Distrato/Rescisão Contratual de imóvel na planta: Justiça condena incorporadora BROOKFIELD na restituição de 100% sobre os valores pagos pelo comprador e parte da corretagem

15/09/2016 às 14:25
Leia nesta página:

Decisão da Cidade de São Paulo, caracteriza atraso na entrega de imóvel na planta e impõe a incorporadora a devolução integral dos valores pagos ao comprador, à vista, acrescido de correção monetária retroativa e juros de 1% a.m. Saiba mais.

Um casal de compradores de imóvel residencial na planta no empreendimento denominado Condomínio Mozaik Vila Sônia Residencial, em São Paulo, perante a incorporadora Brookfield, obteve vitória total na Justiça paulista com a declaração de quebra do “Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda e outros pactos de unidade autônoma” por culpa exclusiva da incorporadora, a qual atrasou substancialmente a conclusão das obras e efetiva entrega do imóvel, sendo condenada na devolução à vista de 100% sobre os valores pagos em Contrato e parte das comissões de corretagem, tudo acrescido de correção monetária desde cada pagamento (correção retroativa) + juros de 1% ao mês.

A aquisição do projeto de imóvel na planta ocorreu em janeiro de 2012, sendo certo que o prazo máximo previsto em contrato para a conclusão das obras encerraria no mês de outubro de 2015, já computada a cláusula de tolerância de até mais cento e oitenta dias.

Tendo em vista o atraso cometido pela vendedora para a conclusão das obras, os compradores perderam o interesse na manutenção do negócio e solicitaram o distrato amigável do contrato.

Porém, a incorporadora informou que devolveria somente o equivalente a 60% (sessenta por cento) dos valores pagos em contrato.

Inconformados com a resposta obtida perante a vendedora, os compradores procuraram o Poder Judiciário.

O escritório MERCADANTE ADVOCACIA ingressou com uma Ação de Rescisão Contratual perante o Foro Central da Comarca de São Paulo, expondo a situação ao Juiz do caso e solicitando o desfazimento do negócio por culpa da vendedora, bem como a condenação da incorporadora na restituição de todos os valores pagos.

A Juíza de Direito da 10ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, Dra. Andrea de Abreu e Braga, em sentença datada de 13 de setembro de 2016, JULGOU PARCIALMENTE PROCEDENTE a ação para rescindir o Contrato por culpa da incorporadora, condenando-a na restituição à vista de 100% (cem por cento) dos valores pagos em Contrato e parte dos valores pagos a título de comissão de corretagem, acrescidos de correção monetária sobre cada um dos pagamentos e juros de 1% ao mês.

A Juíza fundamentou sua decisão no sentido de que se a vendedora descumpriu totalmente o prazo máximo por ela estabelecido em contrato, de rigor é a restituição dos valores pagos ao consumidor e parte das comissões de corretagem que não foram atingidas pela prescrição trienal determinada pela medonha e incoerente decisão proferida pelo STJ, em Brasília, no dia 24 de agosto de 2016.

Nas palavras da magistrada:

  • “Em relação à comissão de corretagem pretendida pelos requerentes, a decisão proferida pelo STJ em recurso repetitivo, ao qual se curva este Juízo, é de que a prescrição é trienal.
  • Assim, uma vez que o pagamento foi feito parceladamente, é certo que as prestações pagas até novembro de 2012 se encontram prescritas.
  • Desta forma, o pedido de restituição deve ocorrer em relação às parcelas que se venderam a partir de dezembro de 2012, num total de R$5940,20.
  • E, quanto a este tema, verifico que não se trata aqui da questão enfrentada no recurso repetitivo sobre a validade do pagamento da comissão de corretagem, mas sim o direito dos autores em receber de volta o valor pago a título de comissão de corretagem, em caso de rescisão contratual.
  • E, a meu ver não há dúvidas de que a rescisão contratual ocorre por culpa da autora, já que esta deixou de entregar o imóvel no prazo avençado, mesmo após o decurso do período de tolerância.
  • Não há como se alegar fato de força maior, já que a previsão de cláusula que autoriza a entrega a qualquer momento pela construtora é evidentemente nula, na medida em que não se presta a justificar a má administração e gerenciamento da obra.
  • Assim, a culpa pela rescisão é da ré e cabe esta arcar com os prejuízos sofridos pelos autores na aquisição do imóvel.
  • Por tal motivo, deve a ré restituir a totalidade dos valores pagos, além da comissão de corretagem que não tenha sido atingida pela prescrição. Este o prejuízo sofrido pelos requerentes e passível de recuperação através da presente demanda.
  • Diante do exposto, reconheço a PRESCRIÇÃO de parte do pedido de restituição de comissão de corretagem, nos termos do artigo 487, II, do CPC e julgo PARCIALMENTE PROCEDENTE a ação para condenar a ré a restituir aos autores a totalidade dos valores pagos pelo imóvel, bem como a quantia de R$5940,20 referente à comissão de corretagem, em parcela única, tudo monetariamente corrigido desde cada desembolso e acrescido de juros moratórios de 1% ao mês a partir da citação. O índice de correção monetária é a Tabela Prática do Tribunal de Justiça.”

Processo nº 1120532-55.2015.8.26.0100

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário e Rescisão de Contratos de Promessa de Venda e Compra de imóvel na planta)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-atraso-na-entrega-pela-incorporadora/

* O texto apresentado tem caráter meramente didático, informativo e ilustrativo, não representando consultoria ou parecer de qualquer espécie ou natureza do escritório Mercadante Advocacia. O tema comentado é público e os atos processuais praticados foram publicados na imprensa oficial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos