Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/pareceres/60300
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Incidente de Recurso Repetitivo - Orientação Jurisprudencial nº. 191 do TST

Incidente de Recurso Repetitivo - Orientação Jurisprudencial nº. 191 do TST

Publicado em . Elaborado em .

A divergência existente entre a decisão da SDI1 do TST, em julgamento de incidente de recurso de revista repetitivo, contrariando a Orientação Jurisprudencial 191 e, de consequência, gerando impacto nas relações cíveis.

A Subseção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (SDI1), em julgamento de incidente de recurso de revista repetitivo, definiu que, à exceção dos entes públicos, o dono da obra poderá responder subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas de empreiteiro inidôneo.

A decisão contraria a Orientação Jurisprudencial 191 da mesma SDI, a qual dizia que no contrato de empreitada de construção civil entre o dono da obra e o empreiteiro não enseja responsabilidade solidária ou subsidiária nas obrigações trabalhistas contraídas pelo empreiteiro, salvo sendo o dono da obra uma empresa construtora ou incorporadora”.

A divergência objeto da incidência repetitiva derivou-se de ação que discutia a Súmula 42 do TRT Mineiro, esta que, interpretando a OJ 191 da SDI-1 do TST, isentou de responsabilidade solidária ou subsidiária trabalhista apenas “a pessoa física ou micro e pequenas empresas, na forma da lei”, e, ainda, “que não exerçam atividade econômica vinculada ao objeto contratado”.

A decisão do TST impacta diretamente nas relações cíveis mantidas entre empreiteiras/construtoras e contratantes/donos de obra, constituindo uma responsabilidade subsidiária que outrora não era a tese de prevalência, à exceção das causas julgadas pelo TRT Mineiro que já padeciam de decisões similares.

Em nosso entender, a decisão do TST revela a tendência protecionista e ativista da Justiça do Trabalho, no momento em que cria uma obrigação/responsabilidade não prevista em lei, majorando ainda mais a insegurança jurídica nas relações de trabalho.

A Equipe Trabalhista do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários. 



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.