Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/77803
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Telemedicina no Brasil

Telemedicina no Brasil

Publicado em . Elaborado em .

A prática da Telemedicina possibilita consultas à distância, além de uma série de benefícios, tanto ao paciente, quanto aos profissionais de saúde. No entanto, uma série de critérios e regulamentações devem ser respeitadas.

Com os avanços tecnológicos no país, é comum que novas práticas de atendimento médico surjam no mercado. Apesar da telemedicina não ser um assunto tão recente no país, novos meios de atendimento médico vêm surgindo a cada dia.

Tendo suas primeiras menções no país por volta do final da década de 80, a telemedicina surgiu junto ao início da era digital. Devido às diferentes características sociais e econômicas existentes no Brasil, a evolução da telemedicina não foi a mesma em todas as regiões e até hoje enfrenta dificuldades. Afinal, o que é telemedicina? 


O que é Telemedicina? 

A telemedicina nada mais é do que o uso de tecnologias da informação como um importante fator para a interação dos profissionais da saúde, pacientes e procedimentos médicos. Por meio da telecomunicação, a transmissão de informações médicas fica mais fácil de ser feita de um especialista para outro.  

Criado como um novo modelo de assistência médica, a telemedicina não se resume apenas ao atendimento médico a distância. O conceito dessa modalidade é muito mais abrangente, possibilitando inúmeros benefícios para a medicina. 

Por exemplo, o número de médicos disponíveis para atendimento em regiões rurais é muito menor do que a demanda existente nessas regiões. Com a possibilidade de consultas a distância é possível que pacientes consigam realizar consultas com maior agilidade, quando, em muitas das vezes, o paciente ficaria na fila de espera do Sistema Único de Saúde - SUS  por meses. 

No entanto, é claro que nem todos os casos estão aptos a serem atendidos a distância, a avaliação médica presencial é indispensável dependendo da gravidade do problema de saúde apresentado pelo paciente. Além, da regulamentação brasileira não permitir a prescrição de medicamentos controlados em consultas online. 

No início de 2019, o Conselho Federal de Medicina emitiu uma nova resolução, definindo novas regras à telemedicina no país, no entanto, a resolução foi revogada e a prática voltou a ser regulamentada pela resolução CFM nº 1.643/ 2002. De acordo com a resolução em vigor, a prática só pode ser usada para assistência, educação e pesquisa em saúde.


Benefícios da Telemedicina 

A prática possibilita uma série de benefícios, tanto ao paciente quanto aos profissionais de saúde. E cada vez mais, com os avanços da tecnologia da informação, a telemedicina tende a se expandir e se aprimorar. 

A vantagem mais conhecida da telemedicina são as consultas online, que proporcionam mais agilidade e conforto ao paciente. Alguns convênios médicos, como a SulAmérica Saúde, oferecem essa modalidade de atendimento médico incluso nos seus serviços e assistência médica especializada a um público-alvo, por exemplo, atendimento por vídeo chamada direcionada somente às mães e seus filhos. 

Outro benefício da telemedicina é a transmissão de informações entre profissionais, que possibilitam estudos e discussões sobre casos médicos, mesmo que estejam a quilômetros de distância. 

A análise e leitura de exames também é uma realidade dentro da telemedicina, por exemplo, o paciente pode realizar exames em um laboratório em determinado dia e quando estiverem prontos os resultados serão enviados de maneira virtual para o médico que solicitou os exames. A avaliação dos resultados ainda pode ocorrer em tempo real em alguns casos. 

A telemedicina ainda pode estar presente dentro do acompanhamento médico que, mesmo de longe, consegue avaliar a melhora dos seus pacientes, sem que haja a necessidade de deslocamento desse paciente até o hospital. Essa é uma das medidas que podem evitar o surgimento de infecções hospitalares.

Atualmente, é possível que aparelhos acoplados ao corpo de pacientes enviem dados instantâneos ao médico especialista. Garantindo, dessa forma, uma supervisão 24 horas e a distância. 

Por último, outra grande inovação da telemedicina são as cirurgias robóticas, quando realizadas a distância, elas possibilitam que o médico cirurgião realize o procedimento médico mesmo estando em outro Estado, ou até mesmo em outro país. 


Telemedicina no Brasil 

Uma das instituições referência em telemedicina no país é o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na zona sul paulista. O hospital conta com mais de 60 anos de experiência e hoje é considerado um dos melhores hospitais da América Latina.

A telemedicina foi implementada no Hospital Israelita Albert Einstein por meio de programas de assistência médica a distância, com suporte para tratamentos crônicos, cuidados com o bebê, educação alimentar e opinião especializada. O atendimento médico a distância  funciona 24 horas, todos os dias da semana.  

Atualmente o Departamento de Telemedicina da USP oferece graduação, pós-graduação e especializações apenas voltadas para essa área. Além de disponibilizar digitalmente pesquisas relacionadas à telemedicina. 

Essa é uma área que vem sendo explorada cada vez mais dentro da medicina brasileira, inclusive no Sistema Único de Saúde - SUS, por meio do programa Telessaúde, que oferece a população o sistema de teleconsultoria, com profissionais da área de saúde aptos a esclarecer dúvidas e fazer recomendações médicas por telefone. 

O programa Telessaúde ainda oferece avaliação de exames à distância, que facilita o acesso por profissionais em qualquer região do país. Outro diferencial do programa é o telemonitoramento que consiste na coleta de dados clínicos por meio de um sistema eletrônico. 

Dentro do programa ainda estão presentes a telerregulação, que visa garantir a atenção primária em saúde, e por fim, a teleducação, que disponibiliza informações de saúde para a população. Com esse programa de saúde online fica muito mais fácil acessar o prontuário médico de cada paciente, em qualquer lugar, além de economizar milhões com a emissão de prontuários e exames físicos.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.