Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/97662
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Golpes Digitais e Virtuais, como se proteger e a quem recorrer

Golpes Digitais e Virtuais, como se proteger e a quem recorrer

|

Publicado em .

O Comitê Gestor da Internet do Brasil, registrou que no ano de 2020, cerca de 82,7 % da população brasileira acima dos 10 anos de idade tem acesso a internet, ou seja, mais de 152 milhões de pessoas acessam diariamente o mundo virtual, seja para navegar pelas redes sociais, comprar produtos no Google ou para usos profissionais como realizar a prospecção industrial de clientes. 

Esse alto volume de pessoas presentes dentro da web fez com que diversos costumes fossem modificados e a nossa rotina adaptada ao acesso diário do virtual, porém, ao mesmo tempo em que a internet trouxe facilidade para a vida das pessoas, alguns outros malefícios também aumentaram, como os golpes digitais e virtuais. 

Com as pessoas cada vez mais conectadas, os golpes se tornaram muito mais comuns dentro da internet, para se ter uma noção, o Brasil está entre os países que mais sofre com os golpes virtuais, de acordo com pesquisas, cerca de 150 milhões de casos de golpes virtuais foram registrados em 2021.

No texto de hoje vamos mostrar para você como se proteger e a quem você pode recorrer caso seja vítima de algum golpe digital e virtual, se você ainda não sabe como vem com a gente que nós te explicamos, bora conferir?

Quais são os tipos de golpes na internet mais comuns?

Existem inúmeros golpes realizados completamente diferente uns dos outros, entre os mais comuns temos o do boleto falso, que é considerado um dos mais usados no Brasil, onde o golpista se passa por uma empresa de cobrança enviando o boleto por whatsapp e solicitando o pagamento. Também temos o do perfil falso, onde o golpista cria um perfil falso em uma rede social se passando por outra pessoa ou por lojas. 

Falsos e-mails de instituição financeira cobrando um determinado valor, oportunidades de emprego falso falando para você se cadastrar e pagar um dinheiro para conseguir um trabalho com o marketing de relacionamento por exemplo, e o golpe do whatsapp, onde é hackeado o whats de algum contato seu e ele te solicita um pix urgente. 

Claro que existem centenas de outros golpes como furto de identidade, romances fakes pela internet, golpe do FGTS, e por aí vai. Agora que você já conhece os principais golpes, vamos conferir como você pode se proteger para que não seja vítima deles. 

Como posso me proteger dos golpes?

O primeiro passo para se manter protegido de qualquer golpe virtual é nunca compartilhar ou revelar seus dados pessoais, busque sempre ser discreto e guardar informações importantes para si mesmo, como dados bancários, CPF, RG, senhas, entre outros. 

Outro fator importante é nunca clicar em nenhum link desconhecido, sempre que ver algo que parece ser suspeito evite clicar, também é fundamental conferir a procedência da loja antes de efetuar uma compra, faça uma pesquisa e veja se ela realmente tem um histórico bom, e se é de confiança dentro do marketplace

Muitas pessoas não se importam tanto, mas é necessário verificar com frequência os conteúdos que você compartilha nas redes sociais, muitos golpistas sabem como dar o golpe pelas localizações e conteúdos compartilhados, fique atento. 

Por fim, busque sempre trazer uma segurança a mais em seus acessos, ative a verificação por duas etapas no seu Whatsapp e em outras redes sociais e no e-mail, por mais que possa parecer um processo chato, ele garante muito mais segurança para você. 

O que fazer e a quem recorrer se for vítima de um?

Mesmo se prevenindo ao máximo, ainda é possível ser vítima de um golpe virtual, e caso isso aconteça você fique atento ao que você pode fazer em termos legais. O primeiro passo é guardar todas as evidências que você possui do golpe em questão, depois, com todas as provas em mãos, você pode seguir uma série de caminhos. 

O primeiro é recorrer à Polícia Cívil do seu Estado de forma presencial ou digital, você também pode usar a Delegacia Virtual do Ministério de Justiça e Segurança Pública, abra seu b.o e conte detalhadamente, tudo que aconteceu e o golpe que você sofreu. 

Você também pode registrar sua ocorrência em outros sites como reclameaqui e no Procon, depois, modifique de imediato todas as suas senhas em todas as redes sociais, e-mails, aplicativos e de contas bancárias. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima. 



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.