Distrato/Rescisão Contratual de imóvel na planta: Justiça paulista condena incorporadora ODEBRECHT na restituição de 90% sobre os valores pagos pelo comprador

24/03/2017 às 15:07
Leia nesta página:

Decisão do Foro do Jabaquara em SP ressalta entendimento jurisprudencial dominante sobre a matéria e impõe à incorporadora a devolução de parte expressiva dos valores pagos ao comprador de imóvel na planta, à vista, acrescido de correção monetária e juros

Uma compradora de imóvel residencial na planta no empreendimento denominado Condomínio Legend Residencial, em Santos, perante a incorporadora Odebrecht (o nome da SPE era: Odebrecht Realizações SP 16 Empreendimento Imobiliário Ltda.), obteve vitória expressiva na Justiça paulista com a declaração de quebra do “Instrumento Particular de Promessa de Venda e Compra de unidade autônoma” por ato da própria adquirente, que já não mais suportava arcar com as parcelas, obtendo a devolução à vista de 90% sobre os valores pagos em Contrato, acrescido de correção monetária desde cada pagamento (correção retroativa) + juros de 1% ao mês.

A aquisição do projeto de imóvel na planta ocorreu em fevereiro de 2015, quando então a pretensa compradora assinou o contrato perante a incorporadora. Após cerca de 1,5 ano pagando as parcelas, optou por não mais seguir com o contrato e procurou a vendedora para obter a devolução dos valores pagos.

Porém, a incorporadora informou que não aceitaria o distrato, muito menos a restituição e parte dos valores pagos, argumentando que o negócio foi firmado com cláusula de irretratabilidade. Uma piada.

Inconformada com a resposta obtida perante a vendedora, a compradora procurou o Poder Judiciário.

O escritório MERCADANTE ADVOCACIA ingressou com uma Ação de Rescisão Contratual perante o Foro Regional do Jabaquara de São Paulo, expondo a situação ao Juiz do caso e solicitando o desfazimento do negócio por ato da adquirente, bem como a condenação da incorporadora na restituição de parte considerável dos valores pagos.

O Juiz de Direito da 5ª Vara Cível, Dr. Gustavo Santini Teodoro, em sentença datada de 10 de fevereiro de 2017, JULGOU PROCEDENTE a ação para rescindir o Contrato por ato da compradora, amparada pela súmula nº 1 do Tribunal de Justiça de São Paulo, além de condenar a incorporadora na restituição à vista de 90% (novtenta por cento) dos valores pagos em Contrato, acrescidos de correção monetária sobre cada um dos pagamentos e juros de 1% ao mês.

O Juiz fundamentou sua decisão no sentido de que o comprador de imóvel na planta pode procurar a Justiça para solicitar a rescisão do contrato a qualquer tempo, independentemente de mora do credor ou do devedor (comprador), sendo certo que a vendedora deve restituir parte considerável dos valores pagos.

Nas palavras do magistrado:

  • “É caso de declarar rescindido o contrato, pois, conforme entendimento jurisprudencial consolidado, aqui integralmente adotado, "o compromissário comprador de imóvel, mesmo inadimplente, pode pedir a rescisão do contrato e reaver as quantias pagas, admitida a compensação com gastos próprios de administração e propaganda feitos pelo compromissário vendedor, assim como com o valor que se arbitrar pelo tempo de ocupação do bem" (Súmula 1 do Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo).
  • Quanto à retenção dos valores, a cláusula 5.3 do contrato prevê a devolução de 70% do montante pago, após deduzidas outras verbas (fls. 48/49), relacionadas a publicidade, corretagem, juros, condomínio, tributos, entre outras. Em contestação, a requerida reclamou a retenção de 30% para pagamento das despesas administrativas e propaganda para recolocação da unidade no mercado (fls. 108).
  • Todavia, a estipulação de retenção de 30% dos valores pagos, após dedução de itens que já se referem a gastos próprios de administração e propaganda, mostra-se abusiva, pois não há comprovação de que aquele percentual se destine ao ressarcimento de gastos próprios de administração e propaganda feitos pelo compromissário vendedor.
  • É possível, a depender do caso concreto, a retenção de importância superior a 10%. Não por outro motivo existem julgados nesse sentido (que inclusive foram colacionados pela ré). Contudo, para tanto, deve haver justificativas e provas claras acerca da destinação dos valores, ainda mais no caso em tela, em que a autora sequer obteve a posse do imóvel.
  • Nesse contexto, em que não se pode extrair da prova dos autos elementos que permitam aferir a razoabilidade do percentual de retenção, a única alternativa é substituir a previsão contratual por outro critério, que, conforme bem sustentado na inicial, consiste na retenção de apenas 10% dos valores pagos, sem nenhuma dedução prévia.
  • Não há justificativa para a retenção de 30%, sugerida na contestação, porque a ré nem sequer especificou os valores dos supostos gastos que precisariam ser cobertos por tal percentual. Os autores, portanto, fazem jus à devolução de 90% dos valores pagos à ré, sem parcelamento, conforme Súmula 2 do TJSP.
  • Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE a ação. DECLARO rescindido o contrato, ficando o imóvel disponível para nova negociação. CONDENO a ré na devolução, em uma só parcela, de 90% dos valores que recebeu da autora, com correção monetária pela tabela prática do TJSP desde os desembolsos e juros moratórios à taxa legal de 1% ao mês a partir da citação.”

Processo nº 1071413-91.2016.8.26.0100

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário e Rescisão de Contratos de Promessa de Venda e Compra de imóvel na planta)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-ato-do-comprador/

* O texto apresentado tem caráter meramente didático, informativo e ilustrativo, não representando consultoria ou parecer de qualquer espécie ou natureza do escritório Mercadante Advocacia. O tema comentado é público e os atos processuais praticados foram publicados na imprensa oficial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos