Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/89175
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Conheça 12 softwares, sites e aplicativos importantes para advogados

Conheça 12 softwares, sites e aplicativos importantes para advogados

Publicado em . Elaborado em .

Saiba quais são os recursos disponíveis para usar em sua profissão e se surpreenda com alguns deles.

Advogados são profissionais que possuem muita responsabilidade. Em grande parte de sua atuação estão lidando com a vida ou patrimômio das pessoas.

Para organizar a rotina, cumprir com todas as tarefas e não perder prazos, precisam se organizar. Contar com a tecnologia para isso é uma boa estratégia.

Existem recursos diversos como lembretes, acesso às informações online, editor de vídeo e outros que são aliados. Conheça alguns dos softwares e aplicativos que os advogados deveriam conhecer e usar.

1) STJ

Esse é outro site oficial que permite acompanhar processos, mas, nesse caso, pertence ao Superior Tribunal de Justiça.

Ele permite que a consulta seja feita utilizando diversas informações, como número da OAB, classe e número do processo, número do registro e outros.

2) Legal Cloud

Esse é um recurso para os advogados que não desejam perder prazos. É uma calculadora jurídica que informa quanto tempo falta para o prazo final processual.

Com ela é possível escolher os prazos de acordo com as leis e códigos e anotar na agenda.

3) Wondershare Filmora

Esse é um editor de vídeo muito utilizado por profissionais de várias áreas devido ao layout simples e riqueza de recursos.

Ele pode ser usado de diferentes formas. Por exemplo, para criar um institucional para o escritório, produzir vídeos para a internet e até mesmo dar cursos para outros profissionais.

Pode ser útil tanto na divulgação da empresa, como também do advogado.

No próprio site do Wondershare Filmora você tem acesso a um tutorial simples para começar a usar o programa quando quiser.

4) Supremo em Ação

Para os advogados que desejam se manter atualizados, esse é um aplicativo do Supremo Tribunal Federal.

Com ele é possível fazer o acompanhamento dos processos dos Ministros do STF, verificando as movimentações e dados.

Ele garante um acesso seguro e possui um layout simples para que as informações não fiquem confusas.

5) Redes Sociais

Saber como utilizar várias redes sociais para divulgar sua marca é muito importante.

Você pode divulgar o seu trabalho e trocar opiniões com outros colegas da área.

As mídias sociais têm sido bastante usadas para fortalecer a imagem, por isso, dar dicas e mostrar conhecimento com vídeos pode ajudar nesse reconhecimento e te dar visibilidade nessas páginas também (lembre da dica que demos acima sobre o software de edição de vídeos Filmora).

6) Be Focused

Esse é um aplicativo para os advogados que possuem dificuldade de concentração e perdem o foco com facilidade.

Ele se baseia no método pomodoro, que estabelece um tempo para realizar as tarefas e um pequeno intervalo entre elas. A ideia é trabalhar com períodos curtos para que a pessoa não se canse e nem gere desgaste excessivo.

7) CamScanner

Andar com uma pilha de papel de um lado para outro já é algo ultrapassado. Com o CamScanner é possível digitalizar todos os documentos e deixar em formato de PDF.

Dessa forma, eles podem ser levados para qualquer lugar no celular, serem compartilhados digitalmente ou armazenados em nuvem. O programa ainda permite que sejam feitos recortes nas imagens e buscas.

8) DocuSign

Nem sempre é possível estar presente quando se precisa, e advogados precisam assinar muitos documentos.

Esse software permite que se faça uma assinatura digital em um documento de qualquer lugar. Existem alguns recursos que conferem maior garantia à assinatura.

Em questão de minutos é possível enviar documentos, garantir o recebimento e consentimento sobre ele com apenas alguns cliques.

9) Diligeiro

É um recurso voltado para escritórios de advocacia que precisam encontrar advogados.

Para isso, basta criar uma conta e publicar uma demanda. Ela é divulgada e os advogados que estiverem na região escolhida podem se candidatar. Depois é preciso apenas selecionar um deles para cumprir a diligência e pronto.

10) WhatsApp Business

Mais uma ferramenta de comunicação. O WhatsApp Business é voltado para os negócios e tem um foco maior no contato com os clientes.

Com ele será possível esclarecer dúvidas de clientes, passar informações sobre processos e até mesmo conquistar novos casos. Ele conta com recursos diversos como conversas por chat, voz, envio de documentos, chamadas por voz e vídeo chamadas.

11) Hours

Ideal para quando se precisa contabilizar as horas para posteriormente cobrar os honorários advocatícios.

Nele se criam categorias de acordo com a necessidade e se registra o que foi feito no dia. Ao acioná-lo, ele contabiliza o tempo e isso continua até que você interrompa.

Dessa forma, não é mais necessário fazer os cálculos manuais, o aplicativo faz essas contas e depois a cobrança é feita de forma correta.

12) Onedrive

Um dos recursos mais conhecidos para armazenamento em nuvem. Com ele é possível deixar documentos que precisam ser facilmente acessíveis em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Com uma conta é possível manter arquivos pessoais ou compartilhar com outras pessoas. Quando compartilhados, podem ser trabalhados em conjunto, com mudanças feitas pelos usuários autorizados.

Nele é possível criar e armazenar arquivos em texto, planilhas, apresentações, fotos, vídeos e muitos outros.

Existem diversos sites, softwares e aplicativos que podem ajudar os profissionais de direito. Basta conhecer quais são e aproveitar as oportunidades.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.