O curso online Prática em Testamento Vital Para Profissionais de Saúde é oferecido para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais...

No Brasil, é comum a utilização dos termos testamento vital e DAV como sinônimos. Tal confusão se deve ao questionamento da tradução literal de living will, razão pela qual “é possível perquirir se a tradução literal seria "desejos de vida" ou ainda "disposição de vontade de vida". (...) torna-se questionável se, originalmente, este instituto foi realmente equiparado a um testamento ou se tal confusão foi provocada por um erro de tradução para outro idioma, que foi perpetuado. Entretanto, testamento vital não é a melhor denominação, vez que remete ao instituto do testamento, negócio unilateral de eficácia causa mortis, o que, de todo, não é adequado”.

Essa confusão foi perpetuada na resolução 1995/2012 editada pelo Conselho Federal de Medicina sobre o tema, que, no artigo 1o, conceitua DAV utilizando-se do conceito de testamento vital.
Art. 1o Definir diretivas antecipadas de vontade como o conjunto de desejos, prévia e expressamente manifestados pelo paciente, sobre cuidados e tratamentos que quer, ou não, receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente, sua vontade.


A referida resolução é de extrema importância para a discussão do testamento vital no Brasil pois supriu uma lacuna de normas éticas-disciplinares sobre os documentos de manifestação de vontade do paciente, contudo, a ausência de lei específica sobre o tema no país ainda é um grande entrave para a popularização desses documentos.


Sabe-se que as resoluções feitas pelos Conselhos de Classe tem força coercitiva apenas entre os membros dessa classe, o que, no caso da resolução CFM 1995/2012, significa dizer que ela só vincula os médicos. Entretanto, apesar dessa vinculação restrita, a resolução possibilitou que o Poder Judiciário se manifestasse acerca da constitucionalidade da manifestação de vontade do paciente, por meio de um testamento vital, o que foi feito no julgamento da Ação Civil Pública n. 0001039-86.2013.4.01.3500.

O curso online Prática em Testamento Vital Para Profissionais de Saúde é oferecido para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais,
nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais que trabalham com pacientes em fim de vida.

 

É PRECISO SE PREPARAR

 

Desde 2012, o número de registros de Testamento Vital em cartório aumentou 700% e a tendência é que continue crescendo na medida em que o paciente fica cada vez mais autônomo e decidido a seguir as
diretivas antecipadas de vontade.

No mesmo período a população brasileira registrou um crescimento de 19% no número de idosos. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que a cada 10 principais causas de morte no mundo, 6 são causadas por doenças crônicas. Isso significa um número cada vez
maior de pacientes de longa permanência nas instituições hospitalares e tratamentos longos.

Os profissionais de saúde precisam se preparar para receber pacientes que apresentem seu testamento vital e esse é o objetivo do curso Prática em Testamento Vital Para Profissionais de Saúde.

 

CONHEÇA O CURSO CURSO PRÁTICA EM TESTAMENTO VITAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE?

 

O curso tem aproximadamente 06 horas de duração e está dividido em 06 módulos:

  • Módulo 1
    Conceitos introdutórios: nesse módulo discutiremos distanásia, eutanásia, suicídio assistido, ortotanásia, mistanásia e iniciaremos as discussões sobre diretivas antecipadas de vontade.
  • Módulo 2
    Documentos de manifestação de vontade do paciente: aqui, faremos uma análise dos documentos de manifestação de vontade. Falaremos especificamente da diferença entre diretivas antecipadas de vontade e testamento vital, discutiremos o POLST, as DNR e o planejamento antecipado de cuidados.
  • Módulo 3
    Interpretação da resolução do Conselho Federal de Medicina 1995/2012: o objetivo desse módulo é destrinchar a resolução do CFM sobre as Diretivas Antecipadas de Vontade.
  • Módulo 4
    Considerações do Poder Judiciário à resolução CFM 1995/2012: trata-se de um módulo em que analisaremos como o Poder Judiciário tem aplicado a resolução CFM nos casos concretos.
  • Módulo 5
    Testamento vital na prática hospitalar: o objetivo desse módulo é discutir questões objetivas sobre a feitura, acompanhamento e cumprimento do testamento vital em ambiente hospitalar.
  • Módulo 6
    Análise jurídica de relatos de descumprimento de testamentos vitais em ambiente hospitalar: o último módulo do curso discute casos reais ocorridos no Brasil e em outros países de descumprimento da vontade do paciente manifestada em um testamento vital. O objetivo é contextualizar o fato e pensar em possibilidades de cumprimento da vontade do paciente mesmo diante de um cenário desfavorável.

 

QUEM VAI TE ENSINAR?

 

Graduada em Direito, com Mestrado em Direito Privado pela PUC-MG e Doutorado em Ciências da Saúde pela UFMG, Luciana Dadalto estuda o testamento vital desde 2008.
Pioneira no assunto, escreveu e publicou em 2010 o livro “Testamento Vital”, que já está em sua 4ª edição.

É professora do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais e do Centro Universitário Newton Paiva, instituição na qual coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética (GEPBio). É professora do curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos da Fundação UNIMED e coordenadora da pós graduação em Direito da Saúde do Supremo TV.

É membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da comissão de Bioética e Biodireito do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias.

 

BÔNUS ESPECIAIS

Além do conteúdo explicado acima,
o curso ainda oferece uma série de bônus especiais:

  • #BÔNUS 1
    Material Complementar
    Ao longo desses 10 anos de pesquisas e estudos na área, criei uma verdadeira biblioteca com artigos e estudos de caso que são muito relevantes para a formação dos alunos. Você receberá a minha biblioteca pessoal completa com esse conteúdo de apoio.
  • #BÔNUS 2
    Livro Autografado
    Os alunos matriculados receberão uma cópia autografada do Livro Testamento Vital, que já está na sua 4a edição.
  • #BÔNUS 3
    Lista VIP
    Minha Lista VIP é um verdadeiro presente para os alunos matriculados, pois é a garantia de ter sempre acesso às novidades da área em primeira mão.
  • #BÔNUS 4
    Discussão de Casos Ao Vivo
    Entre outubro e dezembro teremos 3 encontros para discussão de casos específicos. Essas aulas acontecerão com transmissão EXCLUSIVA para os alunos e serão disponibilizadas depois na plataforma do curso, apenas para os alunos.

 

As aulas serão presenciais ou online?

 

Todas as aulas acontecem exclusivamente em ambiente online. Elas podem ser acessadas 24h por dia, desde que você tenha acesso a internet.

 

O curso ficará disponível por quanto tempo?

 

As aulas ficarão disponíveis por um período de 6 (seis) meses para você assistir quantas vezes quiser.

 

Quais são as formas de pagamento aceitas?

 

Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou no boleto bancário (sem parcelamento).

 

A partir de quando terei acesso ao curso?

 

Imediatamente após a confirmação do pagamento, você já poderá começar a estudar o testamento vital.

 

O curso oferece certificado?

 

Sim, o curso possui um certificado para o aluno que completar os cinco módulos.

 

IMPORTANTE:
Essa será uma oportunidade única de fazer parte do curso Prática em Testamento Vital Para Profissionais de Saúde, pois não irei repetir esse formato apresentando condições semelhantes.

 

Faça a sua inscrição agora e tenha acesso:

  • CERTIFICADO
    Os alunos recebem um certificado digital oficial com a conclusão do curso.
  • METODOLOGIA OBJETIVA
    O curso foi pensado para ajudar os profissionais de saúde a direcionarem sua atuação ao cumprimento da vontade do paciente.
  • PREPARO PARA ATENDER A NOVA DEMANDA
    Tenha a segurança que você e sua equipe estão preparados para atender os pacientes que chegarem com seu testamento vital.
  • ÁREA DE ALUNOS EXCLUSIVA
    O curso completo está oferecido numa área de alunos disponível 24h por dia para apreciação do conteúdo.
  • 8 HORAS DE MATERIAL
    São aproximadamente 6 horas de aulas gravadas e mais 3h destinadas para as transmissões ao vivo.
  • SUPORTE PERSONALIZADO
    A equipe de suporte está disponível para auxiliar os alunos a tirarem as suas dúvidas através de e-mail e plataforma do aluno.
  • BIBLIOTECA DE ARTIGOS
    Disponibilizo para os alunos um acesso fechado ao meu acervo pessoal de conteúdo com artigos e análises de casos reais.
  • DISCUSSÃO DE CASOS
    Serão 3 encontros ao vivo para discussão do curso e de casos reais.

 

Faça Sua Inscrição Agora clique no link abaixo

=> CLIQUE AQUI E GARANTA SEU ACESSO COM DESCONTO <=

=> CLIQUE AQUI E GARANTA SEU ACESSO COM DESCONTO <=

=> CLIQUE AQUI E GARANTA SEU ACESSO COM DESCONTO <=

 

 

 



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0