Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/78891
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Revisão da vida toda – oportunidade de aumentar o valor do seu benefício – revisão em ãmbito judicial

O Supremo Tribunal Federal reconhece direito a inclusão de todos os salários de contribuição para cálculo do salário de benefício

Revisão da vida toda – oportunidade de aumentar o valor do seu benefício – revisão em ãmbito judicial. O Supremo Tribunal Federal reconhece direito a inclusão de todos os salários de contribuição para cálculo do salário de benefício

Publicado em . Elaborado em .

Revisão debatida há mais de 10 anos junto aos Tribunais de Justiça, finalmente é reconhecida pelo STF.

Resultado de imagem para imagem idoso

O(a) beneficiário(a) do INSS , aposentado ou pensionista, podem ter o valor do seu benefício aumentado com a revisão conhecida como “revisão da vida”.

Os benefícios previdenciários ao terem a apuração de seu valor pela Previdência Social, considera em sua base de cálculo apenas os valores recolhidos a partir de 1º/07/1994.

Porque esse é o início das contribuições consideradas para compor o valor do benefício? Porque com a mudança dos planos econômicos, houve diversas moedas que trariam dificuldade sua conversão para serem calculados pelo INSS(segundo entendimento da Previdência Social).

Mas, é de observar que diversos profissionais  como metalúrgicos, profissionais da área de saúde, profissionais liberais,  dentistas, da área de comunicação dentre outros, receberam salários bem mais altos nos anos 70 e 80 e quando da concessão de seu benefício viram o seu valor inicial reduzir, pois tais  salários não fizeram parte da base de cálculo.

Após muita discussão junto ao Tribunais Regionais e ao final junto ao STF – Supremo Tribunal Federal, finalmente, houve o reconhecimento do direito dos aposentados(as) e dos pensionistas e desta forma, é possível aumentar o valor do benefício entre 5 a 70%, conforme o valor dos salários ou rendas recebidas anteriormente a julho de 1.994.

Agora, atenção a essas perguntas. Você já contribuía para a previdência social anteriormente a 1994? O instituidor da pensão por morte também? É necessário conversar com profissionais capacitados para análise do processo de concessão, você pode ter o aumento de seu benefício, mas tem que conversar com profissional que entenda de revisão de benefício previdenciário.

Procure um profissional especialista em Previdência Social.

Dúvidas? Acesse: https://whats.link/revisao1vidatoda

https://draclaricemauroadv.blogspot.com/


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.