Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/66783
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A influência dos valores morais individuais no respeito às diferentes opiniões: Um tema necessário

A influência dos valores morais individuais no respeito às diferentes opiniões: Um tema necessário

Publicado em . Elaborado em .

O texto aborda a dificuldade dos seres humanos em conviver com pessoas que possuem opiniões diferentes sobre temas que envolvem questões morais.

Pensar também nas relações entre os indivíduos no sistema atual; é pensar em uma sociedade que enaltece a competitividade, as relações baseadas na rivalidade, no qual predomina o ‘forte’ que elimina a concorrência e a individualidade, deixando de lado valores atribuídos à cooperação entre os sujeitos – PEDRO GOERGEN.

Os seres humanos costumam, muitas vezes, terem opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Essas opiniões podem ser pautadas por experiências próprias, ou marcadas pelo meio em que vivem e a partir de suas influências.

O assunto abordado nesse texto não será o porquê as pessoas possuem opiniões diferentes, mas sim como as pessoas lidam com aqueles que possuem uma opinião diversa da sua.

O modo de lidar com o indivíduo possuidor de opinião diferente não segue um padrão, porém, uma característica pode ser identificada. No momento em que as opiniões diversas são a respeito de um assunto considerado “bobo” ou sem muita importância (se o técnico de um time é bom ou não, se o melhor sabor de pizza é o de calabresa ou bacon), as pessoas costumam ter muito mais tolerância com a opinião contrária a delas, não dando muito importância para o assunto.

No entanto, quando as diferentes opiniões possuem como assunto abordado temas que envolvem valores morais (como aborto, orientação sexual, pena de morte) essa tolerância não é a mesma.

Isso ocorre pelo fato de as pessoas que preferem pizza de calabresa não sentirem nenhum desconforto em fazer amizade com aquelas pessoas que preferem a pizza de bacon, essa diferença não influencia no modo de ver o outro. Não existe um extremista a favor da pizza de calabresa e anti-bacon. Já quando uma pessoa a favor do aborto encontra uma que possui opinião contrária, sendo, portanto, contra o aborto, ocorre um embate que, na maioria das vezes, se torna irremediável. Impossibilitando assim, o convívio entre as duas.

As pessoas acabam por evitar a convivência com quem possui opiniões diferentes a respeito de temas sérios. Acham perfeitamente aceitável ser amigo, ou até companheiro de quem possui uma opinião diversa com respeito à comida, porém conviver com uma pessoa que defende de maneira ferrenha a pena de morte, ou que é totalmente contrária, não é algo de fácil aceitação.

Valores morais acabam influenciando o modo de viver dos indivíduos. A partir do pensamento moral as pessoas escolhem seus grupos de amigos, seus companheiros em potencial, até mesmo local onde pretendem viver e construir suas vidas.
O cuidado que deve sempre ser tomado é com relação aos posicionamentos extremistas. Os valores morais muitas vezes são vistos como imutáveis, passando a ideia de que uma vez a favor ou contra algo, então sempre a favor ou contra algo. Enquanto os valores morais forem vistos como inalteráveis os seres humanos vão continuar evitando o diálogo, acreditando não adiantar nada discutir um assunto polêmico com alguém de opinião contrária por crer que o outro nunca irá mudar seu entendimento.

A questão não está em mudar a opinião do outro, mas sim respeitar. Aceitar que as pessoas pensam de forma diferente sobre o mesmo assunto é o primeiro passo para o entendimento. Enquanto isso não ocorrer, continuará esse pensamento de que é melhor evitar a convivência do que buscar o entendimento.

Os dilemas morais transcendem a todo instante a vida das pessoas, apresentando-se de diversas maneiras, esperando uma solução urgente muitas vezes. Entretanto, quando começamos a refletir sobre eles, e não apenas buscamos sanar tal flagelo, passamos a habilitar a esfera moral ou ética das discussões.

visibilidade das diferentes opiniões sempre foi vista como motivo de desavenças, porém, na atualidade, essa visibilidade é essencial para que as diferenças de opiniões sejam conhecidas e assim, respeitadas.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.