Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/68234
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Relações eletrônicas

Relações eletrônicas

Publicado em . Elaborado em .

No Brasil existem políticas públicas para a inclusão digital dos alunos nas escolas, fato que infelizmente é confundido com o conceito de educação digital.

Na inclusão digital o objetivo é aglomerar empresas, governos, associações e instituições de ensino para a realização de investimentos vultuosos em equipamentos, máquinas e softwares para que pessoas de diferentes gerações possam utilizar a tecnologia para acessar a rede mundial de computadores e a todo o conhecimento disponível, seja ele bom ou ruim, falso ou verdadeiro, moral ou imoralmente aceito, independentemente de formas de pensamento.

A educação digital trata da utilização correta, licita e ética desta forma de relacionamento, estando a pessoa conectada à rede por qualquer dispositivo, sejam os tradicionais computadores de mesa, notebooks, tablets ou telefones celulares. A conscientização sobre direitos e deveres, privacidade, segurança da informação derivam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, artigo 12, incisos IX e X, que exigem das escolas políticas claras para a proteção contra o bullying e aplicação de estratégicas pedagógicas para a promoção da cultura de paz.

A Internet foi a única forma de conhecimento e comportamento humano – desde o início da civilização – que chegou ao mesmo tempo para todas as faixas etárias. Ou seja, não foi algo transmitido de uma geração para outra, não houve tempo hábil para a discussão de valores, limites e comportamentos.

A ética digital deriva do comportamento humano, independentemente da máquina ou software utilizado pelo usuário, e precisa ter como parâmetros as leis que estão em vigência no Brasil.

A ética digital não é derivada exclusivamente da lei; ela depende amplamente de como cada escola, empresa, órgão público estabelece, individualmente, seus parâmetros de atuação e define como será o futuro de cada indivíduo que abraça a educação digital como ponto de partida.

Ninguém nasce com ética ou com moral, visto que ambas são construções culturais e simbólicas; são conceitos adquiridos ao longo da experiência humana, seja pela cultura, pelas regras jurídicas, pela educação ou por reflexões pessoais.

Quais são as nossas responsabilidades pessoais em uma relação com o outro nas redes sociais? Como lidamos com as outras pessoas quando somos frontalmente? A conduta digital pode e deve ser uma forma de comportamento mediado por princípios e valores morais.

A capacitação de professores pode garantir uma gestão escolar eficaz de mudança nos processos de transformação das pessoas envolvidas com a comunidade discente, para enfrentar os novos desafios que constantemente irão aparecer nos próximos anos.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.