Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/61497
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

TJSP Decidiu: PM não pode proibir a tatuagem em candidatos

No texto abaixo, traçaremos algumas considerações a respeito da tatuagem em Policiais Militares.

TJSP Decidiu: PM não pode proibir a tatuagem em candidatos. No texto abaixo, traçaremos algumas considerações a respeito da tatuagem em Policiais Militares.

Publicado em . Elaborado em .

Já é de longa data a discussão a respeito de vedações da candidatura de pessoas que possuem algum tipo de tatuagem. Tal assunto surge com muitas vertentes e entendimentos diferentes a seu respeito.

Em janeiro foi concedida uma liminar a respeito do tema, liberando que candidatos com qualquer tatuagem participassem do concurso para PM, entretanto, hoje (27/10/2017) foi divulgada a decisão a respeito da matéria em comento, que declarou inconstitucional proibir tatuagem que apareça no uniforme de verão utilizado pela polícia militar.

Tal decisão vai contra o artigo 3º da Lei 1.291 que diz:

Artigo 3º - O candidato ao ingresso não poderá apresentar tatuagem que, nos termos do detalhamento constante nas normas do Comando da Polícia Militar:

(...)

III - seja visível na hipótese do uso de uniforme que comporte camisa de manga curta e bermuda, correspondente ao uniforme operacional de verão.

A decisão corre a pedido do procurador-geral do Estado, Gianpaolo Smanio, este defende que a proibição restringe o acesso ao cargo público e viola a isonomia, ferindo ainda os princípios de razoabilidade e proporcionalidade.

No voto do relator, Ricardo Anafe, sustenta que diz que:

“a mera circunstância de um candidato possuir na pele marca ou sinal gravado mediante processo de pigmentação definitiva, por não influir em sua capacidade para o desempenho das atividades do cargo, não pode, a princípio, constituir óbice para o acesso ao serviço público”.

Muito embora a decisão só tenha sido consolidada agora, não podemos deixar de levar em consideração que muitos policiais militares, após o ingresso na base, faziam tatuagens. É uma realidade irrefutável que mesmo sem o aval de entes superiores, acontecia.

E você, o que acha a respeito do tema? Escreva seu comentário!


Autor

  • EBRADI

    Escola Brasileira de Direito - www.ebradi.com.br

    A EBRADI – Escola Brasileira de Direito tem como missão transformar a educação jurídica, colaborar para humanização do direito e alçar nosso aluno a um patamar de excelência no mercado de trabalho, e tem como visão ser referência nacional e internacional de qualidade no ensino do direito.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.