Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/60605
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Você sabe quais são as obrigações da sua operadora de plano de saúde quando falta um médico especialista na sua cidade?

Você sabe quais são as obrigações da sua operadora de plano de saúde quando falta um médico especialista na sua cidade?

Publicado em . Elaborado em .

A situação é mais comum do que se imagina. A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, estabelece regras para proteger o consumidor.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS regula os planos de saúde no Brasil, estabelece regras e fiscaliza as atividades das operadoras, visando proteger o consumidor e também o equilíbrio das operadoras. 

Dentre os deveres impostos pela ANS às operadoras de planos de saúde está o de disponibilizar profissional médico da especialidade ofertada, dentro da área de cobertura contratada.

Por exemplo, se o consumidor contratou um plano de saúde com área de cobertura estadual, é dever da operadora disponibilizar médicos especialistas na cidade onde o consumidor desejar ser atendido, ou ao menos em uma cidade vizinha. 

A falta de médicos especialistas credenciados a operadoras de planos de saúde em algumas cidades é muito comum, principalmente no interior

É frequente que nestas situações a operadora tente convencer o consumidor a deslocar-se para cidades distantes, geralmente cidades maiores ou capitais, onde há médico credenciado na especialidade buscada. 

No entanto, o consumidor não é obrigado a aceitar tal imposição. 

O que a ANS define para estas situações é que se não houver um médico especialista credenciado à operadora na cidade onde o consumidor deseja ser atendido, ou em uma cidade vizinha, é dever da operadora de plano de saúde custear integralmente os custos de um médico especialista em caráter particular na cidade onde o consumidor desejar. 

Este médico pode ser escolhido livremente pelo consumidor. 

A regra vale tanto para consultas, como tratamentos, inclusive cirurgias. 

Não permita que seus direitos sejam violados! Procure um advogado de sua confiança ou entre em contato com a ANS por meio do telefone  0800 7019656



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.