Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/58968
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Deputado Rogério Marinho defende alteração na Lei de Planos de Saúde pela "saúde" das empresas.

Deputado Rogério Marinho defende alteração na Lei de Planos de Saúde pela "saúde" das empresas.

Publicado em . Elaborado em .

Empresas tiveram aumento de lucro em 2016.

Segundo a Revista Exame, o deputado Rogério Marinho relator da Comissão Especial sobre Planos de Saúde defende mudanças na legislação devem ser feitas preservando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, para garantir a “saúde” das empresas. (reportagem Exame). Contudo, o Jornal Valor Econômico noticia que a "saúde" das empresas parece ir bem: Lucro das operadoras de planos de saúde sobe 70,6% em 2016, afirma ANS. O Jornal O Globo destacou: Operadoras de plano de saúde ampliam receita, apesar de perda de clientes. Em 2016, lucro saltou 66% com reajustes ao consumidor bem acima da inflação.

O projeto de alteração da Lei dos Planos Privados de saúde trata-se de uma junção de 140 projetos do Legislativo que tratam do tema. Com efeito, é extremamente difícil acompanhar a evolução da matéria (PL 7419/2006 Árvore de Apensados).

Diversas entidades veem se manifestando contra a mudança legislativa, entre elas Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil. Os principais motivos para a manifestação são que os Projetos visam: 1) Autorizar a venda de planos “populares” ou “acessíveis”, segmentados e com imensas restrições de coberturas. 2) Acabar com o ressarcimento ao SUS, previsto na lei 9.656/98, toda vez que um cliente de plano de saúde é atendido na rede pública. 3) Liberar totalmente o reajuste dos planos individuais, que hoje obedece a teto anual já acima da inflação. 4) Transformar em “máximo” o rol mínimo de itens de cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Além disso, temos a coparticipação no valor - MÍNIMO - de 50%, e obrigar "segunda opinião médica". As alterações, com toda sua imensa gama de projetos apensados, são uma verdadeira armadilha legislativa contra o consumidor.


Autor

  • Eunice de Araújo Gomes

    www.adveunicegomes.com.br

    Graduada em Direito pela PUC/RS no ano de 2011. Trabalhou como advogada autônoma em escritórios de advocacia de Porto Alegre. Atualmente, advogada autônoma. Em andamento: Especialização de Direito de Família e Sucessões - PUCRS. Graduada em Enfermagem pela PUC/RS no ano de 2002. Foi residente do programa de Residência Multidisciplinar da Escola de Saúde Pública na área temática de Saúde Coletiva. Trabalhou, como Enfermeira, em hospitais de Porto Alegre e Região Metropolitana nas áreas de UTI e Pós Operatório.

    Textos publicados pela autora

    Fale com a autora


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.