Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/pareceres/64960
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Quem paga o advogado contratado pelo Condomínio para receber as taxas de condomínio inadimplidas?

Quem paga o advogado contratado pelo Condomínio para receber as taxas de condomínio inadimplidas?

Publicado em . Elaborado em .

Pergunta corriqueira no dia a dia condominial, mas que gera muitas dúvidas entre condôminos, adimplentes e inadimplentes e tira o sono de síndicos e gestores condominiais.

A crise econômica afetou não só as relações comerciais, bem como a rotina financeira de condomínios e associações de moradores claro que quem paga as taxas condominiais em dia não quer arcar com os custos de cobrança dos inadimplentes. Ocorre que muitos condomínios a fim de evitar custos com a distribuição de processos optam por distribuir suas ações no juizado especial onde não há cobrança de custas processuais. Contudo dada à prerrogativa presente no Art. , da lei n. 9.099/95 que autoriza o autor demandar sem acompanhamento de advogado nas causas inferiores à 20 (vinte) salários mínimos  as sentenças em sua maioria não abarcam os honorários contratuais do advogado, o que conseqüentemente imputa aos moradores adimplentes arcar com as despesas advocatícias decorrentes do ajuizamento da ação o que significa literalmente pagar para receber. Há que se falar que é imprescindível que a Convenção Condominial preveja a possibilidade de cobrança de honorários. Por essa razão o condomínio juntamente com a assessoria jurídica devem buscar as soluções mais adequadas à sua realidade, a fim de recuperar o mais breve possível o crédito e evitar maiores prejuízos e danos a saúde financeira do condomínio.


Autor

  • Danubia Santos

    Advogada especialista em Direito Imobiliário atuante em Direito Condominial fornece assessoria jurídica completa preventiva ou judicial para condomínios, associações de moradores e investidores do ramo imobiliário. No Direito Sucessório atua em inventários e heranças judiciais ou extrajudiciais no Brasil e no Exterior.

    Lawyer specialized in Real Estate and Condominium Law. Acting in Condominium Law in the Brazil, it provides full preventive or judicial legal advice for vertical and horizontal residential condominiums, residents' associations, builders and entrepreneurs in the real estate industry. In Succession Law, he acts in judicial or extrajudicial inventories and inheritances in Brazil and abroad.

    Textos publicados pela autora

    Fale com a autora


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.