Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/92184
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Um novo compromisso com a igualdade da vacina para vencer a pandemia

Um novo compromisso com a igualdade da vacina para vencer a pandemia

Publicado em . Elaborado em .

Acabar com a pandemia é um problema solucionável que requer uma ação global. A união dos países é fundamental para garantir o amplo acesso à vacina, garantindo a saúde e consequentemente a recuperação econômica.

                Enquanto a cúpula do G7 no Reino Unido se prepara para a próxima semana, um ponto domina a agenda: como acabar com a pandemia de COVID-19 e garantir a recuperação global. Enfrentamos desafios urgentes.

Agora está claro que não haverá uma recuperação generalizada até que a crise da saúde termine. O acesso à vacinação é essencial em ambos os casos.

A imunização fez um progresso impressionante. Os cientistas desenvolveram várias vacinas em tempo recorde. Financiamento público e privado nunca antes visto veio para apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e a expansão de vacinas. No entanto, ainda existe uma divisão perigosa entre os países ricos e os mais pobres.

Na verdade, mesmo que alguns países ricos já estejam considerando lançar reforços para suas populações, a grande maioria das pessoas nos países em desenvolvimento, e até mesmo os profissionais de saúde da linha de frente, ainda não receberam sua primeira injeção. Os países de baixa renda são os que estão em pior situação, tendo recebido menos de um por cento das vacinas administradas até agora.

Assistimos cada vez mais ao desenvolvimento de uma pandemia de duas velocidades, com acesso às vacinas restrito aos países mais ricos, enquanto os mais pobres ficam para trás.

A disparidade na distribuição da vacina não apenas deixa milhões de pessoas à mercê do vírus, mas também permite o surgimento de variantes letais, que por sua vez têm repercussões em todo o mundo. À medida que novas variantes se espalham, mesmo os países com programas avançados de vacinação foram forçados a recorrer a novas medidas de saúde pública mais rígidas, com alguns até impondo restrições de viagem. Por sua vez, a atual pandemia está aumentando ainda mais as brechas econômicas, o que tem consequências negativas para todos.

Isso não deve ser inevitável. É por isso que há um pedido à comunidade internacional que fortaleça o apoio e a implementação de uma estratégia coordenada e ampliada para imunizar o planeta, com novos financiamentos.

Recentemente, o corpo técnico do FMI elaborou um plano com objetivos claros e ações pragmáticas, a um custo realista. Baseia-se no trabalho em andamento da OMS, seus parceiros do mecanismo para acelerar o acesso a ferramentas para combater o COVID-19 (Acelerador ACT) e seu programa global de acesso a vacinas, o Mecanismo COVAX. Também se baseia no trabalho do Grupo Banco Mundial, da OMC e de muitos outros.

A um custo estimado de US $ 50 bilhões, ele acabará com a pandemia mais rapidamente nos países em desenvolvimento, reduzirá o número de infecções e mortes, acelerará a recuperação econômica e gerará cerca de US $ 9 trilhões de dolares em ganhos adicionais de produção globalmente até 2025. Enquanto cerca de 60% dos ganhos irão para mercados emergentes e economias em desenvolvimento, os 40% restantes irão beneficiar os países desenvolvidos. E esses números não levam em consideração os benefícios inestimáveis ​​que o plano teria para a saúde e a vida das pessoas.

O que isso implica?

Em primeiro lugar, aumentar nossa ambição e vacinar mais pessoas mais rapidamente: a OMS e seus parceiros no Mecanismo COVAX estabeleceram a meta de vacinar cerca de 30% da população em todos os países até o final de 2021. No entanto, outros acordos e novos investimentos seriam chegar a atingir 40% da população e pelo menos 60% até o final do primeiro semestre de 2022.

Isso requer fundos adicionais para apoiar países de baixa e média renda, muitos deles na forma de doações e financiamento concessional. Para poder aumentar o número de injeções com urgência, é necessário, sem demora, doar as doses aos países em desenvolvimento de acordo com os planos nacionais de implantação de vacinas, inclusive por meio do Mecanismo COVAX. A cooperação em questões relacionadas ao comércio também é necessária para garantir a livre circulação entre os países e o aumento do fornecimento de matérias-primas e vacinas prontas.

Em segundo lugar, fornecer seguro contra riscos, incluindo novas variantes que podem exigir injeções de reforço. Isso significa investir no fortalecimento da capacidade de produção de vacinas de pelo menos um bilhão de doses, diversificar a produção trazendo para regiões com baixa capacidade atual, compartilhando tecnologias e know-how, intensificar a vigilância genômica e da cadeia de suprimentos e fazer planos de contingência para lidar com mutações de vírus ou choques de fornecimento.

Todos os obstáculos à expansão da oferta devem ser removidos e os membros da OMC devem acelerar as negociações para uma solução pragmática sobre propriedade intelectual. Vários países de baixa e média renda também estão se preparando para investir em sua própria capacidade de manufatura local, o que é essencial não apenas para acabar com esta pandemia, mas também para se preparar para a próxima.

Terceiro, aumente o teste e rastreamento de contato, suprimentos de oxigênio, tratamento e medidas de saúde pública agora, enquanto fortalece a implantação da vacina e fortalece o Acelerador ACT. A OMS, UNICEF, Banco Mundial e Gavi realizaram avaliações de prontidão para vacinação em mais de 140 países em desenvolvimento e forneceram apoio e financiamento no local para preparar a implantação da vacina.

E quanto aos custos?

Dos US $ 50 bilhões necessários, há um forte argumento para subsidiar pelo menos US $ 35 bilhões. Os governos do G20 enviaram sinais positivos e reconheceram que era importante fornecer aproximadamente US $ 22 bilhões em financiamento adicional para o Acelerador ACT em 2021 .

Ainda são necessários cerca de US $ 13 bilhões para aumentar o fornecimento de vacinas em 2022 e para intensificar os testes, o tratamento e a vigilância. O restante do plano de financiamento geral - cerca de US $ 15 bilhões - poderia vir de governos nacionais apoiados por bancos multilaterais de desenvolvimento, incluindo o instrumento financeiro de US $ 12 bilhões estabelecido pelo Banco Mundial para imunização.

No entanto, para que esse plano funcione, existem duas condições adicionais: velocidade e coordenação.

O plano exige financiamento inicial, doações de vacinas e investimentos preventivos - ao invés de compromissos que podem demorar para se materializar. É fundamental que tudo isso seja disponibilizado o mais rápido possível.

Exige também uma ação global coordenada, com base nos processos de aprovisionamento e entrega com total transparência. Para que essa estratégia seja bem-sucedida, todas as partes - instituições financeiras públicas, privadas e internacionais, bem como as fundações - devem agir em conjunto.

Investir US $ 50 bilhões para acabar com a pandemia pode ser o melhor uso do dinheiro público que veremos em nossas vidas. Isso trará enormes benefícios para o desenvolvimento e estimulará o crescimento e o bem-estar em escala global. No entanto, é necessário agir rapidamente para aproveitar essa oportunidade - quanto mais esperarmos, maior será o custo - em sofrimento humano e perdas econômicas.

Deve ser estabelecido um novo compromisso de trabalharem juntos para aumentar o financiamento necessário, incentivar a fabricação e garantir o fluxo livre de vacinas e matérias-primas entre os países de maneira a melhorar drasticamente o acesso às vacinas em apoio à resposta de saúde e recuperação econômica, e para fornecer a esperança necessária.

Instituições estão se mobilizando para tornar esta esperança uma realidade:

O FMI está preparando uma alocação inédita de Direitos Especiais de Saque com o objetivo de consolidar as reservas e a liquidez de seus membros. A OMS está procurando identificar financiamento para atender às necessidades urgentes de seu Plano Estratégico de Preparação e Resposta e a parceria do Acelerador ACT, o Grupo de Acesso à Tecnologia COVID-19 (C-TAP), incentivando a combinação de know-how e tecnologias. O Banco Mundial implementará projetos de imunização em pelo menos 50 países até meados do ano, com a Corporação Financeira Internacional trabalhando para mobilizar o setor privado para aumentar o fornecimento de vacinas para os países em desenvolvimento. Finalmente, a OMC está trabalhando para liberar as cadeias de suprimentos para que o plano seja bem-sucedido.

Acabar com a pandemia é um problema solucionável que requer uma ação global agora.

Vamos todos nos reunir para completar esta tarefa!


Autor


Informações sobre o texto

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FREI, Eric Barbosa da Silva. Um novo compromisso com a igualdade da vacina para vencer a pandemia. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 26, n. 6606, 2 ago. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/92184. Acesso em: 29 mar. 2024.