se caracteriza pela conduta do indivíduo consoante a prática de determinado delito previsto em lei), a vitimização secundária surge a partir da conduta do próprio Estado, ou seja, os órgãos encarregados da persecução penal que realizam a vitimização. As Políciais, o Ministério Público e/ou Poder Judiciário podem figurar como personagens de tais condutas. 

Após a prática do delito pelo criminoso, a vítima é encaminhada para a delegacia de polícia. Em muitos casos não tem o tratamento adequado e não recebe amparo policial eficaz. Na maioria das unidades policiais no Brasil, sabe-se que o ambiente é insalubre e hostil. A vítima que se encontra psicologicamente abalada, aguarda mais de 12 (doze) horas para ser ouvida pela autoridade policial, sem a possibilidade de fazer as suas necessidades humanas básicas.

Constatada a ocorrência da vitimização secundária, tende-se ao surgimento das cifras negras ou ocultas. Pois, a vítima se entrega à incredulidade, vindo a desacreditar veementemente no sistema penal, assim, inexiste a reportação das práticas de crimes aos órgaos competentes, e por conseguinte, toda a sociedade fica ainda mais vulnerabilizada, devido ao desconhecimento de tais delitos pelo Estado.  

Neste ínterim, pode-se inferir que a conduta do douto membro do MPRS, se amolda na vitimização secundária.

 Assim, os órgãos que compoem o sistema penal (encarregados pela persecutio criminis), devem se abster na prática de quaisquer atos que objetivam desmoralizar as vítimas (ato atentatório contra a sua dignidade), principalmente, como ocorre constantemente nos delitos sexuais (no qual é imputado ao sujeito passivo a culpa pela prática do delito pelo autor).

O Estado deve evitar a ocorrência das cifras negras, por gerar incontestável instabilidade social e levar a míope análise do mapa do crime (por localidade). Portanto, a estratégica de combate à criminalidade em locais que demandam maior intervenção estatal fica extremamente prejudicada. Nesta linha, toda a sociedade passa a ser vítima dos criminosos, surgindo, assim, a chamada vitimização terciária, que será abordada em outra oportunidade.   


Autor

  • Paulo Henrique Ribeiro Gomes

    Possui pós-graduação em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduação em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Minas Gerais). Membro do Instituto de Ciências Penais (ICP).

    Textos publicados pelo autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.