Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/57195
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Mediação e conciliação:uma nova tendência para o Direito

Mediação e conciliação:uma nova tendência para o Direito

Publicado em . Elaborado em .

Técnicas extras judiciais.

A mediação é um método alternativo de resolução de conflitos, no qual um terceiro, neutro e imparcial, facilita o diálogo entre as partes conflitantes, auxiliando-as na construção de um acordo. Esse método é utilizado em casos mais complexos.

                        Já a conciliação é utilizada em casos mais simples, no qual o facilitador é um terceiro que pode tomar uma atitude mais ativa do que na mediação, mas, também, mantendo-se neutro e sempre se valendo da imparcialidade.

                        Os conciliadores e mediadores são regidos pela Resolução 125/2010, que impõe os seguintes princípios: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.

                        É importante citar que existem dois tipos de conciliação e mediação, quais sejam: mediação extrajudicial, mediação judicial, conciliação extrajudicial e conciliação judicial.

                        A diferença entre mediação/conciliação extrajudicial e mediação/conciliação judicial é que, na primeira, as partes procuram o fórum por vontade própria no intuito de resolver o conflito sem demandar judicialmente; já na segunda, a audiência é feita após o ingresso com a ação judicial.

                        Salienta-se, ainda, que o Novo Código de Processo Civil (NCPC), traz em seu artigo 334 a obrigatoriedade da audiência de mediação e conciliação, só sendo possível a não realização em casos excepcionais, expressos na lei no §4º, do artigo 334.

                        A não realização da audiência só se dará quando: houver o indeferimento/determinação de emenda da inicial ou improcedência liminar, e quando todas as partes envolvidas no processo (inclusive litisconsortes ativos e passivos) manifestem desinteresse na composição consensual; ou, ainda, quando a lide não admitir autocomposição nem mesmo em tese.

                        As vantagens de ambos os métodos são muitas e entre elas se destacam: informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade e flexibilidade. Talvez, a vantagem mais importante dentro de ambos os métodos é a resolução real do conflito, pois em um processo judicial, muitas vezes, tem-se sentenças que, ao invés de pôr um fim na questão, pioram mais ainda o conflito e, consequentemente, a relação entre as partes.

                                                       REFERÊNCIAS

NOVO CPC BRASILEIRO. AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO/MEDIAÇÃO OBRIGATÓRIA NO NOVO CPC. <https://www.novocpcbrasileiro.com.br/audiencia-de-conciliacao-mediacao-obrigatoria-no-novo-cpc/ > ACESSO EM 13 ABRIL DE 2017

PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA. CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO, SOLUÇÃO DE CONFLITOS. <http://www.tjsc.jus.br/conciliacao-e-mediacao> ACESSO EM 13 DE ABRIL DE 2017



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.