Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/85175
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

TSE amplia horário da votação das eleições 2020 em uma hora

Mudança nas eleições

TSE amplia horário da votação das eleições 2020 em uma hora. Mudança nas eleições

Publicado em . Elaborado em .

Por causa da pandemia e seguindo recomendação de estudo técnico, o TSE amplia horário de votação para evitar aglomerações

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, decidiu por ampliar o horário de votação durante as eleições municipais deste ano. A medida foi anunciada após um estudo realizado pelo tribunal em parceria com o Insper, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela universidade de São Paulo (USP).

A ampliação foi divulgada na sexta-feira (28) e valerá para os dois turnos das eleições, marcados para 15 e 29 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.

De acordo com o TSE, o horário de votação foi definido após consultas à estatísticos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Insper e da Universidade de São Paulo.

Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h de votação das eleições 2020 preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

A intenção de ampliar o horário de votação já havia sido antecipada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, em entrevistas. “Estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia”, disse o ministro na sexta-feira (28), em mensagem gravada.

O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, “porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, disse Barroso.

Segundo ele, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.