Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/95686
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

História do Currículo Lattes

História do Currículo Lattes

Publicado em . Elaborado em .

Tornar conhecida as peculiaridade do tema.

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desenvolveu a Plataforma Lattes que é um instrumento técnico que efetua a integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de Instituições e de Pesquisas em apenas um único Sistema de Informações.

  • A partir dos anos 80: a preocupação do CNPq era utilizar um formulário padrão de currículos de pesquisadores brasileiros.

  • Fins dos anos 80: o CNPq já disponibilizou às universidades e instituições de pesquisa do Brasil, por meio da rede BITNET, as buscas de currículos de pesquisadores brasileiros.

  • No começo dos anos 90: desenvolve-se um formulário eletrônico que deveria ser preenchido e enviado em disquete ao CNPq, que armazenava na base de dados.

  • No final dos anos 90: o CNPq reuniu esforços tecnológicos, através do apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Pernambuco, para desenvolverem uma versão única de currículo que pudesse integrar as bases já existentes.

Os componentes da  Plataforma Lattes são:

1.Currículo Lattes;

2.Diretório de Instituições;

3.Diretório dos Grupos de Pesquisa;

Mas, você conhece, especificamente, a História do Currículo Lattes?

Sabe a diferença fundamental entre o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae?

Será que ambas as nomenclaturas, supracitadas, são referências à expressões provenientes do Latim?

Quando é oportuno elaborar, especialmente, o Currículo Lattes?

A fim de obter essas respostas e aprender outras peculiaridades acadêmicas, queira acessar o vídeo: História do Currículo Lattes. Por favor, clique aqui.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.