Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/78921
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Ciências psíquicas e o direito

Interdisciplinaridade na resolução dos conflitos

Ciências psíquicas e o direito. Interdisciplinaridade na resolução dos conflitos

|

Publicado em . Elaborado em .

A “ciência psíquica” é, no momento, o grande repositório de conhecimentos necessários para a resolução dos mais diversificados conflitos existenciais e explicações dos mais variados comportamentos humanos em sociedade.

Não se nega a variedade existente de definições e conceituações acerca das “ciências psíquicas”. Dentre seus vários ramos, áreas e subáreas ressalta a psicologia que, em tradução literal do original grego significa “ciência da alma”.

Para nós as “ciências psíquicas” compõem todos os métodos, formas e protocolos tendentes a entender o funcionamento da mente humana em toda sua extensão e complexidade, não apenas do ponto de vista fisiológico, mas, fundamentalmente, metafísico.

Desde sua formação embrionária até o final da vida do indivíduo sua mente não para de sofrer inúmeras transformações, não apenas influenciadas pela bioquímica cerebral, notadamente os hormônios, mas, fundamentalmente, pelas experiências cotidianas que foram a complexa teia do aprendizado.

O objetivo dessa coluna e da temática das “ciências psíquicas” é entender como nós, seres humanos, funcionamos. Nossos traumas, aprendizados, bloqueios, conquistas, progressos e demais comportamentos.

Temos conhecimento da área de psicologia, tendo em vista nossa formação em ciências humanas e, principalmente, o fato de estamos constantemente buscando aprendizado.

O que iremos expor aqui não são verdades absolutas, mas, observações e conclusões hauridas no cotidiano.

Por estarmos há algum tempo na consultoria jurídica e treinamento de competências humanas na área de alta performance foi possível constatar vários padrões comportamentais das pessoas que nos procuraram e procuram.

Em um escritório de advocacia as pessoas não têm medo de dizer a verdade. Afinal, nós não julgamos. Colhemos o maior número possível de informações visando solver o problema existencial (e jurídico) apresentado pela pessoa. Como a pessoa/cliente não sairá com um diagnóstico de suas manifestações psíquicas, as travas se rompem e a pessoa solta “tudo” que a levou ao problema noticiado.

Não raras vezes a conversa dura horas a fio e, ao final, a própria pessoa concorda com a possibilidade de um acordo, pelo simples fato de ter desabafado e, por conseguinte, dado vazão às suas mais intensas emoções que a estavam impedindo de ver a solução em meio à névoa do desespero.

Nós, articulistas desta coluna, temos apenas duas regras em nosso atendimento ao público: NÃO JULGAR, NEM PRESSUPOR!

Assim, para nós, a “ciência psíquica” é, no momento, o grande repositório de conhecimentos necessários para a resolução dos mais diversificados conflitos existenciais e explicações dos mais variados comportamentos humanos em sociedade.


 

Rodrigo Mendes Delgado

Advogado e criminólogo

Heloiza Beth Macedo Delgado

Advogada e analista comportamental


Autores

  • Rodrigo Mendes Delgado

    Advogado. Escritor. Palestrante. Parecerista. Pós-Graduado (título de Especialista) em Ciências Criminais pela UNAMA – Universidade do Amazonas/AM. Ex-presidente da Comissão e Ética e Disciplina da 68ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo por dois triênios consecutivos. Membro relator do Vigésimo Primeiro Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP pelo 3º triênio consecutivo. Autor dos livros: O valor do dano moral – como chegar até ele. 3.ed. Leme: Editora JH Mizuno, 2011; Lei de drogas comentada artigo por artigo: porte e tráfico. 3.ed. rev., atual. e ampl. Curitiba: Editora Belton, 2015; Soluções práticas de direito civil comentadas – casos concretos. Leme: Editora Cronus, 2013 (em coautoria com Heloiza Beth Macedo Delgado). Personal (Life) & Professional Coach certificado pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING – SBCOACHING entidade licenciada pela BEHAVIORAL COACHING INSTITUTE e reconhecida pelo INTERNACIONAL COACHING COUNCIL (ICC). Carnegiano pela Dale Carnegie Training Brasil. Trainer Certificado pela DALE CARNEGIE UNIVERSITY, EUA, tendo se submetido às certificações Core Competence e Endorsement, 2014. (Contatos profissionais: Cel./WhatsApp +55 018 9.9103-5120; www.linkedin/in/mdadvocacia; [email protected])

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):
  • Heloiza Beth Macedo Delgado

    MBA in Coaching; Master Coach com Formação em Executive Coaching, Business Coaching, Career Coaching, Personal & Professional Coaching, Positive Coaching e Mentoring pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBCOACHING, entidade licenciada pela Behavioral Coaching Institute e reconhecida pelo Internacional Coaching Council (ICC), além de ter formação em Business Coaching pela Brian Tracy International, Analista em Teoria Disc e Motivadores pela TTI Sucess Insight Brasil, Analista Alpha pela Woth Ethic Corporation, Analista de Forças de Caráter pelo VIA Institute on Character; Recrutamento e Seleção por Competência pela Self Treinamentos; e Instrutora/Trainer Certificada pela Dale Carnegie University, EUA, tendo se submetido às certificações Core Competence e Endorsement em 2014; Advogada, Pós-Graduada (título de Especialista) em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera – UNIDERP; Escritora nas áreas do direito, administração, comportamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas, coautora do livro: Soluções práticas de direito civil comentadas – casos concretos. Leme: Editora Cronus, 2013; Palestrante desde 2011; Mediadora, conciliadora e árbitra pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE; Capacitação e aperfeiçoamento em Conciliação pela Escola Paulista da Magistratura – EPM; Capacitação em Resolução Consensual de Conflitos pela ENAM – Escola Nacional de Mediação do Ministério da Justiça em parceria com a UNB – Universidade de Brasília; possui habilidades na condução de processos de coaching e de programa de capacitação e desenvolvimento de competências. (Contatos profissionais: Cel./WhatsApp +55 018 9.9140-8039; www.linkedin/in/heloizadelgado; [email protected]

    Textos publicados pela autora


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.