Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/92759
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O que a indenização de danos materiais do seguro auto deve cobrir?

O que a indenização de danos materiais do seguro auto deve cobrir?

Publicado em . Elaborado em .

Sendo oferecido por diferentes empresas, o seguro auto tem algumas coberturas comuns a maioria dos produtos no mercado. Mas é preciso saber o que cada uma delas abarca para não cair em ciladas.

O seguro auto é o serviço regulado pelo SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), onde a empresa contratada cobre algumas necessidades do proprietário de um automóvel, que estão previstas no contrato estabelecido entre as partes.

Entre essas coberturas está a indenização de danos materiais do seguro auto. Embora muito se fale sobre ela, você sabe o que esse benefício contempla e quais são os momentos que ele pode ser acionado?

É sobre a indenização de danos materiais que falaremos neste texto. Boa leitura!


O que é a indenização por danos materiais?

A indenização por danos materiais do seguro auto é a cobertura que garante a cobertura de danos do automóvel em caso de ocorrências de sinistro com o mesmo. Vale ressaltar que os casos em que a cobertura é aceita podem estar estipuladas no contrato feito entre seguradora e proprietário do automóvel.

As principais coberturas de seguro são: colisão, incêndio, raios e queda de objetos. Com essa cobertura o proprietário tem direito ao conserto do automóvel no prazo de 30 dias, podendo ainda ser realizado o ressarcimento ao dono do veículo.


Quando a indenização pode ser acionada?

A indenização por danos materiais do seguro auto pode ser acionada em dois casos: quando o carro sofre danos ou quando a cobertura é para terceiros. Em todos eles se faz necessário que ocorra um sinistro para que a indenização seja efetivada.

Vale ainda ressaltar que é importante o segurado comprovar a ocorrência do fato, seja com boletim de ocorrências ou outros documentos que atestem o dano causado pelo sinistro que foi afirmado.


O que a indenização por danos materiais do seguro auto cobre?

Uma vez que a cobertura pode ser acionada em dois momentos diferentes, sua cobertura também é diferente nas duas situações.

1. Indenização de danos materiais para o automóvel

A indenização de danos materiais para o automóvel cobre colisões ou outros danos que o veículo possa sofrer com raios, quedas de objetos, colisões, incêndios ou outros sinistros comuns a automóveis.

Quando algo ocorre com o veículo, o segurado deve acionar a seguradora contratada e informar sobre o ocorrido. Nesse momento se faz necessário a apresentação de documentos que comprovem o fato.

Com a comprovação, a seguradora paga ao segurado o valor do dano causado. Essa indenização pode ser parcial, quando o automóvel necessita de reparos, ou total, quando não foi possível recuperar o automóvel.

Vale ainda ressaltar que para a indenização integral, é necessário que exista a cobertura para perda total no seguro contratado.

2. Indenização para terceiros

Por outro lado, a indenização para terceiros é adicional, sendo necessário que o beneficiário a contrate no momento da assinatura do contrato. Com ela é garantido que o carro do terceiro envolvido na colisão terá seu reparo garantido.

E isso só ocorre quando o segurado é o causador do acidente. Desse modo, ele não precisará arcar com custos por danos a terceiros e do seu próprio automóvel. Ou seja, mesmo sendo uma cobertura para terceiros, a indenização tem como objetivo proteger o segurado financeiramente.


Por que contratar seguro para danos materiais?

O número de acidentes com automóveis é significativo no país e, embora possa ocorrer queda na porcentagem, eles ainda provocam um grande número de mortes e prejuízos financeiros aos donos de automóveis e suas respectivas famílias.

Por isso, a cobertura de danos materiais é importante para aqueles que contratam seguro auto. Afinal, essa cobertura garante que o dono do automóvel não tenha perdas financeiras com imprevistos ou acidentes que possam vir a ocorrer, tanto em relação ao próprio veículo quanto para cobrir gastos de terceiros envolvidos na situação.

A indenização de danos materiais do seguro auto é, portanto, uma maneira de garantir que o segurado tenha seu automóvel em perfeito estado, ou o valor do veículo ressarcido em caso de perda total do carro. A contratação é uma garantia financeira para ocorrências de sinistros de diferentes áreas e que estejam estabelecidos em contrato.

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no SeguroAuto.org.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.