Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/80649
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O bolsonarismo é fascista

O bolsonarismo é fascista

Publicado em . Elaborado em .

Basta-nos ver a negação da realidade. Em meio à pandemia do vírus COVID-19 que ameaça com genocídio, Bolsonaro apega-se ao antiepidemiológico, ao antiespistemológico, à irracionalidade em que o lucro é mais importante do que a vida humana.

O bolsonarismo é de origem fascista, e, se não fosse por muitas outras razões, seria pela implacável trajetória populista, racista, machista, homofóbica, elitista. Porém, como requer a lavra populista, em meio à pandemia do vírus COVID-19 que ameaça com genocídio, apega-se ao antiepidemiológico, ao antiespistemológico, à irracionalidade em que o lucro é mais importante do que a vida humana.

Nesse cálculo econômico está também a lógica política: semear o caos, destilar a desinformação, atuar em meio à contradição , alimentado por robôs virtuais e Fake News, para prover um possível aliado no Estado de Sítio . Nessa lógica, com os olhos no pleito de 2022, a necropolítica () ganha destaque imensurável. São centenas, talvez milhares de mortes pelo COVID-19, sem notificação.

Porque o país está infestado de fascismo – na “nova” versão da necropolítica, ou seja, em nosso caso diferentemente até dos EUA – fazemos política subtraindo a vida e, depois, não notificando a morte. Realmente, é nossa aquela imagem da caveira com capa levando uma foice: a vida humana é só um pedágio para a saúde da economia financista . As maiores vítimas sociais do descalabro antiepistemológico: idosos, trabalhadores precarizados e terceirizados ou de subemprego, pobres e miseráveis ou hipossuficientes. A questão mais dramática é saber se morrem de fome ou dos efeitos da pandemia; de todo modo, a morte é anunciada .

A desinteligência diante dos fatos e do “que fazer”, motivada pelo capitalismo escravagista, impiedoso, cruel, (re)formula um sistema apelidado de “isolamento vertical”. Neste conduto econômico devem ser retidos, estigmatizados, alguns dos sempre atacados como improdutivos: crianças, professores, estudantes e idosos .

Se a trabalhadora ou o trabalhador saem para a labuta, por estarem fora do “grupo de risco”, e lá, fora do isolamento, se contaminam, e ao retornarem a seus lares contaminam o restante dos membros, especialmente, os mais vulneráveis, isso, obviamente, não conta no genial cálculo do Estado Fascista. Por isso, imaginemos as semelhanças que a guetualização de campos de refugiados relegados à mais visceral indiganidade tem com o Brasil de 2020: máfia, sicários, fascistas, vírus e a estupidez do "peso do cotidiano". Mas, diferentemente daqui, a lucidez dos (in)formados é chocante, inteligente, faz do realismo sua eloquência, é sutil para não desmoronar o castelo de areia da esperança .

Por aqui, até mesmo a esperança aparece abaixo do fim do poço; pois, neste 2020, a ficção da Pandemia parece sonho de princesa diante da Realpolitik do bolsonarismo .


Autor

  • Vinício Carrilho Martinez

    Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.